Mohammed ben Sulayem é eleito novo presidente da FIA, sucedendo Jean Todt

Ex-piloto dos Emirados Árabes Unidos é o primeiro não-europeu a ocupar o cargo máximo do automobilismo mundial

Mohammed ben Sulayem é eleito novo presidente da FIA, sucedendo Jean Todt
Carregar reprodutor de áudio

Nesta sexta-feira (17), a Federação Internacional de Automobilismo realizou a eleição que definiu a nova gestão do principal órgão regulador do esporte a motor no mundo. Mohammed ben Sulayem foi eleito o novo presidente, assumindo o cargo no lugar de Jean Todt após 12 anos.

Todt completou seu terceiro e último termo como presidente da FIA neste ano, e agora passará o comando do automobilismo a Sulayem, de 60 anos, após a eleição na Assembleia Geral.

Leia também:

Sulayem derrotou Graham Stoker, que era o candidato da situação, sendo vice-presidente desportivo da gestão Todt, vencendo com 61,6% dos votos.

O emiradense teve uma longa carreira como piloto de Rally, vencendo por 14 vezes o Campeonato de Rally do Oriente Médio, sancionado pela FIA, antes de trocar os carros pelos cargos administrativos. Ele foi o primeiro árabe eleito ao Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA, servindo anteriormente como vice-presidente desportivo na Federação.

Em 2009, ele também supervisionou a adição do GP de Abu Dhabi ao calendário da Fórmula 1, além de sua primeira edição.

Sua eleição marca um momento inédito na história da Federação, sendo o primeiro não-europeu a ocupar o cargo máximo da FIA, tendo o apoio de confederações nacionais importantes em sua campanha, como a do Reino Unido.

Falando ao Motorsport.com mais cedo neste ano como parte da série #ThinkingForward, Sulayem sentia que havia uma necessidade de expandir o esporte, tornando-o mais acessível ao redor do mundo, incentivando campeonatos regionais que ajudem a trazer jovens talentos para as corridas.

"Eu pretendo criar caminhos melhores e mais acessíveis para jovens pilotos", disse em julho. "Essa é a mudança. Você não pode apenas repetir o que o presidente anterior fez, porque não vai funcionar. Os desafios são diferentes".

"Como eu disse, o panorama está mudando, mas isso não me fará mudar do principal: criar caminhos melhores e mais acessíveis para os jovens".

Final MANIPULADA? Giaffone OPINA sobre POLÊMICA de Abu Dhabi e analisa CONFUSÕES de MASI na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
Alejando Agag, fundador da Fórmula E, fala sobre como Todt ajudou a garantir o futuro do automobilismo
Artigo anterior

Alejando Agag, fundador da Fórmula E, fala sobre como Todt ajudou a garantir o futuro do automobilismo

Próximo artigo

F1: Brasileira, esposa de Ecclestone assume cargo de vice-presidência na FIA; conheça

F1: Brasileira, esposa de Ecclestone assume cargo de vice-presidência na FIA; conheça