Live text
Fórmula 1 GP do Japão

GP do Japão

Siga a 16ª etapa do campeonato de 2023

O GP do Japão deste domingo confirmou não somente mais uma vitória de Max Verstappen na temporada 2023 da Fórmula 1 como também deu à Red Bull o seu sexto Mundial de Construtores na categoria, após 2010, 2011, 2012, 2013 e 2022.

E com os resultados deste domingo, Verstappen colocou as duas mãos na taça, precisando de apenas três pontos no GP do Catar em duas semanas para confirmar o tricampeonato.

Leia também:

A McLaren segue confirmando a crescente com um pódio duplo, tendo Lando Norris em segundo e Oscar Piastri em terceiro. Tudo isso e muito mais será analisado a fundo no programa Pódio do Motorsport.com, que conta com a presença de Rico Penteado!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Por: Guilherme Longo

E, com isso, vamos encerrando por aqui o Tempo Real do Motorsport.com do GP do Japão de F1! Muito obrigado a todos que acompanharam a ação deste domingo conosco, mas não acaba por aqui! Sintonizem no programa Pódio agora no nosso canal no YouTube!

Até a próxima, daqui a duas semanas no Catar!
Lando Norris e Oscar Piastri completam o top 3, sendo o primeiro pódio duplo da McLaren desde o GP da Itália de 2021 e o primeiro pódio do australiano na F1
Vitória de Max Verstappen, dando à Red Bull o título Mundial de Construtores de 2023!

Esse é o sexto título da Red Bull após 2010, 2011, 2012, 2013 e 2022

E agora Verstappen chega a 400 pontos, faltando apenas 3 para confirmar o tricampeonato no GP do Catar em duas semanas!
Sainz passa Russell e agora vai à caça de Hamilton com três voltas para o fim. Neste momento, temos as Ferraris em P4 e P6 e as Mercedes em P5 e P7. A diferença de 24 pontos vai caindo para 20
Após ser instruído pelo rádio, Russell troca de posição com Hamilton e passa a ter como função segurar Sainz ao máximo
Lembrando que a briga do momento no Mundial de Construtores é de Mercedes e Ferrari pelo vice-campeonato
Hamilton alerta pelo rádio que, se Russell não abrir, a Mercedes deve perder as duas posições para Sainz
O heptacampeão não pode perder tempo com Russell, porque Sainz também está nesse grupo
Hamilton já cola em Russell. Só na última volta, ele foi 2s mais rápido que o companheiro de Mercedes
Neste momento, Verstappen lidera com 16s para Norris, que tem 11s para Piastri. Russell é o quarto, mas com Leclerc a 0s5. Só que a demora do monegasco em passar o britânico vai abrindo a porta para uma aproximação de Hamilton, que está a 4s
Inacreditável. Uma volta após liberar Pérez de volta à pista, a Red Bull o orienta a abandonar novamente
E anote aí! Faltam 12 voltas para a bandeira quadriculada e, assim que acabar o GP, tem Pódio AO VIVO no canal do Motorsport.com no YouTube, com a presença confirmada de Rico Penteado!
Sainz também faz sua segunda parada, coloca pneus duros e volta em sétimo, a 7s de Hamilton
Verstappen para, coloca um jogo de pneus duros e ainda volta com 9s para Sainz em segundo.

Ali atrás, Norris passa Russell, que ainda não foi aos boxes, pela terceira posição
Leclerc e Hamilton abrem a nova rodada de paradas na volta 35. Pneu duro para os dois

O monegasco volta em sexto e Hamilton em sétimo
Após uma sequência mais intensa de disputas, a corrida entra em um momento mais calmo, sem nenhum piloto a menos de 1s

Classificação na volta 30 de 53:

1 - Verstappen
2 - Norris (+13s5)
3 - Piastri (+2s8)
4 - Leclerc (+3s8)
5 - Sainz (+2s)
6 - Hamilton (+4s1)
7 - Russell (+6s4)
8 - Gasly (+11s5)
9 - Tsunoda (+10s)
10 - Alonso (+0s8)
Em uma cena inusitada, Pérez está de volta ao carro. Será que a Red Bull vai colocá-lo de novo na pista?
A McLaren instruiu Piastri a deixar Norris passar. O britânico assumiu a segunda posição e, na sequência, já abriu 2s

Lá atrás, as duas Williams abandonavam, totalizando cinco carros que não completam a prova até aqui

Hamilton está se envolvendo em disputas intensas nesse domingo...

1 - Contra Russell
 

2 - Contra Alonso

 
A disputa da vez é interna: Norris está a menos de 0s5 de Piastri, valendo a segunda posição!
Russell finalmente para e coloca pneus duros, voltando em oitavo a 9s de Hamilton, P6 no momento

Classificação na volta 20:

1 - Verstappen
2 - Russell (+3s1)
3 - Piastri (+4s2)
4 - Norris (+3s6)
5 - Leclerc (+4s1)
6 - Sainz (+3s2)
7 - Ocon (+1s1)
8 - Alonso (+0s4)
9 - Hamilton (+0s3)
10 - Tsunoda (+10s)

Desses, apenas Russell e Ocon ainda não pararam
Devido ao alto ritmo de degradação de pneus, o undercut está funcionando muito bem. Alonso foi um que ganhou boas posições ao parar mais cedo
Norris e Leclerc nos boxes. Com isso, no momento temos:

1 - Sainz
2 - Russell
3 - Verstappen
4 - Piastri
5 - Gasly
6 - Ocon
7 - Norris
8 - Alonso
9 - Leclerc
10 - Hamilton
Verstappen para na volta 17! Coloca pneus médios, o que o obriga a fazer um segundo pit. Ele volta em quinto

Hamilton também faz a troca para duros e retorna em décimo, bem atrás de Alonso
A dupla da Mercedes volta a se encontrar na pista, em uma disputa válida pela quinta posição. E o negócio está quente, com um jogando o outro para fora da pista!
Piastri foi o primeiro dos ponteiros a parar na volta 14, trocando o pneu médios pelo duro. A previsão da Pirelli para os compostos amarelos era a partir da volta 16

E a parada do australiano veio no mesmo momento em que a direção de prova aciona um rápido SC Virtual
Pérez, que vinha em 12º, disputava com Magnussen pela 11ª posição e, ao colocar de lado na curva, acabou travando o pneu e acertou o piloto da Haas, que acabou rodando. Vem mais punição por aí?

Com isso, a Red Bull chama ele novamente aos boxes para pagar a primeira punição de 5s e trocar mais uma vez a asa dianteira, além de colocar pneus macios

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros