Tranquilo, Buemi vence ePrix de Pequim; di Grassi é 2º
De ponta a ponta, suíço triunfa com tranquilidade nas ruas chinesas; Lucas di Grassi termina em segundo, Bruno Senna é 13º e Nelsinho Piquet conclui prova em último
Sebastien Buemi venceu o ePrix de Pequim, prova de abertura da segunda temporada da Fórmula E, realizado neste sábado (24). O suíço, que largou na pole, triunfou de ponta a ponta, perdendo a liderança somente no momento de troca de carro.
O melhor dos três brasileiros que disputam o campeonato foi Lucas di Grassi, que terminou a prova em segundo. Bruno Senna começou bem a prova, mas perdeu rendimento e recebeu a bandeira quadriculada em 13º.
Quem teve um final de semana para esquecer foi Nelsinho Piquet, que defende o título conquistado na temporada inaugural. O piloto da China Racing, que largou em último, terminou a corrida em 15º - última posição entre os que completaram a prova em Pequim.
A corrida
Buemi manteve a ponta na largada, mas Nicolas Prost perdeu a segunda posição para Nick Heidfeld. Di Grassi segurou a quarta posição e Senna ganhou uma, subindo para sexto – no final da primeira volta, o brasileiro se aproveitou de um pequeno erro de Jean-Eric Vergne para subir para quinto. Nelsinho Piquet seguia na última posição.
Na abertura da segunda volta, Prost errou o ponto da freada da curva 3 e foi superado por di Grassi. No giro seguinte, Simona de Silvestro passou reto no mesmo ponto e parou na barreira abandonando a prova. Com isso, o safety car virtual foi acionado. Duas voltas depois, a disputa foi reiniciada, com Buemi à frente do pelotão.
Com Heidfeld ditando o ritmo de di Grassi e Prost, Buemi pôde abrir boa vantagem em relação aos adversários e na nona volta já tinha nove segundos de vantagem sobre o trio. Senna não conseguia acompanhar o ritmo dos três e foi superado por Vergne e Duval, caindo para o sétimo posto. Sem o mesmo rendimento apresentado pelo companheiro de equipe, o brasileiro seguia perdendo posições e, na 11ª volta, era o nono colocado.
Na metade da prova, alguns pilotos começaram a ter que se preocupar com a gestão da energia das baterias. Vergne foi quem mais sofreu com isso, perdendo várias posições e caindo para 13º. No final da 13ª volta, os quatro primeiros entraram nos boxes para a troca de carro. Buemi voltou à pista na liderança, mas Heidfeld perdeu posições para di Grassi e Prost, retornando em quarto. O alemão, porém, recuperou a posição do francês.
Enquanto isso, Antonio Felix da Costa e Jacques Villeneuve se encontraram e o português abandonou a prova. Com o incidente, a direção de prova acionou novamente o safety car virtual. Com 15 voltas completadas, o top-5 era formado por Buemi, di Grassi, Heidfeld, Prost e Loic Duval.
No 16º giro, a disputa foi reiniciada e Prost, em uma manobra ousada, superou Heidfeld e assumiu a terceira posição. O francês, então, partiu para o ataque sobre di Grassi para tentar retornar à posição de largada.
A seis voltas do final, porém, o piloto da e.Dams teve um dano na asa traseira, que ficou totalmente fora da posição original após um toque no muro – o gaulês, entretanto, seguiu na pista até a antepenúltima volta, quando recolheu o carro para os boxes.
Para Buemi, nada mudou e ele seguiu com tranquilidade para a vitória. Di Grassi foi o segundo e Heidfeld resistiu aos ataques de Duval na última volta para completar o pódio. Jerome D’Ambrosio foi o quinto e Oliver Turvey o sexto. Sam Bird, Nathanael Berthon, Stephane Sarrazin e Robin Frijns completaram o top 10 em Pequim.
Frinjs e Sarrazin foram beneficiados pela punição a Daniel Abt. O piloto alemão recebeu uma penalidade por tempo em razão de um erro na saída dos boxes durante o pit stop obrigatório, caindo de nono para 12º.
Piquet não conseguiu se livrar dos problemas de rendimento e nem da última posição, cruzando a linha de chegada na 15ª posição, o último entre os que concluíram a prova de abertura da segunda temporada da F-E.
Confira o resultado final:
Pos. | Driver | Team | Delay |
1 | Sebastien Buemi | Renault e.Dams | 26 laps |
2 | Lucas di Grassi | ABT Schaeffler Audi Sport | 11.0 |
3 | Nick Heidfeld | Mahindra | 15.7 |
4 | Loic Duval | Dragon | 16.0 |
5 | Jerome d'Ambrosio | Dragon | 16.5 |
6 | Oliver Turvey | NEXTEV TCR | 39.5 |
7 | Sam Bird | DS Virgin | 47.5 |
8 | Nathanael Berthon | Team Aguri | 58.6 |
9 | Stephane Sarrazin | Venturi | 1'07.8 |
10 | Robin Frijns | Andretti | 1'09.2 |
11 |
Daniel Abt |
ABT Schaeffler Audi Sport |
1'13.4 |
12 | Jean-Eric Vergne | DS Virgin | 1'31.0 |
13 | Bruno Senna | Mahindra | 1'50.8 |
14 | Jacques Villeneuve | Venturi | 1 Lap |
15 | Nelson Piquet | NEXTEV TCR | 2 Laps |
Ret | Nicolas Prost | Renault e.Dams | |
Ret | Antonio Felix da Costa | Team Aguri | |
Ret | Simona de Silvestro | Andretti |
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