F-E: Evans vence ePrix de Roma marcado por forte acidente envolvendo múltiplos carros

Sette Câmara cruzou a linha de chegada em oitavo e Lucas Di Grassi, envolvido no acidente, abandonou

Mitch Evans, Jaguar Racing, Jaguar I-TYPE 6, Sacha Fenestraz, Nissan Formula E Team, Nissan e-4ORCE 04

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

A Fórmula E foi até Roma para uma rodada dupla e viu um ePrix movimentado e marcado por um grave acidente neste sábado. Mitch Evans venceu, com Nick Cassidy em segundo e Maximilian Gunther completou o pódio.

Mas além da vitória do piloto da Jaguar, o 'engavetamento' que envolveu Sam Bird, Sébastian Buemi, Edoardo Mortara, Antonio Felix da Costa, Lucas Di Grassi, Robin Frijns, Jean-Eric Vergne Stoffel Vandoorne mudou o rumo da prova e do campeonato. Cassidy assumiu a ponta com Dennis em segundo e Evans, que corria por fora, voltou para a disputa.

Os brasileiros tiveram 'destinos' diferentes. Sergio Sette Câmara cruzou a linha de chegada em oitavo enquanto Lucas Di Grassi, por estar envolvido no acidente, precisou abandonar. 

Leia também:

A corrida

Logo na largada, Sam Bird partiu para cima do companheiro de equipe na Jaguar, Mitch Evans, e 'roubou' a liderança. Um pouco mais atrás, Sébastien Buemi não conseguiu se dar bem perdendo cinco posições, por outro lado, Nick Cassidy deu um salto da nona para sexta colocação.

Ainda na primeira volta, prejuízo para Pascal Wehrlein, em um toque com Edoardo Mortara, o alemão teve sua asa dianteira danificada e precisou ir aos boxes trocar a peça. Pouco tempo depois, Andre Lotterer acertou o muro causando a entrada do safety car. De acordo com o piloto da Andretti alguma coisa falhou no carro e por isso ele não conseguiu segurar a direção. 

 

O carro de segurança deixou a pista duas voltas depois, com uma relargada limpa. A briga da Jaguar continuou com Evans retomando a liderança, com Bird perdendo também o P2 para Sacha Fenestraz. A corrida estava na sexta volta quando os pilotos começaram a usar o modo de ataque e as posições na tabela foram se alterando.

 

Na nona volta um grande acidente aconteceu: Bird rodou sozinho perdendo o controle do carro, por conta do impacto, o Jaguar acabou indo para o meio da pista em um ponto cego dos pilotos que estavam fazendo a curva. Por conta disso, Buemi, ao tentar desviar, acertou de forma contundente a parte traseira de Bird e, de tabela, acertou também o carro de Antonio Felix da Costa que passava no mesmo momento.

A colisão fez com que Sam Bird voltasse novamente para o centro da pista pegando Mortara de surpresa, o piloto da Maserati acertou o carro da Jaguar em cheio, em T, ficando por cima de Bird. A bandeira vermelha imediatamente foi agitada. Di Grassi e Frijns acertaram o muro de maneira mais leve, ao tentar desviar de Bird no meio da pista.

Os carros que precisaram de algum reparo, largaram novamente da parte de trás do grid. A corrida recomeçou às 11h05 de (Brasília), mais de 20 minutos depois do acidente. Apenas 14 carros seguiram na prova - Bird, Buemi, Da Costa, Mortara, Di Grassi e Frinjs abandonaram.

O novo grid ficou da seguinte maneira: Fenetraz, Evans, Rast, Dennis, Cassidy, Gunther, Ticktum, Muller, Sette Câmara, Merhi, Vergne, Wehrlein, Vandoorne e Nato.

 

A relargada parada contou com uma bela disputa pela segunda e terceira posição, com Fenestraz se defendendo das investidas de Evans bravamente. Na décima terceira volta, Rast abandonou a prova.  Uma bela disputa entre os cinco primeiros trouxe emoção na décima quinta volta da corrida, com Dennis assumindo a liderança. 

Contudo, o então líder do campeonato não conseguiu resistir e Evans retomou o P1 quando restavam sete voltas para o fim. Na volta 20, o piloto da Jaguar tinha que, obrigatoriamente, passar pelo modo ataque, mas, acabou não fazendo corretamente o que acabou não acionando o attack mode, conseguindo apenas na volta seguinte.

Na reta final da corrida, Jake Dennis que ia caminhando para vitória, viveu um pesadelo. Seu carro foi perdendo potência e a liderança foi se tornando posições mais baixas no grid. Uma bandeira amarela foi agitada na vigésima quinta volta por conta de uma asa dianteira 'perdida' no meio da pista.

Resultado final

PILOTO POSIÇÃO
Mitch Evans
Nick Cassidy
Maximilian Gunther
Jake Dennis
Jean-Eric Vergne
Pascal Wehrlein
Norman Nato
Sergio Sette Câmara
Sacha Fenestraz
Stoffel Vandoorne 10º
Roberto Merhi 11º
Dan Ticktum 12º
Rast, Bird, Buemi, Da Costa, Mortara, Di Grassi, Frijns, Lotterer DNF

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Sete pilotos se envolvem em forte acidente durante ePrix de Roma; confira
Próximo artigo F-E: Dennis 'escapa' de acidente, vence ePrix de Roma e se aproxima do título

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil