F-E: Da Costa triunfa no ePrix II de Berlim e encerra jejum de 15 meses sem vencer; Di Grassi é 11º
Português já havia triunfado em Misano, mas acabou perdendo a vitória por uma infração técnica
A Fórmula E entregou um segundo ePrix de Berlim menos caótico que o de sábado, mas com muitas disputas emocionantes. No final, a vitória ficou com António Félix da Costa, encerrando um jejum de 15 meses sem triunfos na categoria, com Nick Cassidy e Oliver Rowland no pódio.
Completaram o top 10: Pascal Wehrlein, Jake Dennis, Mitch Evans, Jehan Daruvala, Taylor Barnard, Joel Eriksoon e Jean-Éric Vergne. Lucas Di Grassi foi o 11º e Sérgio Sette Câmara foi o 13º.
Vencedor do sábado, Cassidy largou melhor e pulou para a ponta já na primeira curva, com Wehrlein vindo na sequência ao final da primeira volta, com Dennis, Nato e Evans completando o top 5, enquanto Di Grassi subia para nono e Sette Câmara caía para 18º.
Já na terceira volta os pilotos começaram a primeira rodada de ativação do modo ataque. Com quatro minutos disponíveis, as equipes poderiam escolher entre ativações de 3 / 1 ou 2 / 2. Dos ponteiros, apenas Cassidy foi direto, enquanto a metade inferior da tabela rapidamente acionou a potência extra.
Após o fim da primeira rodada de modo ataque, próximo à volta 10, Cassidy seguia na ponta com Wehrlein em segundo, Da Costa em terceiro, Evans em quarto e Dennis em quinto, com Di Grassi em nono e Sette Câmara em 17º.
Na volta 11, o SC precisou ser acionado, após Günther enfiar o carro no muro e ficar parado. Dos ponteiros, Da Costa, na liderança, gastava seu segundo modo ataque, enquanto apenas Evans e Mortara ainda tinham que ativar a potência extra.
A prova foi retomada na volta 14, e Wehrlein logo foi pra cima de Da Costa em busca da liderança, com a dupla da Jaguar na cola. A troca de posições entre os pilotos da Porsche permitiu o bote de Cassidy, que assumiu a ponta na volta 16, com Wehrlein em segundo e Rowland subindo para terceiro.
Quando a prova chegava à metade, tudo apontava para uma briga ferrenha até o fim entre as duplas da Jaguar e da Porsche, com Rowland tentando colocar a Nissan no meio.
O SC precisou ser acionado na volta 25 após Fenestraz ficar parado no muro em um embate com Nato. Neste momento, Da Costa liderava à frente de Rowland, Cassidy, Evans e Dennis, com Wehrlein em sexto. Di Grassi era o 11º e Sette Câmara o 15º.
A bandeira verde retorna na volta 28, com Da Costa mantendo a ponta, enquanto Evans e Cassidy ultrapassavam Rowland. Evans buscava o português pela liderança apesar de ainda ter um modo ataque de 3min para acionar.
Com um acréscimo de três voltas, Evans finalmente aciona o segundo modo ataque e cai para quarto, atrás de Da Costa, Rowland e Cassidy, com Wehrlein em quinto. Mas, com a dificuldade de ultrapassar Rowland pelo segundo lugar, Evans viu Da Costa abrir na frente.
No final, António Félix da Costa deu um show para garantir a vitória e encerrar o jejum de 15 meses sem triunfar na categoria, com Nick Cassidy em segundo e Oliver Rowland em terceiro.
Completaram o top 10: Pascal Wehrlein, Jake Dennis, Mitch Evans, Jehan Daruvala, Taylor Barnard, Joel Eriksoon e Jean-Éric Vergne. Lucas Di Grassi foi o 11º e Sérgio Sette Câmara foi o 13º.
A Fórmula E tira uma semana de folga e retoma as atividades da temporada 2024 entre 24 e 26 de maio com a rodada dupla que marca a estreia do ePrix de Xangai. Antes disso, na segunda-feira (13), a categoria segue em Berlim para o teste de novatos, que terá Felipe Drugovich, Enzo Fittipaldi e Caio Collet acelerando.
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Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pontos | Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | A. Felix da Costa Porsche Team | 13 | 41 |
47'55.043 |
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2 | N. Cassidy Jaguar Racing | 37 | 41 |
+0.691 47'55.734 |
0.691 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | O. Rowland Nissan e.dams | 22 | 41 |
+2.820 47'57.863 |
2.129 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | P. Wehrlein Porsche Team | 94 | 41 |
+4.147 47'59.190 |
1.327 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | J. Dennis Andretti Formula E | 1 | 41 |
+4.548 47'59.591 |
0.401 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | M. Evans Jaguar Racing | 9 | 41 |
+4.953 47'59.996 |
0.405 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | J. Daruvala Maserati Racing | 18 | 41 |
+6.032 48'01.075 |
1.079 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 |
T. Barnard McLaren
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8 | 41 |
+6.698 48'01.741 |
0.666 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | J. Eriksson Virgin Racing | 4 | 41 |
+7.119 48'02.162 |
0.421 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | J. Vergne DS Penske | 25 | 41 |
+7.357 48'02.400 |
0.238 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | L. di Grassi Abt Cupra | 11 | 41 |
+8.204 48'03.247 |
0.847 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | J. Hughes McLaren | 5 | 41 |
+10.349 48'05.392 |
2.145 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | S. Camara ERT Formula E Team | 3 | 41 |
+10.403 48'05.446 |
0.054 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 |
P. Aron Virgin Racing
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16 | 41 |
+11.124 48'06.167 |
0.721 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | K. van der Linde Abt Cupra | 51 | 41 |
+11.780 48'06.823 |
0.656 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | E. Mortara Mahindra Racing | 48 | 41 |
+12.143 48'07.186 |
0.363 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | D. Ticktum ERT Formula E Team | 33 | 41 |
+12.642 48'07.685 |
0.499 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | J. King Mahindra Racing | 21 | 41 |
+16.494 48'11.537 |
3.852 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | N. Nato Andretti Formula E | 17 | 41 |
+20.851 48'15.894 |
4.357 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | S. Vandoorne DS Penske | 2 | 41 |
+36.753 48'31.796 |
15.902 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | S. Fenestraz Nissan e.dams | 23 | 24 |
+17 Laps 27'50.921 |
17 Laps | Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | M. Gunther Maserati Racing | 7 | 10 |
+31 Laps 11'15.675 |
14 Laps | Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
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