F-E: Lotterer anuncia saída da categoria e caminho fica aberto para Drugovich na Andretti

Brasileiro é visto como uma das peças chave na dança das cadeiras da categoria elétrica

Andre Lotterer, Andretti Autosport

Andre Lotterer anunciou que deixará a Fórmula E depois de encerrar seu vínculo com a equipe Andretti Autosport após uma temporada decepcionante em 2023. A saída, por outro lado, aumenta ainda mais os rumores de uma possível ida do brasileiro Felipe Drugovich à categoria como companheiro do atual campeão Jake Dennis.

Leia também:

O piloto alemão de 41 anos publicou uma declaração nas mídias sociais confirmando que se concentrará exclusivamente em seus compromissos com a Porsche no Campeonato Mundial de Endurance em 2024. Com isso, ele encerra um período de seis temporadas na Fórmula E que começou quando ele se juntou à Techeetah para a temporada 2017/18, além de mais de duas décadas correndo em monopostos.

Durante esse tempo, Lotterer ganhou o título da Fórmula Nippon em 2011 e fez uma única largada na Fórmula 1 pela Caterham em Spa em 2014.

"Chegou a hora de encerrar um capítulo de 26 anos de corridas de monopostos", diz o comunicado. "Decidi não correr mais no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA para me concentrar totalmente em meu desafio com a Porsche de vencer as 24 Horas de Le Mans pela quarta vez e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA."

"Foi uma grande experiência correr na Fórmula BMW, Fórmula Renault, Fórmula 3, Champ Car, Fórmula Nippon/Super Fórmula, Fórmula 1 e, finalmente, na família da Fórmula E, à qual me juntei no início da quarta temporada, em 2017."

"Gostaria de agradecer pessoalmente ao [cofundador da série] Alejandro Agag, sua equipe e a FIA pela criação da Fórmula E. Foi uma jornada fantástica e vocês mudaram muitas de nossas vidas. A Fórmula E tem sido o campeonato mais desafiador e divertido em que já competi!"

"Estou extremamente grato e orgulhoso por ter corrido na Fórmula E, promovendo todas as tecnologias sustentáveis e por ter conhecido as pessoas incríveis deste paddock, algumas das quais se tornaram meus melhores amigos hoje."

 

A notícia da saída de Lotterer da Fórmula E vem depois de uma temporada tumultuada, que resultou em um modesto 18º lugar na classificação e tendo um quarto lugar como melhor resultado, na corrida de abertura na Cidade do México. Sua última aparição na zona de pontuação foi na primeira prova em Berlim, quando cruzou a linha de chegada em oitavo.

Suas dificuldades foram ainda mais destacadas pela performance do companheiro de equipe Jake Dennis, que conquistou 11 pódios, incluindo duas vitórias, e o título. 

Depois de duas temporadas pela Techeetah, Lotterer se juntou à Porsche na Fórmula E em 2019/20, antes de passar para Andretti em 2022/23, conciliando com uma temporada completa do WEC com a marca alemã. O alemão foi forçado a não participar do E-Prix de Jacarta em junho devido a um conflito com o dia de testes de Le Mans, e David Beckmann o substituiu naquela ocasião.

Em suas seis temporadas na série totalmente elétrica, Lotterer acumulou sete segundos lugares, mas não conseguiu conquistar uma vitória. Seu melhor resultado no campeonato foi o oitavo lugar, alcançado nas três primeiras temporadas.

A Andretti ainda não anunciou quem substituirá Lotterer na temporada 2023/24, mas os rumores indicam que Felipe Drugovich é um dos nomes mais fortes para ocupar a vaga aberta. O brasileiro é visto como uma das peças mais importantes na dança das cadeiras da categoria, uma vez que sua chegada pode mudar o destino de alguns pilotos.

Vale lembrar que nesta temporada, Drugovich fez dois testes com a Maserati, nas etapas de Berlim e Roma, liderando ambos e deixando uma boa impressão para as equipes.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Jake Dennis não se vê na Fórmula 1 com a Andretti
Próximo artigo Andretti contrata francês e fecha portas para Drugovich; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil