Dovizioso: Qualificação justifica uso da carenagem padrão
Andrea Dovizioso diz que seu forte desempenho na classificação do GP de San Marino é a "confirmação" de que acertou em manter a carenagem antiga da Ducati
O companheiro de equipe, Jorge Lorenzo, vem usando a carenagem aerodinâmica de novas especificações da Ducati desde o treino de sexta-feira para o GP da República Checa em Brno - e já disse que, para ele, valia meio segundo por volta.
O próprio Dovizioso optou por usar a nova carenagem na corrida do Red Bull Ring, vencida por ele, mas voltou para a versão padrão em Silverstone.
Depois de triunfar na Grã-Bretanha também, ele continuou com a carenagem de especificações mais antigas em Misano.
Em um local que não favoreceu a Ducati no passado, o italiano se classificou em segundo lugar, apenas a 0,1662s do pole position Maverick Vinales - e ele acredita que isso justificou sua decisão de usar a carenagem padrão.
"Acho que a nova carenagem funciona bem nesta pista e acho que podemos ser mais rápidos com ambas, mas isso é apenas sobre coisas boas e negativas", disse.
"Acredito que estou muito bem agora para usar o melhor potencial da carenagem padrão e decidimos trabalhar com isso”.
"Eu estava seguindo alguns outros Ducati com a nova carenagem, e em alguns lugares eles são mais rápidos, mas estou mais rápido em outros. Então eu acho que podemos tomar a decisão certa, e esta é a confirmação".
Dovizioso, que lidera a corrida pelo título da MotoGP, disse que não estava empenhado em ver a temporada com a velha carenagem.
"Isso vamos decidir corrida por corrida, dia a dia. Com certeza, esta é uma das pistas [onde] normalmente há muito wheelie, os pontos de frenagem são realmente importantes e também há curvas rápidas”.
"No teste de agosto, fizemos uma comparação e, como eu disse antes, há coisas positivas e negativas em ambas as carenagens".
Lorenzo, que se qualificou em quinto usando a nova carenagem, descartou voltar à versão padrão para a corrida de domingo - mas disse que poderia acabar usando no próximo fim de semana na corrida em Aragón.
"Com certeza, não para o amanhã, porque Misano não tem muitas curvas. E Dovi não sente tanto o benefício da nova carenagem com seu estilo de pilotagem como eu”.
"Eu sou o piloto que se sentiu mais beneficiado com isso, Petrucci sente mais benefícios do que pontos negativos - para a Dovi, ele prefere manter o padrão”.
"Em Aragón, temos uma reta de um quilômetro, provavelmente não será uma má ideia tentar a carenagem padrão".
Informações adicionais de Oriol Puigdemont
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.