F-E: McLaren assina acordo de avaliação e pode integrar grid a partir da temporada 2022/23
Com isso, a marca britânica tem uma vaga garantida no grid para a temporada 2022/23 caso opte por integrar a categoria junto com a introdução do Gen3
A McLaren Racing revelou que assinou um acordo com a Fórmula E que dá à marca a opção de se juntar ao grid da categoria a partir de 2022, com a introdução do Gen3, nova geração de carros. Em dezembro, a marca britânica já havia anunciado o interesse pelo campeonato após o fim do contrato de fornecimento de baterias às equipes, que a impedia de integrar a F-E.
Apesar do acordo não garantir a presença da McLaren no campeonato, ela dá formalmente à montadora britânica a possibilidade da octacampeã de construtores da F1 integrar o grid. Isso vem após os anúncios feitos em dezembro de 2020 das saídas da Audi e da BMW da F-E após o final da temporada 2021, liberando duas vagas do grid, que atualmente conta com 12 equipes.
O acordo possui precedentes na categoria. A Mercedes havia garantido um acordo de se juntar à F-E em outubro de 2016, passando a integrar o grid apenas na temporada 2018-19 com a HWA Racelab, que serviu como uma temporada "de teste" antes da chegada oficial da montadora em 2019-20.
O CEO da F-E, Jaime Reigle, disse ao Motorsport.com: "É um voto de confiança ao campeonato. Eles vão fazer algumas avaliações ao longo dos próximos meses antes de tomar uma decisão. Se tivermos a confirmação oficial, acredito que será algo muito emocionante".
O cofundador e presidente da F-E Alejandro Agag, disse: "Ter a McLaren Racing considerando a entrada na Fórmula E com a chegada do Gen3 é um testamento do nosso impacto contínuo no esporte".
"Apesar de já termos alguns dos nomes mais famosos do esporte a motor já competindo na Fórmula E, é emocionante ter a McLaren examinando uma entrada na categoria".
O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, havia confirmado no mês passado que a equipe estava avaliando a entrada na categoria sob o regulamento do Gen3, que terá como principais novidades uma redução do peso do carro de 120kg e um aumento na potência de 350kW.
Nos últimos anos, a equipe de Woking vem aumentando sua participação em categorias além da F1, incluindo duas participações nas 500 Milhas de Indianápolis com Fernando Alonso antes de firmar a parceria com a Arrow Schmidt Peterson Motorsports para uma entrada integral que começou em 2020.
A marca também demonstrou interesse na nova classe LMDh, que será compartilhada pelo Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e a IMSA.
Brown disse: "Vínhamos observando a Fórmula E de perto há algum tempo e monitorando o progresso e a direção futura da categoria".
"A oportunidade de considerar a participação na categoria vem com o fim do acordo da divisão de ciências aplicadas da McLaren com a FIA no final da era Gen2, e isso nos dá tempo suficiente para decidir se a Fórmula E é o caminho certo para a McLaren".
A McLaren é atualmente a única fornecedora de baterias para o regulamento do Gen2, mas a marca será substituída para divisão de engenharia avançada da Williams para o Gen3, o que abre o caminho para sua chegada à categoria como competidora.
Reigle acrescentou: "Estamos felizes em ver que a McLaren Racing, um dos nomes mais icônicos do esporte, está analisando a possibilidade de entrar na Fórmula E. A marca tem uma contribuição imensa ao sucesso da categoria fornecendo as baterias para os nossos sistemas Gen2".
"Agora mal podemos esperar para trabalhar com a McLaren para demonstrar o potencial comercial e esportivo da Fórmula E como parte de sua avaliação".
Max revela RECUSA a oferta da Mercedes em 2014; veja mais detalhes da negociação
Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!
PODCAST: Motorsport.com debate a expectativa para a temporada 2021 da F1; ouça
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.