Indy 500 deve ter mais de 35 inscritos
Segundo apurado pelo Motorsport.com, prova mítica terá aumento no número de inscrições para 102ª edição
O novo pacote aerodinâmico universal e a redução nos custos ajudaram a Indy a quase completar a capacidade do grid, com 31 carros já confirmados e vários outros a serem anunciados nas próximas semanas.
A corrida de abertura de temporada em São Petersburgo viu Oriol Servia ser confirmado em uma vaga na Rahal Letterman Lanigan Racing em conjunto com a Scuderia Corsa.
A crescente lista de entrada reativou o debate sobre Bump Day (parte do quali que elimina aqueles pilotos excedentes do grid) e se a Indy deve relaxar o limite de 33 carros.
O tricampeão da CART e chefe da Rahal Letterman Lanigan Racing, Bobby Rahal, diz que a Indy deve manter seu máximo atual.
"Certamente, o processo de classificação é diferente agora do que costumava ser", disse Rahal. "Mas eu ainda penso se o Bump Day é no sábado, há muita pressão.”
"Já passei por esse processo antes. Eu posso dizer que não é divertido ser um desses caras da bolha. Não tenho certeza de quantas entradas existem até agora para a Indy 500. 34, 35? Agora, há dois lugares que ainda não foram anunciados.”
"Acho o Bump Day importante para a Indy 500 porque sempre foi uma parte grande, as histórias, quantas pessoas falharam, quantos conseguiram no último segundo.”
"Isso acrescenta drama certamente, e acho que isso entra no folclore das 500 Milhas.”
"Se escreve muito sobre as 500 Milhas, sobre a própria corrida. Mas, claramente, ao longo dos anos, todo o processo de classificação tem sido uma história tão dinâmica como a própria corrida."
Nos últimos 80 anos, apenas duas edições da Indy 500 - 1979 e 1997 - viram mais de 33 carros largando.
Art St. Cyr, chefe da Honda Performance Developments, acrescentou que seria importante que a tradição fosse protegida e que mais de 33 carros tentassem se qualificar.
"Francamente, nunca esperamos que nenhum dos nossos carros realmente seja atingido quando se trata deste limite", disse ele.
"Isso faz parte da tradição. Isso aumenta a emoção da classificação, é a maior corrida do mundo.”
"Deve haver algum estresse e algum trabalho duro que exige que você realmente entre naquela corrida. Gostaríamos de ter mais de 33 carros, então há algum impacto naquela corrida."
Mark Kent, diretor da GM Racing, no fim de semana passado, disse que a Chevrolet estará preparada para fornecer unidades Ilmor a mais de 17 carros.
"Se a história se repetir, 33 carros vão largar" brincou ele no sábado. "Eu acho que nos últimos anos houve 33 ou 34 carros que tentaram começar a corrida.
"Imagino que provavelmente será 17/17 entre Honda/Chevrolet. Se houver mais carros que desejam se classificar, estamos definitivamente em posição de apoia-los."
JR Hildebrand, sem um assento em tempo integral neste ano, será iminentemente confirmado como o segundo piloto da Dreyer & Reinbold Racing, ao lado de Sage Karam, e mesmo antes da temporada começar, o dono do time vencedor de São Petersburgo, Dale Coyne, disse que Pippa Mann é praticamente o quarto carro da DCR.
O ex-piloto da Schmidt Peterson Motorsports, Mikhail Aleshin, estava procurando um lugar na Indy 500 durante as férias, enquanto que James Davison possivelmente em conjunto com a Jonathan Byrd’s Racing encontrará uma equipe em tempo integral para se associar.
Sabe-se que o piloto da Indy Lights, Juan Piedrahita também possui orçamento para a Indy.
A Team-wise, AJ Foyt Racing e, possivelmente, Harding Racing indicaram interesse em adicionar mais uma entrada exclusiva para a Indy 500.
Inscritos para a Indy 500 até agora
Team Penske-Chevrolet: Josef Newgarden, Simon Pagenaud, Will Power, Helio Castroneves
Chip Ganassi Racing-Honda: Scott Dixon, Ed Jones
Rahal Letterman Lanigan Racing-Honda: Graham Rahal, Takuma Sato, Oriol Servia (Scuderia Corsa)
Andretti Autosport-Honda: Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay, Marco Andretti, Zach Veach, Stefan Wilson, Carlos Munoz
Schmidt Peterson Motorsports-Honda: James Hinchcliffe, Robert Wickens, Jack Harvey (Michael Shank Racing)
Dale Coyne Racing-Honda: Sebastien Bourdais, Pietro Fittipaldi, Conor Daly, TBA
Ed Carpenter Racing-Chevrolet: Spencer Pigot, Ed Carpenter, Danica Patrick
AJ Foyt Racing-Chevrolet: Tony Kanaan, Matheus Leist
Carlin Racing-Chevrolet: Max Chilton, Charlie Kimball
Harding Racing-Chevrolet: Gabby Chaves
Juncos Racing-Chevrolet: Kyle Kaiser
Dreyer & Reinbold Racing-Chevrolet: Sage Karam, TBA
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.