Ganassi vê Halo somente como solução a curto prazo na Indy
De acordo com um dos nomes mais fortes da Indy, próxima geração de carros da categoria precisa dar atenção maior na proteção de cockpits
A discussão sobre proteção de cockpits está longe de terminar e não fica restrita somente à F1. Na Indy, o assunto ganhou intensidade no ano passado também, após a morte de Justin Wilson. Com novos conceitos sendo apresentados e até testados na F1, outras vozes também ecoam suas opiniões sobre o tema.
Chip Ganassi, dono da equipe que tem o atual campeão da Indy, colocou sua colher na discussão.
"Todos querem manter a integridade do esporte, a história e a tradição, mas ao mesmo tempo não queremos ferir os pilotos."
"Portanto, a próxima área de desenvolvimento de qualquer monoposto tem que ser o entorno dos cockpits e ver o que podemos fazer. Em último caso vamos precisar de uma solução global, que una todas as competições de monoposto do mundo."
Sobre o prazo para isso acontecer, Ganassi acrescentou: "precisamos de uma solução de curto e também uma a longo prazo. A longo prazo é, obviamente, um carro novo. Você está falando de um redesenho da célula, que demora provavelmente dois, três, quatro anos para ficar pronto. Mas é algo que temos que fazer."
"Não algo da noite para o dia. Muitas pessoas boas e inteligentes estão pensando sobre o assunto e existem boa soluções."
Ganassi disse que seus pensamentos não estavam limitados a apenas na proteção da cabeça dos pilotos
"[Os desenhos] terão que envolver uma nova célula de sobrevivência como um todo, se quiserem proteger os pilotos."
Halo como solução a curto prazo
Ganassi não fugiu da resposta quando o assunto foi o Halo, conceito testado pela Ferrari recentemente.
"Eu gostaria de ver primeiro, mas se pudermos resolver essa questão de onde o arco possa ser colocado, seria melhor. Talvez pudéssemos executar algo diferente nos ovais, não sei."
No entanto, ele não acredita que o Halo seja a solução a longo prazo.
"Poderia ser algo simples como uma versão moderna dos primeiros carros da Penske e com um pára-brisas mais alto", disse ele. "Gosto do Halo, mas ele não barra detritos pequenos vindo até você, como cabeças de parafusos, que podem ser tão perigoso como os grandes pedaços de detritos."
"Então nós vamos solucionar 75% ou ir para a solução de 100%? Eu não sei. Mas precisamos ter as discussões agora. "
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.