Kubica fará teste de novato no DTM com BMW em Jerez
Polonês terá primeiro contato com carro da BMW, mas equipe cliente da Audi também pode ser uma opção

Robert Kubica guiará para a BMW no próximo teste de novatos do DTM em Jerez, de 10 a 13 de dezembro. O polonês, que foi substituído por Nicolas Latifi na Williams em 2020, já definiu sua ambição de combinar um papel nos simuladores de F1 com um programa de competições.
Como revelado pelo Motorsport.com no início deste ano, o staff de Kubica entrou em contato com a Audi ao avaliar seu futuro pós-F1, mas o chefe, Dieter Gass, indicou que o fabricante provavelmente manterá sua formação para 2020.
Leia também:
Mas a BMW está passando por uma revisão de sua estrutura e formação de pilotos, potencialmente abrindo a porta para um assento, depois que Kubica indicou que correr no DTM seria provável.
Kubica já havia testado um carro de DTM antes, tendo pilotado um Mercedes V8 em 2013 em um teste que impressionou o fabricante.
"Gostaria de agradecer à BMW Motorsport pela oportunidade de testar em Jerez com o BMW M4", disse Kubica, que esteve com a BMW na F1 entre 2006 e 2009.
"Eu estou ansioso pelo teste e por conhecer o carro do DTM com seu motor turbo. Posso imaginar um futuro no DTM.”
"Estou à procura de um novo desafio e o DTM é certamente isso. A categoria tem um grid de primeira classe e o padrão de condução é extremamente alto. No entanto, devemos primeiro esperar e ver como eu me saio no teste."
O chefe do automobilismo da BMW, Jens Marquardt, acrescentou: "Estamos felizes em oferecer a Robert Kubica a oportunidade de participar do teste de Jerez.”
"Robert é um grande nome no cenário internacional do automobilismo, com muita experiência em categorias de primeira linha, como a Fórmula 1.
"Agora estamos muito curiosos para ver como ele se sai no teste ao volante de um carro de turismo - o nosso BMW M4 DTM."
O Motorsport.com apurou que Kubica também poderia testar potencialmente para a equipe WRT, cliente da Audi.
A Audi deseja que o ex-piloto do Europeu de Fórmula 3, Jonathan Aberdein, permaneça próximo da marca depois de um promissor primeiro ano no DTM, enquanto que o futuro do piloto de desenvolvimento da Haas, Pietro Fittipaldi, parece menos claro, apesar de seu interesse em permanecer na categoria.
A equipe privada WRT exige pilotos com apoio financeiro, tornando Kubica - que trouxe cerca de € 15 milhões para a Williams em 2019 - um candidato atraente.
O principal patrocinador da Kubica, a PKN Orlen, é um fator adicional que deve ser considerado, pois a empresa deseja permanecer na F1 em algum formato.
Relembre a carreira de Robert Kubica na F1

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Renault F1

Foto de: Renault F1

Foto de: Sutton Motorsport Images

Com o # 46 no RS17 da Renault, Kubica foi o quarto no seu retorno. Deu mais de 140 voltas com o volante modificado para se adaptar às suas condições. Ele deixou uma impressão muito boa e abriu novamente a possibilidade de um retorno em 2018. p>
Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Com a saída de Stroll e depois de deixar de lado Sirotkin, a Williams queria um parceiro experiente para o jovem Russell, que assinou para 2019. Robert foi finalmente escolhido e nove anos depois se tornou parte do grid. p>
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

F1: Chefe da Haas diz que Pietro Fittipaldi deve seguir na equipe
Kubica é confirmado como piloto do DTM pela BMW
