F-E: Wehrlein bate Vandoorne por 0s002 e fica com a pole do ePrix de São Paulo; Di Grassi é 15º e Sette Câmara 19º
Largada da quarta etapa está marcada para 14h deste sábado; Motorsport.com faz cobertura completa da passagem do Mundial pelo Brasil
O grid está definido! A Fórmula E realizou na manhã deste sábado a sessão classificatória para o ePrix de São Paulo, quarta etapa da temporada 2024. Em uma bela disputa final, Pascal Wehrlein ficou com a pole, superando Stoffel Vandoorne por apenas dois milésimos de segundo.
Os brasileiros não tiveram uma boa sessão, com Lucas di Grassi em 15º e Sérgio Sette Câmara em 19º, se beneficiando da punição a Max Günther.
Entenda o formato da classificação
A F-E possui um formato de classificação diferente da maioria das categorias. Na primeira etapa, os 22 pilotos são divididos em dois grupos de 11 de acordo com a classificação do campeonato, sendo um para as posições pares e outro para as ímpares. Cada grupo tem 12 minutos de pista e uma obrigação de fazer pelo menos uma volta rápida antes da metade da sessão.
Os quatro melhores de cada grupo avançam para os mata-matas, com a seguinte ordem de disputa nas quartas-de-finais:
3A x 2A / 4A x 1A / 3B x 2B / 4B x 1B
Na sequência são realizadas as semifinais e a final. O grid de largada é formado na seguinte ordem: o vencedor da final é o pole, garantindo ainda três pontos no campeonato, com o perdedor em segundo. Os que caíram nas semis ficam em P3 e P4, definido pelo melhor tempo. O mesmo acontece com os que ficaram nas quartas entre P5 e P8.
Os eliminados na fase de grupos ficam de P9 para trás, na ordem dos melhores tempos. O grupo do pole ocupa as posições ímpares do grid (P9, P11...) e o grupo do segundo colocado as pares (P10, P12...).
Fase de Grupos
O quali já começou com uma mudança importante para o grid: devido a uma mudança de câmbio, Günther foi punido com 20 posições para a corrida desta tarde.
Sérgio Sette Câmara, Lucas di Grassi, o líder Nick Cassidy e os campeões Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries estavam no Grupo A. E a sessão já começou com uma bandeira vermelha, devido a algo parecido com um balão na pista entre as curvas 6 e 7.
Ao final do primeiro grupo, Vergne era o mais rápido com 01min13s731, seguido de Vandoorne, Evans e Müller, classificados para o mata-mata. Di Grassi foi o oitavo e Sette Câmara o 10º.
Já o segundo grupo tinha nomes como o atual campeão, Jake Dennis, além de Sebastien Buemi e António Félix da Costa.
Em uma sessão que correu sem maiores problemas, Günther foi o mais rápido com 01min13s516, com Wehrlein, Mortara e Bird classificados para a briga da pole. Campeões, Da Costa e Dennis ficaram em quinto e sexto, com Buemi apenas em décimo.
Mata-mata
Com a fase de grupos definida, teve início a briga pela pole position. No primeiro duelo, Stoffel Vandoorne e Mitch Evans, com Vandoorne levando a melhor. Na sequência, Jean-Éric Vergne e Nico Müller, como bicampeão avançando por W.O, já que o piloto da Abt não pôde ir à pista com problemas de suspensão após acertar o muro.
Pelo grupo B, Pascal Wehrlein e Edoardo Mortara protagonizaram a primeira disputa, com Wehrlein seguindo para as semis. Para fechar, Max Günther e Sam Bird, com triunfo de Günther.
Nas semifinais, a primeira disputa foi interna da DS Penske, com Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne. Quem avançou para a final foi Vandoorne. Na segunda, Pascal Wehrlein x Max Günther, o piloto da Porsche levou a melhor.
Na final entre Stoffel Vandoorne e Pascal Werhlein, a pole ficou com o piloto da Porsche por apenas 0s002.
Com isso, Pascal Wehrlein larga da pole com Vandoorne em segundo e Jean-Éric Vergne em terceiro. Max Günther sairia da quarta posição, mas ficará em último no grid devido à punição. Já Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara ficaram em 15º e 19º, respectivamente.
O grid da Fórmula E volta à pista do Sambódromo do Anhembi uma última vez neste sábado. Às 14h acontece a largada para o ePrix de São Paulo, quarta etapa da temporada 2024. A transmissão fica por conta da Band, e aqui no Motorsport.com você acompanha a cobertura completa do fim de semana!
CLA | PILOTO | # | TEMPO | KM/H MÉDIA | |
---|---|---|---|---|---|
1 | P. WehrleinPORSCHE TEAM | 94 |
1'12.789 |
146.395 | |
2 | S. VandoorneDS PENSKE | 2 |
+0.002 1'12.791 |
146.391 | |
3 | J. VergneDS PENSKE | 25 |
+0.498 1'13.287 |
145.400 | |
4 | M. EvansJAGUAR RACING | 9 |
+0.395 1'13.184 |
145.605 | |
5 | S. BirdMCLAREN | 8 |
+0.419 1'13.208 |
145.557 | |
6 | E. MortaraMAHINDRA RACING | 48 |
+0.579 1'13.368 |
145.240 | |
7 | N. MüllerAbt cupra | 51 |
|
||
8 | A. Felix da CostaPORSCHE TEAM | 13 |
+1.002 1'13.791 |
144.407 | |
9 | N. CassidyJAGUAR RACING | 37 |
+1.089 1'13.878 |
144.237 | |
10 | J. DennisANDRETTI FORMULA E | 1 |
+1.055 1'13.844 |
144.304 | |
11 | O. RowlandNISSAN E.DAMS | 22 |
+1.136 1'13.925 |
144.146 | |
12 | J. HughesMCLAREN | 5 |
+1.081 1'13.870 |
144.253 | |
13 | N. de VriesMAHINDRA RACING | 21 |
+1.146 1'13.935 |
144.126 | |
14 | S. FenestrazNISSAN E.DAMS | 23 |
+1.178 1'13.967 |
144.064 | |
15 | L. di GrassiAbt cupra | 11 |
+1.173 1'13.962 |
144.073 | |
16 | J. DaruvalaMASERATI RACING | 18 |
+1.243 1'14.032 |
143.937 | |
17 | R. FrijnsVIRGIN RACING | 4 |
+1.198 1'13.987 |
144.025 | |
18 | S. BuemiVIRGIN RACING | 16 |
+1.296 1'14.085 |
143.834 | |
19 | S. CamaraERT FORMULA E TEAM | 3 |
+1.268 1'14.057 |
143.889 | |
20 | D. TicktumERT FORMULA E TEAM | 33 |
+1.326 1'14.115 |
143.776 | |
21 | N. NatoANDRETTI FORMULA E | 17 |
+1.357 1'14.146 |
143.716 | |
22 | M. GuntherMASERATI RACING | 7 |
+0.252 1'13.041 |
145.890 |
Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe
Confira o episódio de estreia do PÓDIO CAST, o novo videocast sobre motociclismo!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.