Campeão mundial de kart em 2022, Matheus Morgatto conquista o título do SKUSA Winter Series nos Estados Unidos

Brasileiro defenderá a liderança do Florida Winter Tour no próximo final de semana

Matheus Morgatto comemora o título em Homestead

Matheus Morgatto comemora o título em Homestead

Divulgacao

Campeão mundial de kart em 2022, o brasileiro Matheus Morgatto (PSL Karting | Birel Art) conquistou neste domingo mais um título importante em sua carreira. Na Flórida, Estados Unidos, ele venceu todas as provas da rodada dupla decisiva e se sagrou campeão do SKUSA Winter Series.

A competição, que integra o SKUSA Pro Tour, a série mais importante do kartismo americano, reuniu mais de 330 pilotos em oito categorias ao longo de suas duas rodadas duplas, ambas disputadas em Homestead.

Morgatto competiu na Pro Shifter, categoria com karts de marcha em que também compete na Europa, onde é chamada de KZ. “Foi a primeira vez que competi com Shifter nos Estados Unidos e foi bastante difícil, porque o ‘grip’ é muito diferente da Europa”, lembrou Morgatto, referindo-se ao emborrachamento da pista e à consequente aderência dos pneus. “Precisei me acostumar a esta nova condição, basicamente aprender a pilotar de novo”, explicou.

Na primeira rodada dupla, disputada em janeiro, Morgatto obteve resultados importantes, que o colocaram na disputa pelo título na rodada final. No sábado, o brasileiro foi o terceiro colocado na tomada de tempos, 3º na Pré-Final e segundo na Final. No domingo, ainda com pista seca, ele foi segundo na tomada e depois, com pista molhada, foi novamente terceiro na Pré-Final e segundo na Final.

“Eu nunca tinha competido na chuva com um Shifter, então foi uma experiência inédita, muito interessante e que terminou de uma maneira bastante positiva”, relembrou Morgatto. E no último sábado e domingo, Matheus Morgatto – piloto oficial da fabricante italiana de chassis Birel Art – chegou em Homestead para lutar pelo título do SKUSA Winter Series na segunda e decisiva rodada dupla da temporada precisando marcar todos os pontos possíveis.

Em uma semana que começou de forma positiva já nos treinos, quando esteve sempre muito rápido, Morgatto fez a pole e venceu a Pré-Final e a Final do sábado. E no domingo repetiu seu excelente desempenho, novamente garantindo a pole position e a vitória nas duas corridas do dia.

Assim, com 895 pontos – 25 a mais que o segundo colocado –, Matheus Morgatto (PSL Karting | Birel Art) chegou ao título do SKUSA Winter Series. “Foi uma disputa difícil, equilibrada e muito legal com o Danny Formol, um dos melhores pilotos dos Estados Unidos”, comemorou o brasileiro, referindo-se ao piloto que venceu o SKUSA Supernationals em 2023, o principal evento do kartismo americano e um dos mais importantes do mundo.

No próximo final de semana, entre os dias 16 e 18, Matheus Morgatto defenderá a liderança de outra importante competição americana, o Florida Winter Tour, na categoria ROK Shifter Engine. A segunda de três etapas será disputada também em Homestead, no Kartódromo AMR Motorplex.

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Podcast #268 – O que será do futuro de Horner e Red Bull?

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Série "Formula Dreams" apresenta ao público novas promessas do automobilismo brasileiro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil