Lola e Yamaha se unem em projeto para Fórmula E em 2025

Parceria foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira, antes de etapa inaugural da categoria de carros elétricos na capital japonesa

Lola Yamaha FormulaE

A Lola Cars retornará ao automobilismo pela primeira vez em mais de uma década, quando a empresa entrar na Fórmula E como fornecedora de motores em colaboração com a Yamaha.

A nova parceria foi anunciada nesta quinta-feira no Japão, antes do ePrix de Tóquio, e a nova combinação deverá se juntar ao campeonato totalmente elétrico já na temporada de 2025.

Leia também:

A Lola Cars é sinônimo de automobilismo, tendo obtido sucesso em uma infinidade de categorias, incluindo a Indy, 24 Horas de Le Mans, Fórmula 1, Can-Am, Fórmula 3000 e muitas outras depois de ser fundada em 1958 por Eric Broadley.

Mas a empresa britânica foi colocada sob administração judicial em 2012 e deixou de existir antes que o empresário britânico Till Bechtolsheimer adquirisse o nome Lola e os ativos restantes em 2022 com o objetivo de regressar ao automobilismo.

“Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com a Yamaha Motor Company ao entrarmos no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA”, disse Bechtolsheimer, que também é piloto da IMSA Sports Car.

“Ser selecionado por um dos fabricantes mais inovadores do mundo para ser parceiro em um projeto desta importância é uma prova do calibre da equipe que estamos construindo na Lola.

“O foco deste projeto está diretamente no desenvolvimento tecnológico no qual a Lola está totalmente investida.

“Vemos o trem de força elétrico altamente eficiente de 350 kW que sustenta o perímetro do fabricante na Fórmula E, como uma tecnologia fundamental com aplicações interessantes em muitas formas de automobilismo internacional de alto nível nos próximos anos.”

Lola Yamaha FormulaE

Lola Yamaha FormulaE

Photo by: Lola

A combinação Lola/Yamaha se juntará à Fórmula E quando o campeonato embarcar na era Gen3.5, com uma versão aprimorada do carro atual.

A Yamaha, entretanto, fará o seu primeiro regresso às corridas de automóveis desde o seu último programa de Fórmula 1 em 1997, quando o fabricante japonês forneceu motores à Arrows.

“A Yamaha Motor Company está acelerando a pesquisa e o desenvolvimento de diversas tecnologias que contribuem para a sustentabilidade”, disse Heiji Maruyama, diretor executivo e diretor.

“Como parceiro técnico, esperamos adquirir tecnologias de gestão de energia mais avançadas no mais alto nível de corridas elétricas na Fórmula E.

“Também compartilhamos a nova filosofia de automobilismo sustentável da Lola e estamos muito satisfeitos e honrados em formar esta parceria com eles.”

Embora nenhuma confirmação oficial tenha sido feita, acredita-se que o projeto Lola/Yamaha fornecerá motores à Abt, tendo a equipe alemã anunciado que se separaria da Mahindra no próximo ano.

Lola Yamaha FormulaE

Lola Yamaha FormulaE

Photo by: Lola

 

MERECIDA ou RIDÍCULA? Alonso gerou PERIGO em manobra contra Russell que gerou punição? Veja DEBATE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #275 – Sainz e Ricciardo deram passos definitivos em suas carreiras na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Stefan Mackley
Fórmula E
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ePrix de Tóquio de Fórmula E: Confira horários e como ver a estreia da etapa japonesa
Próximo artigo F-E: Gunther segura Rowland no fim e vence em Tóquio; Sette Câmara é 9º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros