Atual campeão da Fórmula Indy, Scott Dixon confirmou o bom momento na categoria. Neste domingo, o piloto neo-zelandês apresentou uma postura agressiva na parte final e venceu o Grande Prêmio de Sonoma, a penúltima etapa de 2014. Ryan Hunter-Reay chegou na segunda posição, enquanto Simon Pagenaud terminou em terceiro.
Os dois postulantes ao título terminaram o domingo com dificuldades; pior para Helio Castroneves. O brasileiro sofreu com problemas no carro, cometeu erros durante a prova e se complicou na disputa pela temporada; Helinho terminou somente em 18º. O líder Will Power, pole-position, cruzou a linha de chegada em nono.
A disputa pelo título ficará reservada ao último ato da Indy em 2014. Os carros voltam à pista já no próximo final de semana para o GP de Fontana, última perna da competição e corrida na qual a pontuação será dobrada.
Com os resultados deste final de semana, Will Power abriu 51 pontos de vantagem em relação a Castroneves e 81 em relação a Pagenaud. O vencedor poderá até acumular 104 pontos na etapa decisiva da Indy.
O início de prova parecia destinar o título a Will Power. Pole-position, o australiano contou com os problemas do carro de Helio Castroneves, principal concorrente ao título e que apresentou o ritmo lento no início. O brasileiro, que largou em sexto, perdeu rendimento e se colocou no bloco intermediário.
Power, contudo, não sustentou a liderança. Na 38ª volta, quando a direção de prova levantou a bandeira amarela, o primeiro colocado do campeonato foi para os boxes e perdeu a posição para Scott Dixon no pit-stop; o neo-zelandês até atropelou um mecânico da Penske para ganhar a posição.
Enquanto isso, com uma estratégia diferente, Tony Kanaan aproveitou para assumir a liderança na pista. A bandeira amarela, contudo, segurou os pilotos em um bloco único, surgira a chance para Helinho.
Castroneves, apesar da posição pouco privilegiada, recebeu uma ajuda do próprio Will Power para voltar a sonhar com a queda da vantagem no campeonato. O australiano rodou na relargada, deixou o bloco da frente e caiu para 20º, dois postos atrás do brasileiro no momento.
A diferença nos dois carros, entretanto, fez a diferença a favor de Power, que apresentou um melhor rendimento neste domingo. O líder da temporada ultrapassou Helinho, rumou para o bloco intermediário e se colocou em posição favorável na disputa pelo troféu final.
No bloco da frente, Graham Rahal, apenas o 13º no grid de largada, assumiu a liderança em disputa com Mike Conway. O americano da Ed Carpenter Racing segurou o ritmo por conta do combustível; entretanto, o cálculo se mostrou errado. Restando quatro voltas, Rahal precisou ir para os boxes.
Scott Dixon, agressivo, ultrapassou Mike Conway, outro a sofrer com a falta de combustível, e assumiu a liderança. Antes do final da corrida, Ryan-Hunter Reay ainda subiu para a segunda posição ao final do Grande Prêmio de Sonoma.