F-E: Da Costa vence ePrix II de Nova York; Vandoorne é segundo e reassume liderança do Mundial

Belga da Mercedes aproveitou dia complicado de Mortara da Venturi para retomar ponta da tabela a quatro corridas do fim

Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE21

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A Fórmula E encerrou sua passagem pelos Estados Unidos com um ePrix de Nova York bastante movimentado. António Félix da Costa aproveitou a confusão no final para segurar Stoffel Vandoorne e vencer, enquanto o belga da Mercedes sai feliz por reassumir a liderança do Mundial, aproveitando o dia complicado de Edoardo Mortara.

Mitch Evans foi o terceiro colocado. Fecharam o top 10: Alexander Sims, Sam Bird, Robin Frijns, Nyck de Vries, Jake Dennis, Andre Lotterer e Edoardo Mortara. Já Sérgio Sette Câmara foi o 18º enquanto Lucas di Grassi abandonou após uma confusão nos minutos finais da prova.

Leia também:

Inicialmente, a pole havia ficado com o vencedor do sábado, Nick Cassidy, mas como a Envision mudou alguns componentes de seu carro, o piloto foi punido com 30 posições no grid, fazendo com que António Félix da Costa herdasse a primeira colocação, enquanto Sérgio Sette Câmara fez um bom P4. Já a dupla da Venturi, Lucas di Grassi e o líder Edoardo Mortara, não tiveram um bom quali, saindo do fundo.

 

Na largada, Da Costa saiu bem para manter a ponta, enquanto Lotterer ficou parado por um momento, caindo de terceiro para 11º. Já Sette Câmara manteve a quarta posição, ficando entre os pilotos da Mercedes. Lá no fundo, Di Grassi vinha em 17º e Mortara em 19º.

Com um carro inferior, Sette Câmara não teve como segurar as investidas de De Vries, caindo para a quinta posição após cinco minutos de prova. Enquanto isso, seu companheiro, Giovinazzi, já saía da zona de pontos.

Após os dez minutos iniciais, Da Costa se mantinha na ponta com Sims em sua cola, seguidos da dupla da Mercedes, Vandoorne à frente de De Vries, com Sette Câmara fechando o top 5. Mais atrás, Di Grassi era o 16º e Mortara o 17º.

 

Dos ponteiros, De Vries e Sette Câmara foram os primeiros a acionar o único modo ataque da prova, com duração de oito minutos. Na sequência foi a vez de Da Costa e Sims, deixando Vandoorne assumir a liderança da prova, mas o belga retornou à terceira colocação quando passou pela área de acionamento.

Com ambos aproveitando o modo ataque, Evans atacou De Vries e assumiu a quarta posição, iniciando uma caça a Vandoorne, dois pilotos que estão na disputa pelo título.

 

A 20 minutos do fim, Vandoorne finalmente conseguiu passar Sims para assumir a segunda posição, passando a perseguir Da Costa, enquanto o piloto da Mahindra se envolveu em uma confusão com Evans e De Vries, que fez com que o piloto da Mercedes assumisse a quarta colocação. O caso foi colocado sob investigação pela direção de prova.

E esse não foi o único incidente envolvendo o atual campeão, com o piloto da Mercedes ainda se envolvendo em outros casos não somente com Evans mas também com a outra Jaguar, de Bird, além da Mahindra de Sims.

 

Enquanto Da Costa e Vandoorne trocavam fan boost na frente, Evans ultrapassava Sims pela última posição do pódio a menos de dois minutos do fim.

A prova ainda teve uma confusão no minuto final envolvendo Di Grassi, Askew e outros pilotos, que terminou com o abandono do brasileiro e do piloto da Andretti, enquanto as bandeiras amarelas acionadas acabaram atrapalhando a disputa pela vitória.

No final, António Félix da Costa aproveitou a confusão para converter a pole position em vitória, segurando Stoffel Vandoorne. Mas a segunda posição do belga vem com um sabor doce, já que ele assume a liderança do Mundial em cima de Edoardo Mortara. Mitch Evans completou o pódio.

Fecharam o top 10: Alexander Sims, Sam Bird, Robin Frijns, Nyck de Vries, Jake Dennis, Andre Lotterer e Edoardo Mortara.

A Fórmula E tira duas semanas e folga e retoma as atividades no fim de julho com a rodada dupla do ePrix de Londres, penúltima etapa da temporada 2022.

Cla   # Piloto Equipe Diferença
1   13 Portugal Antonio Felix da Costa France Techeetah  
2   5 Belgium Stoffel Vandoorne Germany Mercedes 0.929
3   9 New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing 3.524
4   29 United Kingdom Alexander Sims India Mahindra Racing 3.631
5   10 United Kingdom Sam Bird United Kingdom Jaguar Racing 4.412
6   4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing 4.979
7   17 Netherlands Nyck de Vries Germany Mercedes 6.233
8   27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 6.316
9   36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team 6.590
10   48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi 13.449
11   94 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team 18.469
12   33 United Kingdom Dan Ticktum United Kingdom NIO Formula E Team 23.002
13   23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS 30.216
14   30 United Kingdom Oliver Rowland India Mahindra Racing 32.676
15   3 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team 33.255
16   37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing 39.699
17   22 Germany Maximilian Gunther France DAMS 45.934
18   7 Brazil Sergio Sette Camara United States Dragon Racing 1'08.193
    25 France Jean-Eric Vergne France Techeetah 3 Laps
    11 Brazil Lucas di Grassi Monaco Venturi 3 Laps
    28 United States Oliver Askew United States Andretti Autosport 3 Laps
    99 Italy Antonio Giovinazzi United States Dragon Racing 12 Laps
 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #186 – Vitória da Ferrari na casa da Red Bull é marco para recuperação no campeonato?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Da Costa fica com a pole em NY após punição a Cassidy; Sette Câmara é 4º
Próximo artigo F-E: Vandoorne retoma liderança; veja situação do Mundial após o ePrix de Nova York

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil