Relato de classificação
Indy Pocono

Na briga pela taça, Castroneves é pole; Kimball sofre acidente

Brasileiro lidera trifeta da equipe de Roger Penske e dá passo importante para obter bom resultado no trioval; Montoya, líder do campeonato, larga apenas em 19º

Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet

Foto de: IndyCar Series

Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet
Charlie Kimball, Chip Ganassi Racing Chevrolet crashes
Graham Rahal, Rahal Letterman Lanigan Racing
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet
Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Simon Pagenaud, Team Penske Chevrolet
Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Takuma Sato, A.J. Foyt Enterprises
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet
Josef Newgarden, CFH Racing Chevrolet
Simon Pagenaud, Team Penske Chevrolet

Em uma tarde dominada pela Penske, Helio Castroneves conquistou a pole position para as 500 Milhas de Pocono, penúltima prova da temporada 2015 da Indy. O brasileiro, quarto colocado na tabela de pontos e um dos candidatos ao título, superou Simon Pagenaud e Will Power para liderar o 1-2-3 do time comandado por Roger Penske no trioval norte-americano.

Dos postulantes à taça, o mais próximo do brasileiro no grid é Graham Rahal, vice-líder da temporada, que larga em quinto. Scott Dixon, terceiro na tabela, larga em 11º, logo à frente de Tony Kanaan. Nenhum deles, entretanto, teve uma tarde tão ruim quanto a do líder do campeonato, Juan Pablo Montoya. Sem a mesma velocidade dos companheiros de equipe, o colombiano parte apenas em 19º.

O treino

Ed Carpenter foi o primeiro a entrar na pista e ficou com a média de 216.315 mph, foi facilmente batida por Power, que registrou 220.398 mph nas duas voltas lançadas. Após oito carros terem entrado na pista, a marca do australiano seguia imbatível. O mais próximo de Power era Josef Newgarden, com 220.141 mph.

Para destronar Power foi necessário outro carro da Penske entrar no trioval. Simon Pagenaud, 12 º a fazer as voltas de classificação, ficou com a média de 220.485 mph e roubou a ponta do atual campeão da categoria. Na sequência, Charlie Kimball entrou na pista e, no final da primeira volta, escapou de traseira e bateu forte no muro da curva 3. Nada aconteceu com o piloto, apesar de o #83 ter ficado significativamente danificado.

 

 

Com a batida do piloto da Ganassi, a classificação teve que ser interrompida por mais de uma hora para que o alambrado – danificado no acidente – passasse por reparos. A esta altura, 12 carros haviam registrado voltas rápidas e a ordem era a seguinte: Pagenaud, Power, Newgarden, Takuma Sato, Sebastien Bourdais, James Jakes, Gabby Chaves, Pippa Mann, Ryan Briscoe, Sage Karam, Carpenter e Marco Andretti.

Carlos Muñoz reiniciou as ações em Pocono e fez a quarta melhor marca. Em seguida, foi a vez de Juan Pablo Montoya, o líder do campeonato. A média dele, no entanto, não foi nada boa: 217.194 mph, que o dava a 12ª posição naquele momento. O primeiro brasileiro a acelerar no trioval foi Tony Kanaan, que no combinado das duas voltas lançadas registrou 218.816 mph, oitavo entre os 17 carros que haviam registrado as respectivas médias até então.

O vigésimo carro a entrar na pista foi Helio Castroneves. E para tirar um piloto da Penske da liderança, somente outro representante do time. Muito veloz, o brasileiro bateu a marca de Pagenaud, registrando 220.530 mph – média com a qual ele garantiu a pole position. Graham Rahal tentou, Scott Dixon tentou, mas nenhum deles foi capaz de bater a marca de Castroneves, que conquistou a quarta pole da temporada.

O 1-2-3 da Penske foi completado por Pagenaud e Power. Newgarden foi o quarto e Rahal o quinto. Muñoz, Justin Wilson, Ryan Hunter-Reay, Sato e Bourdais completaram o Top-10.

As 500 Milhas de Pocono estão marcadas para as 15h30 (de Brasília) deste domingo.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dirigente da Indy cita "desconforto" como motivo para saída de Fontana
Próximo artigo Com acidente grave de Wilson, Hunter-Reay vence segunda do ano

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil