Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Altas cargas laterais e muita velocidade: Hankook encara Cascavel com a Stock Car e a Turismo Nacional

Na pista mais rápida do calendário, fornecedora sul-coreana encara o desafio de alto desgaste e promete desempenho constante em todas as condições

Turismo Nacional terá corrida de 3 horas, também colocando pneus à prova
(Rafael Gagliano/Vicar)

Turismo Nacional terá corrida de 3 horas, também colocando pneus à prova(Rafael Gagliano/Vicar)

Foto de: Rafael Gagliano

A cidade de Cascavel (PR) recebe, neste fim de semana (23 a 25 de maio), a segunda etapa da temporada 2025 da Stock Car Pro Series e da Turismo Nacional. E para a Hankook, fornecedora oficial de pneus das duas categorias, será mais uma prova de resistência, desempenho e confiabilidade em uma das pistas mais exigentes do Brasil.

Leia também:

O traçado do Autódromo Internacional Zilmar Beux é o mais veloz do calendário da Stock Car, com destaque para a famosa Curva do Bacião — um trecho de alta velocidade e raio longo, onde os carros ultrapassam 200 km/h em forte carga lateral, especialmente no lado esquerdo do carro. Com asfalto abrasivo e um traçado que promove altas cargas, Cascavel é reconhecida como um dos circuitos que mais exigem dos pneus ao longo da temporada.

Após o desempenho promissor na etapa de abertura em Interlagos, quando os novos carros da geração SUV já baixaram em dois segundos os tempos de volta em relação à geração anterior, há expectativa de que mais recordes sejam quebrados neste fim de semana. O atual recorde da pista de 3.058 metros, de 1min00s838 (média de 180,9 km/h), data de 2017, ainda com os modelos sedãs da penúltima geração.

Para Leandro Figueiredo, técnico de Garantia e Qualidade da Hankook, o desempenho dos compostos será novamente colocado à prova. “Cascavel impõe um teste duro ao conjunto carro-piloto-pneu. O traçado veloz, combinado com o asfalto abrasivo, exige muito dos pneus, principalmente do lado direito. É uma das pistas que mais desafiam o desempenho térmico e mecânico dos compostos. Mesmo sob temperaturas ambientes variando entre 16°C e 26°C, que aumentam o nível de exigência, os pneus Hankook devem entregar performance consistente do início ao fim das corridas”, destacou.

Na Stock Car, Felipe Fraga chega à etapa como líder do campeonato após vencer a corrida inicial em Interlagos. Seu companheiro na Eurofarma RC, Gaetano di Mauro, foi o segundo colocado, completando a dobradinha na reestreia da Mitsubishi na categoria. Guilherme Salas, Felipe Baptista e Lucas Foresti completam os cinco primeiros na tabela de classificação.

Semislicks Hankook em desafio de longa duração - Na Turismo Nacional, a Hankook também tem um fim de semana especial pela frente. A categoria dos carros de entrada do mercado nacional volta ao local onde nasceu, com direito a uma corrida endurance de três horas de duração no sábado — disputada em duplas ou trios. Além disso, a etapa em Cascavel também terá duas corridas sprint no domingo, válidas como complemento da primeira etapa.

Com pneus Hankook Ventus RS4 195/50 R15 para a TN e Ventus F200 300/680 R18 para a Stock Car, a fornecedora sul-coreana terá seu desempenho testado ao máximo — especialmente após o salto de performance mostrado em São Paulo. Em Interlagos, por exemplo, os tempos da Turismo Nacional baixaram mais de quatro segundos em relação ao ano anterior. Agora, em Cascavel, a expectativa é que o recorde da pole position de Arthur Scherer (1min17s730 em 2024) também seja superado.

Na classificação geral da Turismo Nacional, João Cardoso lidera a classe A com 46 pontos, seguido por Pablo Alves e Pedro Bürger. Na classe B, Augusto Sangalli encabeça a tabela, com Gabriel Moura e Vasco Pedro na sequência.

As atividades de pista em Cascavel começam já na quinta-feira (22), com treinos extras da Stock Car Pro Series e da Turismo Nacional. Na sexta-feira (23), os carros retornam à pista para os primeiros treinos livres e o shakedown da Stock Car. No sábado (24), a classificação da principal categoria do país acontece às 8h30, seguida da corrida de endurance da TN e da sprint da Stock Car às 15h10. No domingo (25), a Turismo Nacional disputa duas corridas curtas a partir das 10h15, enquanto a corrida principal da Stock Car fecha o fim de semana às 14h10, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV, YouTube da Stock Car e plataformas digitais.

TELEMETRIA com RICO PENTEADO! Que esperar de MÔNACO: Max X McLaren? Diretrizes da FIA, BORTOLETO e +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Rafael Suzuki aprova estreia no GT World Challenge Europa
Próximo artigo Adriane Galisteu terá documentário sobre relacionamento com Senna

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros