Aleta da Honda no ‘estilo Ducati’ é rejeitada pela MotoGP
Tentando se aproveitar de brecha no regulamento, time japonês tem solução vetada pelos comissários técnicos
O diretor técnico da MotoGP, Danny Aldridge, rejeitou a versão da Honda do modelo de aleta da Ducati.
Na terça-feira, o Tribunal de Recurso da FIM rejeitou o protesto de Aprilia, Honda, Suzuki e KTM contra o defletor que a Ducati utilizou vencendo o GP do Catar, à frente da roda traseira de suas motos.
A defesa da Ducati foi que o componente foi usado especificamente para resfriar o pneu traseiro, em vez de como um ganho aerodinâmico – o que é proibido nessa área.
O Motorsport.com entende que um representante da Honda falou com Aldridge sobre um projeto semelhante para a moto da equipe nesta quinta-feira antes do GP da Argentina deste fim de semana, mas a homologação foi recusada quando Aldridge ouviu o propósito do dispositivo.
Parece que a tentativa da Honda foi deliberadamente de destacar os problemas com os regulamentos atuais e a decisão da FIM.
O chefe da Aprilia, Massimo Rivola, cuja equipe foi a força motriz por trás do protesto sobre a Ducati, sugeriu que outros poderiam tentar homologar projetos idênticos aos da Ducati, mas baseados em propósitos aerodinâmicos.
"Eu me pergunto o que aconteceria se alguém apresentasse a mesma solução que a Ducati, mas, em vez de se referir ao resfriamento do pneu traseiro, admitir abertamente que sua intenção é gerar carga aerodinâmica", disse Rivola.
A Aprilia já deixou claro que está trabalhando em uma aleta própria, e não seria uma surpresa ver Suzuki e KTM seguirem o exemplo.
A Yamaha manteve-se à margem durante todo o processo.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.