Indy: Herta vence GP caótico em Indianápolis repleto de incidentes
Prova no misto de Indianápolis cruzou a marca de duas horas de duração


Colton Herta venceu neste sábado pela primeira vez na temporada 2022 da Indy, após largar em 14º e apostando duas vezes na estratégia em uma corrida doida, levando o piloto da Andretti-Autosport Honda a bater Simon Pagenaud e Will Power.
Com uma corrida molhada sendo declarada devido à pista úmida, os pilotos usaram as voltas de aquecimento para procurar as poças d'água e olhando potenciais pontos de ultrapassagem. As linhas secas começavam a surgir, mas as curvas 7 e 10 seguiam muito desafiadoras.
O começo foi limpo, mas Power acabou sendo ultrapassado de ambos os lados por Palou e Newgarden na curva 7, enquanto Pato se aproximava. Mesmo se recuperando, Power ainda errou a chicane da curva 5, permitindo que Rosenqvist subisse para terceiro, antes de um momento de dobradinha da Arrow McLaren.
Herta e Sato, que largaram em 14º e 13º, tinham menos a perder e pararam para colocar os pneus vermelhos da Firestone já na volta 3, o que levou outros pilotos da frente a fazer o mesmo. O ritmo de Herta com os slicks era tão forte que ele rapidamente começou a ganhar terreno.
A full course yellow apareceu na volta 8 após Kirkwood rodar e Palou ir parar na grama. O atual campeão conseguiu voltar à pista, mas seu motor acabou morrendo, precisando de ajuda. Ele conseguiu continuar, mas uma volta atrás.
Na relargada, na volta 11, Herta passou as duas McLarens, Power, Daly e Newgarden. Mas a corrida de Newgarden chegou ao fim logo, devido ao incidente com Rossi no giro seguinte.
Após mais uma amarela, a prova foi reiniciada na volta 25 e, neste momentom O'Ward tratou de não deixar Herta disparar, mantendo-se a menos de um segundo da Andretti, com Rosenqvist tambpem ficando próximo.
Herta fez a volta mais rápida antes de parar na volta 32 para pneus vermelhos novos, e Sato também foi aos boxes. Na sequência, foi a vez de O'Ward, Rossi e Power, com os dois últimos tendo paradas bem lentas.
Rosenqvist saiu dos boxes ao lado de Herta, mas Herta tinha o lado de dentro na segunda curva, garantindo a frente. Mas o sueco havia conseguido superar o companheiro de equipe O'Ward. Mais atrás, Dixon ficou sem combustível ao tentar dar mais uma volta e teve problemas ao voltar ao pitlane, enquanto Kellet rodou com seu Foyt na curva 6, precisando de ajuda.
A relargada na volta 42 deu tão errado que a amarela logo foi acionada. O'Ward tentou assar Rosenqvist por dentro e também passar Herta na frenagem. Forçado a fazer uma curva muito ousada, ele rodou e perdeu a asa dianteira ao tocar em Rosenqvist. Ele conseguiu sair sem assistência, mas o carro de Rosenqvist ficou parado. Sato teve que ir pra a grama para evitá-los, mas rodou ao voltar à pista.
As amarelas seguiram aparecendo, com uma de maior duração na reta final da corrida devido a uma rodada de VeeKay. A chegada da chuva levou os líderes aos boxes para pneus de pista molhada, com poucos pilotos apostando em seguir na pista.
A corrida passava da marca de duas horas e a chuva seguia. O'Ward mantinha a aposta de ficar na pista com slicks, mas rodou na curva 1 a oito minutos do fim, caindo para quarto e permitindo a aproximação de Pagenaud e Power em cima de Herta.
Na relargada a sete minutos do fim, os três escaparam na frente e mais uma amarela, causada por uma batida de Montoya, encerrou a corrida mais cedo. Herta triunfou após liderar 50 das 75 voltas realizadas, com Pagenaud em segundo e Power em terceiro para assumir a liderança do campeonato.
P | Piloto | Voltas | Dif. | Pits | Voltas Lideradas | Motor | Equipe |
1 | Colton Herta | 75 |
| 4 | 50 | Honda | Andretti Autosport |
2 | Simon Pagenaud | 75 | 3.0983 | 4 | Honda | Meyer Shank Racing | |
3 | Will Power | 75 | 7.1538 | 4 | Chevy | Team Penske | |
4 | Marcus Ericsson | 75 | 7.8193 | 6 | 10 | Honda | Chip Ganassi Racing |
5 | Conor Daly | 75 | 9.6535 | 4 | Chevy | Ed Carpenter Racing | |
6 | Felix Rosenqvist | 75 | 11.0949 | 5 | 4 | Chevy | Arrow McLaren SP |
7 | Takuma Sato | 75 | 11.4814 | 4 | Honda | Dale Coyne Racing with RWR | |
8 | Callum Ilott | 75 | 11.5104 | 5 | Chevy | Juncos Hollinger Racing | |
9 | Christian Lundgaard | 75 | 11.8047 | 6 | Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing | |
10 | Scott Dixon | 75 | 13.9916 | 3 | Honda | Chip Ganassi Racing | |
11 | Alexander Rossi | 75 | 16.7300 | 5 | Honda | Andretti Autosport | |
12 | David Malukas | 75 | 17.9817 | 5 | Honda | Dale Coyne Racing with HMD | |
13 | Jack Harvey | 75 | 19.5748 | 4 | Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing | |
14 | Helio Castroneves | 75 | 24.4881 | 4 | Honda | Meyer Shank Racing | |
15 | Tatiana Calderon | 74 | 48.6230 | 5 | 1 | Chevy | AJ Foyt Enterprises |
16 | Graham Rahal | 74 | 64.7127 | 5 | Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing | |
17 | Romain Grosjean | 74 | 1 LAPS | 5 | Honda | Andretti Autosport | |
18 | Alex Palou | 74 | 1 LAPS | 7 | Honda | Chip Ganassi Racing | |
19 | Pato O'Ward | 74 | 68.7936 | 4 | 5 | Chevy | Arrow McLaren SP |
20 | Scott McLaughlin | 74 | 70.9931 | 4 | 5 | Chevy | Team Penske |
21 | Devlin DeFrancesco | 73 | 2 LAPS | 5 | Honda | Andretti Steinbrenner Autosport | |
22 | Juan Pablo Montoya | 72 | Contact | 4 | Chevy | Arrow McLaren SP | |
23 | Jimmie Johnson | 72 | 2 LAPS | 6 | Honda | Chip Ganassi Racing | |
24 | Rinus VeeKay | 72 | In Pit | 6 | Chevy | Ed Carpenter Racing | |
25 | Josef Newgarden | 59 | 15 LAPS | 5 | Chevy | Team Penske | |
26 | Kyle Kirkwood | 53 | Contact | 5 | Chevy | AJ Foyt Enterprises | |
27 | Dalton Kellett | 34 | Contact | 2 | Chevy | AJ Foyt Enterprises |
COMEÇO DO FIM? Vettel se diz HIPÓCRITA e questiona se vale ficar na F1; entenda o 'DILEMA' do alemão
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.