Relato da corrida
Fórmula 1 GP do Japão

Verstappen vence e Red Bull é campeã no Japão; Max pode ser tri da F1 no Catar

A elite global do esporte a motor volta à ação no GP do Catar, disputado no circuito de Losail em 8 de outubro, com cobertura completa do Motorsport.com

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Na madrugada deste domingo, foi realizado o GP do Japão, 16ª de 22 etapas da Fórmula 1 2023. E quem venceu em Suzuka foi Max Verstappen, da Red Bull. O holandês chegou bem à frente dos pilotos da McLaren: o inglês Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, nesta ordem.

O editor recomenda:
  1. Verstappen
  2. Norris
  3. Piastri (1º pódio na categoria)
  4. Leclerc
  5. Hamilton
  6. Sainz
  7. Russell
  8. Alonso
  9. Ocon
  10. Gasly

A corrida

Na largada, Verstappen fechou a porta para Piastri, o que permitiu que Norris subisse para segundo, quase ultrapassando Max pela liderança. No fim, o bicampeão manteve a dianteira, com Lando em segundo e Oscar em terceiro.

Mais atrás, incidente envolvendo o finlandês Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, e o anglo-tailandês Alexander Albon, da Williams. O outro piloto da Alfa, Zhou Guanyu, da China, também se envolveu no 'rolo' após o salto inicial em Suzuka. Safety car acionado. 

 

Houve ainda um toque entre o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e Sergio Pérez, da Red Bull. O piloto mexicano, então, fez um pit stop para trocar asa dianteira e pneus, instalando compostos duros.

 

Na volta 4 de um total de 53, corrida reiniciada. E logo houve um confronto entre os companheiros e compatriotas da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell. O jovem britânico chegou a passar o heptacampeão mundial, mas o veterano deu o troco imediatamente na sequência.

 

Pouco depois, punição de cinco segundos acrescidos ao tempo de prova do norte-americano Logan Sargeant, da Williams, por incidente com Bottas. O finlandês abandonou. Quem também recebeu penalidade de cinco segundos foi Pérez, por infração durante vigência do safety car.

Na volta 12, o espanhol Fernando Alonso, que largou em nono de pneus macios e subiu para sexto após o salto inicial, fez seu pit stop e calçou pneus duros no seu Aston Martin. Logo após, Pérez errou e tocou o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas. Ambos pararam. 'Checo' abandonou.

 

Além disso, safety car virtual acionado. No 14º giro, Piastri fez pit stop, trocando os compostos médios pelos duros e retornando à pista em nono. Na sequência, bandeira verde mais uma vez em Suzuka.

 

Na volta 16, Hamilton e Russell voltaram a 'trocar farpas', com Lewis 'espalhando' para cima de George. No giro seguinte, Verstappen parou para a instalação de novos médios. O veterano inglês, por sua vez, parou para trocar os médios por duros. Na volta 18, Norris trocou médios por duros. 

 

Lando perdeu posição para Oscar após as paradas da McLaren, enquanto Russell seguiu na pista. George parou na volta 25, trocando médios por duros na aposta por um GP com só um pit. No 27º giro, a McLaren ordenou que Piastri cedesse a vice-liderança a Norris. Max seguia bem à frente.

Na volta 36 Oscar pôs duros novos. No giro seguinte Lando fez o mesmo, voltando imediatamente à frente de Piastri. Verstappen também parou para duros, 'marcando' a estratégia rival e seguindo na ponta. No final, top 3 mantido até o fim, com o novato australiano em seu primeiro pódio na F1.

1 Max Verstappen Red Bull/Honda RBPT 53 -
4 Lando Norris McLaren/Mercedes 53 -19.387
81 Oscar Piastri McLaren/Mercedes 53 -36.494
16 Charles Leclerc Ferrari 53 -43.998
44 Lewis Hamilton Mercedes 53 -49.376
55 Carlos Sainz Jr. Ferrari 53 -50.221
63 George Russell Mercedes 53 -57.659
14 Fernando Alonso Aston Martin/Mercedes 53 -1'14.725
31 Esteban Ocon Alpine/Renault 53 -1'19.678
10  10 Pierre Gasly Alpine/Renault 53 -1'23.155
11  40 Liam Lawson AlphaTauri/Honda RBPT 52 -
12  22 Yuki Tsunoda AlphaTauri/Honda RBPT 52 -
13  24 Zhou Guanyu Alfa Romeo/Ferrari 52 -
14  27 Nico Hülkenberg Haas/Ferrari 52 -
15  20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 52 -
23 Alexander Albon Williams/Mercedes 26 -
2 Logan Sargeant Williams/Mercedes 22 -
18 Lance Stroll Aston Martin/Mercedes 20 -
11 Sergio Pérez Red Bull/Honda RBPT 15 -
77 Valtteri Bottas Alfa Romeo/Ferrari 7 -

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior PÓDIO AO VIVO: Verstappen vence GP do Japão e Red Bull é campeã de construtores
Próximo artigo F1: Com vitória de Verstappen e pódio duplo da McLaren, confira o resultado final do GP do Japão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil