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Fórmula E confirma paralisação da temporada 2019/20 e cancelamento de etapas em Paris e Seul

A categoria confirmou a suspensão de dois meses da temporada 2019/20 devido ao Covid-19, levando ao cancelamento de mais duas etapas

Daniel Abt, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

As primeiras notícias de uma paralisação no meio da temporada da Fórmula E começaram a circular na quarta-feira, após a Organização Mundial da Saúde declarar o coronavírus uma pandemia, mas o anúncio formal da categoria não era esperado antes de segunda-feira. Segundo apurado pelo Motorsport.com, a ideia era esperar o final do GP da Austrália de F1 para divulgar a informação.

Mas após o cancelamento da etapa da F1, a F-E optou por adiantar a divulgação do comunicado para a manhã desta sexta.

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O comunicado diz: "A decisão, feita em conjunto com as autoridades locais relevantes para paralisar corridas realizadas em cidades de grande concentração populacional, foi vista como a mais responsável, devido ao aumento dos casos do coronavírus e a decisão da Organização Mundial da Saúde declarar oficialmente o Covid-19 como uma pandemia".

"Pensando no bem estar da equipe, espectadores e todos envolvidos com o campeonato como prioridade número um, medidas de precaução foram introduzidas para impedir a realização de provas pelo tempo determinado".

A categoria introduziu um sistema de bandeiras para determinar o tempo e a viabilidade para a realização das corridas, ou quais eventos podem seguir em frente normalmente. Corridas marcadas para março e abril foram categorizadas como bandeiras vermelhas, o que significa que o eP de Paris está cancelado.

Isso também acaba com a possibilidade de realizar uma etapa no Circuito de Valência, local da pré-temporada da F-E. Após o adiamento do eP de Roma, a categoria havia deixado a data em aberto, com os carros sendo levados para a pista após a prova de Marraquexe.

Maio foi marcado como um mês amarelo, onde as possibilidades de fazer uma corrida estão em aberto. Apesar da edição inaugural do eP de Seul estar marcado para o dia 03 de maio, ele se junta a Sanya, Roma, Jacarta e Paris como corridas canceladas.

Eventos em junho e julho foram declarados pela F-E como verde. Então, as corridas de Berlin e Nova York, além da rodada dupla de Londres devem seguir como o planejado.

Alejandro Agag, fundador e presidente da F-E, disse: "Agora é o momento de tomar ações responsáveis e é por isso que nós decidimos suspender temporariamente o campeonato e não realizar provas nos próximos dois meses".

"O esporte a motor é uma parte importante nas nossas vidas, mas o mais importante é a saúde e a segurança de nossa equipe, fãs e suas famílias, além dos cidadãos das cidades que corremos. O Campeonato da Fórmula E voltará com tudo, a partir do momento que a disseminação do Covid-19 seja reduzida".

A F-E acrescentou que está trabalhando com a FIA e autoridades locais para avaliar um novo calendário e tentar remarcar corridas após a suspensão.

GALERIA: O impacto do coronavírus no esporte a motor

O primeiro evento oficial a cair foi o ePrix de Sanya da Fórmula E. Originalmente marcado para 21 de março, ele foi adiado pela categoria, mas até o momento não foi anunciada uma nova data
Dias depois, a F1 adiou o GP da China. No momento, estão buscando uma data alternativa mais próxima do fim da temporada, mas o calendário já apertado torna a situação difícil
A Ferrari precisou fechar seus museus em Modena e Maranello após pedido do governo da região
O DTM mudou a sede de sua pré-temporada. Ao invés de Monza, na Itália, as sessões foram para Hockenheim
O piloto da equipe ART na Fórmula 2, Christian Lundgaard, perdeu a pré-temporada da categoria no Bahrein porque estava em quarentena em um hotel na ilha espanhola de Tenerife após surgirem casos do coronavírus no local
Lundgaard não é o único piloto preso no hotel. O brasileiro Caio Collet e outros pilotos da Academia da Renault também estavam no local e ficaram retidos no hotel em Tenerife, mas todos testaram negativo para o coronavírus e foram liberados
O Salão do Automóvel de Genebra também foi cancelado devido ao coronavírus
A maior parte dos envolvidos com o mundial de MotoGP que são de nacionalidade japonesa tiveram que ficar no Catar desde o fim do teste, para poderem estar presentes no primeiro GP do ano, que seria realizado em 8 de março
Mas a MotoGP acabou cancelando essa data, que seria a primeira do Mundial de 2020. O Catar adotou regras mais rígidas quanto à entrada e saída de cidadãos de países afetados e as equipes não tinham garantias de que poderiam disputar a prova
Por outro lado, a Dorna Sports, dona da MotoGP, manteve as provas da Moto2 e Moto3 no Catar. O motivo? Os pilotos e as equipes já estavam no Catar antes das novas normas para a realização de suas pré-temporadas
O GP da Tailândia foi oficialmente adiado pelo motivo do cancelamento do Catar, sendo remarcado para o primeiro final de semana de outubro
Durante o final de semana do GP do Catar, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, afirmou que não seria possível remarcar a etapa do Catar para a MotoGP, como foi feito com a Tailândia, porque a pista de Losail passará por reformas
A Super Fórmula, principal categoria do automobilismo japonês, cancelou a rodada de abertura da temporada de 2020, que seria realizada em 5 de abril
Depois de Sanya, a Fórmula E teve mais um impacto em seu calendário, com o adiamento do eP de Roma. A Itália é um dos países mais afetados pelo coronavírus e outras provas já foram canceladas
A MotoGP também adiou o GP das Américas, que seria a 'nova abertura' da temporada
No dia seguinte à notícia de Austin, o GP do Bahrein de F1 anunciou que vai realizar a etapa com portões fechados, para evitar a disseminação do Covid-19 pelo país. A decisão foi tomada para inibir a ida de estrangeiros ao Bahrein
Na Fórmula E, há duas equipes chinesas, a NIO 333 e a Techeetah, além de um piloto chinês, Ma Qinghua. Para poder participar do ePrix da Cidade do México, em fevereiro, o piloto optou por fazer uma quarentena de 14 dias na capital
O GP da Austrália foi marcado para o fim de semana do dia 15 e é alvo de polêmica, com Hamilton criticando o fato de a F1 ir adiante na ideia de fazer a corrida
No momento, o GP do Vietnã também está confirmado, mas as dúvidas quanto a realização de sua etapa inaugural crescem a cada dia, junto com o aumento no número de casos no país, localizados principalmente na região de Hanoi, capital e cidade que receberá o evento
Enquanto isso, o Automóvel Clube do Oeste, organizador das 24 Horas de Le Mans, principal prova do automobilismo mundial, tem uma visão muito diferente das outras categorias. Em comunicado divulgado na semana passada, afirmaram estar monitorando a situação, mas acreditam que a epidemia não deve afetar a organização e a realização da edição de 2020
A Federação Internacional de Automobilismo anunciou na última sexta-feira a criação de um Comitê de Crise para lidar com o impacto do coronavírus no automobilismo, afirmando que tem como objetivo principal proteger os envolvidos com o esporte
A notícia mais recente a impactar o mundo do esporte a motor vem da Itália. Na noite do sábado 7, o governo do país anunciou um plano radical para tentar conter o avanço do coronavírus: colocar diversas regiões do norte da Itália sob quarentena, impedindo pessoas de entrar ou sair das regiões
Entre as regiões afetadas estão Modena, onde fica a sede da Ferrari, Milão, sede da Pirelli, Lombardia, local da sede da equipe da Yamaha na MotoGP, além de Pesaro e Urbino, onde mora o multicampeão Valentino Rossi. A Fórmula 1 já anunciou que, caso algum piloto ou equipe não puder chegar a um país, a categoria não fará uma corrida que seja válida para o mundial
A MotoGP também adiou o GP da Argentina. No momento, a etapa inaugural da temporada será o GP da Espanha, marcado para o primeiro final de semana de maio
Na Fórmula E, o adiamento do ePrix de Jacarta e a decisão da OMS de passar a tratar o coronavírus como uma pandemia levou à decisão mais radical vista até o momento no mundo do esporte a motor: a suspensão da temporada por dois meses, adiando também as etapas de Paris e Seul
Já o WEC cancelou a etapa de Sebring, assim como o IMSA
Na IndyCar, a abertura da temporada 2020 em St. Pete terá portões fechados
Na NASCAR, as etapas de Atlanta e Miami terão portões fechados
No Brasil, a Stock Car proibiu estrangeiros na Corrida de Duplas, que abre a temporada 2020 em Goiânia, no fim de março. Piquet, Barrichello, Zonta (foto) e outros tinham parceiros de fora confirmados
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Matt Kew
Fórmula E
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