Recomendado para você

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC
WEC
Bahrein
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

McLaren confirma entrada na classe dos hipercarros do WEC em 2027

Anúncio encerra meses de especulação e torna a McLaren a 11ª marca com um programa na classe principal das corridas de endurance, compartilhada com a IMSA

Race winner #59 Kokusai Kaihatsu Racing McLaren F1 GTR: Yannick Dalmas

Após meses de especulação, a McLaren confirmou nesta quinta-feira que expandirá seu escopo de atuação no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), retornando à classe principal da categoria, agora chamada de hipercarros, a partir de 2027.

A fabricante britânica de carros esportivos confirmou que buscará novamente a vitória em Le Mans com o McLaren F1 GTR há 30 anos em uma breve declaração na quinta-feira.

Leia também:

"1995. Lendária vitória em Le Mans. Glória da Tríplice Coroa", dizia o comunicado. "Pronto para deixar nossa marca no palco mundial de resistência mais uma vez. Hipercarro. Campeonato Mundial de Endurance de 2027".

Zak Brown, CEO da McLaren Racing, simplesmente disse: "Estamos de volta'".

Não houve mais detalhes sobre o programa da classe hipercarros, que se sabe já estar em andamento. Mas sabe-se que ela se juntará à classe com um protótipo LMDh. Tudo aponta para uma parceria entre a marca britânica e a construtora italiana Dallara, que também co-desenvolveu o Cadillac V-Series.R e o BMW M Hybrid V8. 

Segundo apurado, o motor deve ser baseado na arquitetura do V6 twin-turbo de 120 graus já em uso nas versões de estrada e de corrida do Artura, lançado em 2022. O retorno da McLaren ao pináculo das corridas de endurance em 2027 ocorre 30 anos após sua vitória na estreia com o F1 GTR. 

Podium: J.J. Lehto, Yannick Dalmas, Masanori Sekiya, McLaren F1 GTR

Pódio: J.J. Lehto, Yannick Dalmas, Masanori Sekiya, McLaren F1 GTR

Foto de: Motorsport Images

A McLaren manteve sua presença no grid de Le Mans até 1998, terminando em quarto lugar em 1996, e depois em segundo e quarto novamente com a variante de cauda longa do carro em 1997 e 1998, respectivamente.  A marca retornou a Le Mans em 2024 com a introdução da classe LMGT3 no WEC com o 720S GT3 Evo.

A McLaren se tornará o 11º fabricante na divisão dos hipercarros do WEC. As oito montadoras no grid desta temporada terão a companhia da marca Hyundai Genesis no próximo ano e também da Ford em 2027. A Acura e a Lamborghini também estão competindo com máquinas LMDh na classe GTP do IMSA SportsCar Championship. 

A McLaren há muito tempo declarou seu interesse em retornar à classe principal do WEC, com Brown dando dicas de que a confirmação de um programa de protótipos nos hipercarros estava próxima de ser assinada no ano passado. Ao ser questionado sobre um programa de protótipos em Le Mans no ano passado, ele disse que era um caso de "mais quando do que se". 

Na abertura do WEC em fevereiro desta temporada, no Catar, ele deu mais indícios de que um anúncio era iminente ao falar sobre as comemorações do 30º aniversário da vitória em Le Mans, planejadas para a corrida deste ano, em junho. 

"Teremos uma bela exposição no museu de Le Mans e esperamos ter algumas coisas interessantes para falar", disse ele. 

O McLaren F1 GTR da Kokusai Kaihatsu, levado à vitória em Le Mans em 1995 por JJ Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya, já está em exibição no museu de Le Mans em um empréstimo de seis meses.

TELEMETRIA com Rico: BAHREIN, McLaren X RBR, por que SÓ MAX doma RB21, Hamilton X Leclerc, BORTOLETO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Rubens Barrichello segue jornada 'silenciosa' com filho no WEC: "Olho para Dudu com um sonho"
Próximo artigo Pietro Fittipaldi disputa 24 Horas de Le Mans pela United Autosport

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros