Relato de classificação
Fórmula E São Paulo

F-E: Wehrlein bate Vandoorne por 0s002 e fica com a pole do ePrix de São Paulo; Di Grassi é 15º e Sette Câmara 19º

Largada da quarta etapa está marcada para 14h deste sábado; Motorsport.com faz cobertura completa da passagem do Mundial pelo Brasil

Pascal Wehrlein, Porsche, Porsche 99X Electric Gen3

O grid está definido! A Fórmula E realizou na manhã deste sábado a sessão classificatória para o ePrix de São Paulo, quarta etapa da temporada 2024. Em uma bela disputa final, Pascal Wehrlein ficou com a pole, superando Stoffel Vandoorne por apenas dois milésimos de segundo.

Os brasileiros não tiveram uma boa sessão, com Lucas di Grassi em 15º e Sérgio Sette Câmara em 19º, se beneficiando da punição a Max Günther.

Leia também:

Entenda o formato da classificação

A F-E possui um formato de classificação diferente da maioria das categorias. Na primeira etapa, os 22 pilotos são divididos em dois grupos de 11 de acordo com a classificação do campeonato, sendo um para as posições pares e outro para as ímpares. Cada grupo tem 12 minutos de pista e uma obrigação de fazer pelo menos uma volta rápida antes da metade da sessão.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para os mata-matas, com a seguinte ordem de disputa nas quartas-de-finais:

3A x 2A / 4A x 1A / 3B x 2B / 4B x 1B

Na sequência são realizadas as semifinais e a final. O grid de largada é formado na seguinte ordem: o vencedor da final é o pole, garantindo ainda três pontos no campeonato, com o perdedor em segundo. Os que caíram nas semis ficam em P3 e P4, definido pelo melhor tempo. O mesmo acontece com os que ficaram nas quartas entre P5 e P8.

Os eliminados na fase de grupos ficam de P9 para trás, na ordem dos melhores tempos. O grupo do pole ocupa as posições ímpares do grid (P9, P11...) e o grupo do segundo colocado as pares (P10, P12...).

Fase de Grupos

 

O quali já começou com uma mudança importante para o grid: devido a uma mudança de câmbio, Günther foi punido com 20 posições para a corrida desta tarde.

Sérgio Sette Câmara, Lucas di Grassi, o líder Nick Cassidy e os campeões Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries estavam no Grupo A. E a sessão já começou com uma bandeira vermelha, devido a algo parecido com um balão na pista entre as curvas 6 e 7.

Ao final do primeiro grupo, Vergne era o mais rápido com 01min13s731, seguido de Vandoorne, Evans e Müller, classificados para o mata-mata. Di Grassi foi o oitavo e Sette Câmara o 10º.

 

Já o segundo grupo tinha nomes como o atual campeão, Jake Dennis, além de Sebastien Buemi e António Félix da Costa.

Em uma sessão que correu sem maiores problemas, Günther foi o mais rápido com 01min13s516, com Wehrlein, Mortara e Bird classificados para a briga da pole. Campeões, Da Costa e Dennis ficaram em quinto e sexto, com Buemi apenas em décimo.

Mata-mata

 

Com a fase de grupos definida, teve início a briga pela pole position. No primeiro duelo, Stoffel Vandoorne e Mitch Evans, com Vandoorne levando a melhor. Na sequência, Jean-Éric Vergne e Nico Müller, como bicampeão avançando por W.O, já que o piloto da Abt não pôde ir à pista com problemas de suspensão após acertar o muro.

Pelo grupo B, Pascal Wehrlein e Edoardo Mortara protagonizaram a primeira disputa, com Wehrlein seguindo para as semis. Para fechar, Max Günther e Sam Bird, com triunfo de Günther.

Nas semifinais, a primeira disputa foi interna da DS Penske, com Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne. Quem avançou para a final foi Vandoorne. Na segunda, Pascal Wehrlein x Max Günther, o piloto da Porsche levou a melhor.

Na final entre Stoffel Vandoorne e Pascal Werhlein, a pole ficou com o piloto da Porsche por apenas 0s002. 

Com isso, Pascal Wehrlein larga da pole com Vandoorne em segundo e Jean-Éric Vergne em terceiro. Max Günther sairia da quarta posição, mas ficará em último no grid devido à punição. Já Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara ficaram em 15º e 19º, respectivamente.

O grid da Fórmula E volta à pista do Sambódromo do Anhembi uma última vez neste sábado. Às 14h acontece a largada para o ePrix de São Paulo, quarta etapa da temporada 2024. A transmissão fica por conta da Band, e aqui no Motorsport.com você acompanha a cobertura completa do fim de semana!

CLA PILOTO # TEMPO KM/H MÉDIA
1 P. WehrleinPORSCHE TEAM 94

1'12.789

146.395
2 S. VandoorneDS PENSKE 2

+0.002

1'12.791

146.391
3 J. VergneDS PENSKE 25

+0.498

1'13.287

145.400
4 M. EvansJAGUAR RACING 9

+0.395

1'13.184

145.605
5 S. BirdMCLAREN 8

+0.419

1'13.208

145.557
6 E. MortaraMAHINDRA RACING 48

+0.579

1'13.368

145.240
7 N. MüllerAbt cupra 51

 

 
8 A. Felix da CostaPORSCHE TEAM 13

+1.002

1'13.791

144.407
9 N. CassidyJAGUAR RACING 37

+1.089

1'13.878

144.237
10 J. DennisANDRETTI FORMULA E 1

+1.055

1'13.844

144.304
11 O. RowlandNISSAN E.DAMS 22

+1.136

1'13.925

144.146
12 J. HughesMCLAREN 5

+1.081

1'13.870

144.253
13 N. de VriesMAHINDRA RACING 21

+1.146

1'13.935

144.126
14 S. FenestrazNISSAN E.DAMS 23

+1.178

1'13.967

144.064
15 L. di GrassiAbt cupra 11

+1.173

1'13.962

144.073
16 J. DaruvalaMASERATI RACING 18

+1.243

1'14.032

143.937
17 R. FrijnsVIRGIN RACING 4

+1.198

1'13.987

144.025
18 S. BuemiVIRGIN RACING 16

+1.296

1'14.085

143.834
19 S. CamaraERT FORMULA E TEAM 3

+1.268

1'14.057

143.889
20 D. TicktumERT FORMULA E TEAM 33

+1.326

1'14.115

143.776
21 N. NatoANDRETTI FORMULA E 17

+1.357

1'14.146

143.716
22 M. GuntherMASERATI RACING 7

+0.252

1'13.041

145.890

Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe

Confira o episódio de estreia do PÓDIO CAST, o novo videocast sobre motociclismo!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Bird põe McLaren na ponta do TL2 para o ePrix de São Paulo; Sette Câmara é 8º e Di Grassi é 18º
Próximo artigo F-E: Bird supera Evans nos metros finais e vence o ePrix de São Paulo; di Grassi é P13, Sette Câmara é desclassificado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil