Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
25 dias
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
39 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
81 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
88 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
102 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
109 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
123 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
137 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
144 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
158 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
172 dias

Hamilton revela visita a Lauda antes de morte e que relê mensagens de texto entre os dois

compartilhar
comentários
Hamilton revela visita a Lauda antes de morte e que relê mensagens de texto entre os dois
Por:
Co-autor: Jonathan Noble
28 de dez de 2019 12:47

Hexacampeão mundial de Fórmula 1 diz que sente falta do apoio de Niki Lauda e que ainda revisita mensagens antigas entre os dois

Niki Lauda morreu na semana do GP de Mônaco, com a Mercedes o homenageando com uma estrela vermelha na tampa do motor e o halo vermelho no W10, além de Lewis Hamilton também usar um capacete especial.

Hamilton já havia admitido ter lutado contra "demônios" mentais durante a temporada de 2019 por causa da morte de Lauda e do acidente fatal do piloto de Fórmula 2, Anthoine Hubert, durante o fim de semana do GP da Bélgica.

Leia também:

Hamilton disse a um grupo seleto de jornalistas, incluindo o Motorsport.com, que tem saudade das conversas com Lauda.

"Sinto falta de receber suas mensagens de texto. Sinto falta de compartilhar os vídeos de corridas, e ainda tenho muitas de nossas conversas e, de vez em quando, as releio.”

"Mas, novamente, sem o apoio dele, eu provavelmente não teria chegado a esse time. Sem o apoio dele, eu ainda não estaria aqui. Não acho que esse time teria tido sucesso sem seu apoio."

"Indo para a luta, acelerando e quebrando tudo. Era nisso que ele era o melhor. Mas também sendo real comigo. Tínhamos um verdadeiro campeão que entendia a dificuldade de entregar resultados em um final de semana e quando você cometer um erro.”

"É aí que ele foi um pilar tão grande para mim. Sinto muita falta dele.”

Hamilton se lembrou inicialmente de Lauda "dizendo certas coisas sobre mim na TV e realmente não tendo uma ótima opinião" antes das discussões sobre uma mudança para Mercedes.

"De repente, eu estava nessa posição em que eu tinha que tomar uma grande decisão na minha vida e Niki estava ao telefone comigo", disse Hamilton. "Pensei: 'Uau, estou falando com um tricampeão do mundo', e eu realmente não o conhecia, então não podia dizer que confio nesse cara ao telefone.”

"Mas então me sento com Ross [Brawn] e sento com Niki em um quarto de hotel, e seguimos nossa jornada. Gostaria de pensar que crescemos em nos amar como amigos.”

Hamilton também disse que foi ver Lauda pouco antes de ele morrer.

"Foi realmente difícil vê-lo", continuou Hamilton. "Estávamos enviando vídeos um para o outro, e eu o tinha visto em seu maior desafio, ele voltou e estava em uma cadeira de rodas e eu estava realmente esperançoso."

"E então ele teve outra queda e começou a piorar. E foi quando fui vê-lo. Ainda era um choque ver seu companheiro em uma cama, conectado a aparelhos. E eu já tinha visto essa situação antes, minha tia morreu de câncer.”

"Mas é sempre um choque. E você podia ver o espírito dele, esse espírito brilhante dele ainda brilhando, mas estava começando a escurecer um pouco, sabia?”

"E o espírito de luta dele estava começando a escurecer, o que é natural quando você está passando por uma batalha tão longa. Então isso me atingiu."

Relembre todos os carros que Niki Lauda correu na F1

Galeria
Lista

1971, March 711

1971, March 711
1/31

Foto de: Divulgacao

Foi com esse carro que Lauda estreou na Fórmula 1 no GP de seu país em 1971

1971, March 711

1971, March 711
2/31

Foto de: Divulgacao

Lauda disputou apenas a corrida da Áustria em 1971

1972, March 721

1972, March 721
3/31

Foto de: LAT Images

Na temporada seguinte, Lauda (à frente) fez sua primeira temporada completa a bordo do March 721

1973, BRM P160

1973, BRM P160
4/31

Foto de: LAT Images

Em sua segunda temporada completa na Fórmula 1, Lauda correu pela BRM e impressionou a ponto de chamar a atenção de Enzo Ferrari

1974, Ferrari 312B3

1974, Ferrari 312B3
5/31

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Tanto que, em 1974, o austríaco foi contratado pelo time de Maranello

1974, Ferrari 312B3

1974, Ferrari 312B3
6/31

Foto de: LAT Images

Em seu primeiro ano em uma equipe de ponta, Lauda teve o suiço Clay Regazzoni como companheiro

1974, Ferrari 312B3

1974, Ferrari 312B3
7/31

Foto de: LAT Images

Aquele ano marcou a primeira vitória do austríaco, no GP da Espanha

1974, Ferrari 312B3

1974, Ferrari 312B3
8/31

Foto de: LAT Images

Lauda terminou a temporada em quarto. O brasileiro Emerson Fittipaldi foi o campeão, conquistando, com a McLaren, seu segundo título

1975, Ferrari 312T

1975, Ferrari 312T
9/31

Foto de: LAT Images

Em 1975, porém, Lauda "destronaria" Fittipaldi. A bordo do novo carro da Ferrari, o austríaco brilhou

1975, Ferrari 312T

1975, Ferrari 312T
10/31

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Com mais um ano de muita consistência e velocidade, Lauda voou para conquistar o primeiro de seus três títulos mundiais

1975, Ferrari 312T

1975, Ferrari 312T
11/31

Foto de: LAT Images

Lauda foi campeão com 64,5 pontos. Fittipaldi foi vice com 45

1976, Ferrari 312 T2

1976, Ferrari 312 T2
12/31

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Depois de conquistar seu primeiro título, o austríaco chegou à temporada seguinte com vontade de defender sua posição

1976, Ferrari 312 T2

1976, Ferrari 312 T2
13/31

Foto de: LAT Images

O ano de 1976 começou bem, com grande confiabilidade do carro da Ferrari, melhor que a concorrente McLaren

1976, Ferrari 312 T2

1976, Ferrari 312 T2
14/31

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ao longo da temporada, porém, o carro da equipe britânica melhorou e James Hunt se colocou como rival de Lauda na busca pelo título

Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren

Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
15/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Os dois construíram uma grande rivalidade, mas eram amigos. A relação de ambos é retratada no filme "Rush"

Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren

Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
16/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

No fim das contas, Hunt aproveitou a ausência de Lauda em algumas etapas por conta do acidente do austríaco em Nurburgring para somar pontos importantes e chegar à etapa final, em Fuji, com condições de vencer. Lauda acabou desistindo da corrida chuvosa em função das condições perigosas e Hunt chegou em terceiro para faturar seu primeiro e único título

1977, Ferrari 312T2

1977, Ferrari 312T2
17/31

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Na temporada seguinte, Lauda veio com fome para retomar o título

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Niki Lauda, Ferrari 312T2
18/31

Foto de: LAT Images

Dito e feito: o austríaco retomou a coroa em sua segunda, superando de vez as sequelas psicológicas do grave acidente do ano anterior

1978, Brabham BT45C

1978, Brabham BT45C
19/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1978, Lauda foi para a Brabham

1978, Brabham BT46

1978, Brabham BT46
20/31

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

A equipe era comandada por Bernie Ecclestone

1978, Brabham BT46B Alfa Romeo

1978, Brabham BT46B Alfa Romeo
21/31

Foto de: LAT Images

O motivo da saída para a Ferrari foi a procura da equipe italiana pelo argentino Carlos Reutemann após o acidente de Lauda em 1976

1978, Brabham BT46B

1978, Brabham BT46B
22/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Um dos carros da Brabham em 78 chamava a atenção por sua traseira

1979, Brabahm BT48

1979, Brabahm BT48
23/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

No ano seguinte, a equipe seguiu sem condições de levar Lauda à disputa pelo título

1979, Brabham BT48

1979, Brabham BT48
24/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foi nessa época que o austríaco começou a intensificar seus empreendimentos em sua companhia aérea

1979, Brabham BT48 Alfa Romeo

1979, Brabham BT48 Alfa Romeo
25/31

Foto de: LAT Images

No fim daquela temporada, Lauda deixaria a F1 para tocar seus negócios

1982, McLaren MP4

1982, McLaren MP4
26/31

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Após dois anos afastado da categoria, Lauda foi persuadido por Ron Dennis a retornar, desta vez pela McLaren. Lauda foi quinto em sua primeira temporada após o retorno à F1

1983, McLaren MP4B

1983, McLaren MP4B
27/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

O terceiro título acabou não vindo no ano seguinte, em 1983, mas estava próximo

1984, McLaren MP4\2

1984, McLaren MP4\2
28/31

Foto de: LAT Images

Na temporada 1984, Lauda finalmente conquistou seu terceiro e último título mundial

1984, McLaren MP4/2

1984, McLaren MP4/2
29/31

Foto de: LAT Images

Em batalha com o novo companheiro Alain Prost, o veterano de 35 anos levou a melhor por apenas meio ponto: 72 a 71,5

1985, McLaren MP4/2B

1985, McLaren MP4/2B
30/31

Foto de: LAT Images

1985 começou com uma série de abandonos de Lauda, o que complicou a temporada do tricampeão - e a relação com Ron Dennis

Alain Prost e Niki Lauda, McLaren MP4/2B

Alain Prost e Niki Lauda, McLaren MP4/2B
31/31

Foto de: LAT Images

O austríaco ainda conquistou sua 25ª e última vitória na F1, no GP da Holanda, em Zandvoort. Prost (à frente) chegaria ao primeiro de seus quatro títulos naquele ano

Próximo artigo
Confira quais foram os pilotos mais indisciplinados da F1 em 2019

Artigo anterior

Confira quais foram os pilotos mais indisciplinados da F1 em 2019

Próximo artigo

Montezemolo vê Leclerc como futuro campeão da Ferrari mas reitera papel de pilotos em servir equipe

Montezemolo vê Leclerc como futuro campeão da Ferrari mas reitera papel de pilotos em servir equipe
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Tom Errington