Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana
Estudantes de MG, PB, PR, RJ e SP trabalharão em cinco equipes do rally de velocidade cross-country
Nesta quinta-feira, 30, começa o quinto e último FIA Girls onTrack Brasil Estágio em Motorsports de 2025, realizado pela CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), na sexta e penúltima etapa da Mitsubishi Cup, em São João da Boa Vista, no interior paulista. Participam nove estudantes de engenharia distribuídas em cinco equipes e uma jornalista, vindas dos estados de Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Esta é a terceira vez que a Mit Cup recebe o Estágio em Motorsports, e em 2024 recebeu também o time feminino da FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) para correr no Mistsubishi Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. E é a segunda vez que a SAE Mulheres, da SAE Brasil, braço nacional da Society of Automotive Engineers, apoia a realização desse estágio.
Parceria
“A SAE Mulheres tem o projeto Acelerando com Elas, por Mitsubishi Motors, e uma das atividades deste projeto é presencial na Mit Cup. Como temos o mesmo objetivo de incentivar mulheres no motorsport, juntamos forças nessa parceria. Ajudamos a selecionar estudantes de engenharia que fazem parte dos programas estudantis da SAE BRASIL (Fórmula SAE, Baja, Aerodesign, H2 Challenge e EletroQuad) e conseguimos viabilizar a hospedagem das meninas, o que facilita a participação das estudantes”, explica Daniela Lucchese, coordenadora da SAE Mulheres.
Peso diferenciado
Coordenadora do Estágio em Motorsports, integrante da CFA e da FIA GOT BR, e co-coordenadora do projeto Acelerando com Elas, a engenheira Rachel Loh está animada. Será sua primeira vez na Mit Cup, pois nos anos anteriores a data coincidiu com corridas da Stock Car, em que é engenheira da AMattheis Racing.
“Esse estágio tem um peso diferenciado. Os outros que fazemos são em categorias que andam no asfalto. E é nossa segunda entrega no rally nesta temporada, depois da participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões”, diz Rachel. Ela enfatiza a importância da parceria com a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), instituição que oferece cursos profissionalizantes e patrocina competições estudantis que são incubadoras de profissionais de automobilismo.
Mulher em qualquer posto
Guiga Spinelli, diretor geral da Mit Cup, sempre em busca de atrair novos talentos, enfoca a motivação do apoio à CFA pelo mesmo ângulo, como uma forma de incubadora. “O projeto FIA Girls On Track é extremamente importante no que diz respeito ao incentivo ao ingresso de mulheres em qualquer segmento do esporte a motor. Sabemos que as mulheres têm toda capacidade para ocupar qualquer posto".
"A Mit Cup sempre teve presença feminina expressiva e com essa parceria com a FIA GOT BR há chance ainda maior de fomentar a presença de mais mulheres no nosso campeonato. A experiência que tivemos nos anos passados já comprovou isso”, diz ele, que também é CEO da equipe Spinelli Racing.
Baita sucesso
Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA, em 2023 – e comandante da FIA Girls on Track Brasil desde 2021, faz balanço positivo do Estágio em Motorsports: “Neste ano realizamos cinco estágios, na Porsche Cup, na Stock Car, na Endurance Brasil, na Copa Truck e agora na Mit Cup. Esse projeto é um baita sucesso. Vemos cada vez mais meninas trabalhando em equipes e categorias do automobilismo, mostrando que nosso estágio é um ótimo pontapé inicial para a carreira delas em motorsports”.
As estagiárias e suas equipes
Beatriz Capistrano Bardenn – Equipe de comunicação da CFA, cobrirá o evento para o Instagram @cfabrasil: Paulistana de 27 anos, residente em São Paulo, formada em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, faz pós-graduação em gestão de comunicação e marketing na USP (Universidade de São Paulo), coordena a equipe de comunicação da etapa brasileira do FIA WEC, Rolex 6 horas de São Paulo.
Bruna Batista dos Santos, engenharia – GP Racing: Nascida em Barueri, residente em Sorocaba, no estado de São Paulo, 20 anos, é técnica em automação industrial e está no sexto período de engenharia mecânica na UNIP (Universidade Paulista). Participa da UNIP Racing, equipe de Fórmula SAE, em criação para competir a partir de 2026.
Camila Rodrigues Santa Rosa da Cunha, engenharia – Spinelli Racing: Paulistana residente em São Paulo, 20 anos, está no terceiro ano de engenharia mecânica da Escola Politécnica da USP. Participa da Equipe Poli Racing, de Fórmula SAE, em que é coordenadora de frame body, responsável por organizar parte da equipe que realiza os projetos aerodinâmicos e de chassis.
Catharina Victoria Guerra, engenharia – Spinelli Racing: Paulistana residente em São Paulo, 20 anos, cursa o quarto semestre de engenharia mecânica automobilística da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial). Faz parte da Equipe Fórmula FEI que compete na Fórmula SAE.
Larissa Aires Leão Ribeiro, engenharia – Pro Macchina: De Campina Grande (PB), onde vive, 21 anos, está no sétimo período de engenharia mecânica na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Fez parte da Parahy Baja, equipe de Baja SAE, por dois anos e meio, foi líder de power train, e há seis meses está no projeto Baja Híbrido, parceria da UFCG com a Baterias Moura, com participantes da Fórmula SAE e do Baja SAE, em que também é líder de power train.
Patrícia Duarte da Mota Porto, engenharia – Pro Macchina: Nativa de Brasília, residente na capital federal, 25 anos, faz o sétimo período de engenharia mecânica na UnB (Universidade de Brasília). É capitã da Equipe Piratas do Cerrado no Baja SAE, fez parte das áreas de suspensão e direção. Trabalha com análise de dados em agência de publicidade responsável pelas redes do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Pétala Betânia dos Nascimento Santos, engenharia – Accert Competições: Nativa de São Domingos do Maranhão (MA), residente em São Carlos (SP), 23 anos, cursa o sétimo período de engenharia mecânica na EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo). Foi da Equipe Tractian Baja SAE de 2022 a 2024, atuando no desenvolvimento, montagem e manutenção do carro, tendo sido chefe de CVT e transmissão 4x2 de 2023 a 2024.
Rafaela Ribeiro Silva, engenharia – Accert Competições: Mineira de Uberaba, moradora de Juiz de Fora (MG), 23 anos, está no quarto ano de engenharia de produção na Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou do Baja SAE com a Equipe Zebu Baja.
Samantha da Silva Castro, engenharia – Avaut: Fluminense de Saquarema, reside em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, 25 anos, cursa o sexto período de engenharia mecânica na UFF (Universidade Federal Fluminense). Foi da Faraday E-Racing, de Fórmula SAE Elétrico, participou da Liga Estudantil de Mercado Financeiro Athos, da UFF, e atualmente é bolsista de iniciação científica da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), pesquisando metalurgia física de aços inoxidáveis.
Samara Santos Caetano, engenharia – Avaut: Curitibana residente na capital do Paraná, 20 anos, está no quinto período de engenharia da UFPR (Universidade Federal do Paraná). É capitã da Equipe Sagui Baja, de que faz parte desde 2023, participando das competições Baja SAE Nacional e Regional Sul.
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.