Dovizioso: "Rodar sob estas condições não faz sentido"
Italiano foi um dos pilotos que deram menos voltas durante os dois primeiros livres, enquanto espera que o resto do GP se desenvolva no seco
Alcañiz - Como fizeram outros pilotos, Andrea Dovizioso preferiu encarar o primeiro dia do GP de Aragón calmamente. O italiano deu poucas voltas em ambas as sessões e só conseguiu capturar sensações e marcar um tempo que o colocou no top 10.
O vice-líder do campeonato foi quem deu menos voltas na tarde, quase seis, uma vez que as condições mistas que apresentaram o asfalto da Motorland impediram tirar muitas conclusões. Sem aguardar mais chuva no resto do fim de semana e não estando o asfalto completamente molhado, 'Dovi' manteve grande parte das sessões esperando no box.
"Não foi um dia realmente importante. Choveu em ambas as sessões, mas não o suficiente para trabalhar em condições úmidas. Era inútil dar muitas voltas, porque fazê-lo com tão pouca água não faz sentido. Eu apenas andei para entrar no top 10 e não houve problema”, disse.
"Alguns pilotos se apertaram mais do que outros, provavelmente para encontrar a sensação certa sobre a moto, como Viñales, mas outros, como Marc e eu, fomos bastante rápidos e não precisamos rodar tanto. As duas sessões de hoje não são indicativas para o resto do fim de semana".
A partir de sábado, espera-se que todas as sessões sejam no seco, de modo que os pilotos tenham que realizar todos os trabalhos habituais de um GP entre os TL3 e TL4.
"O fim de semana real começará amanhã no TL3. Certamente, ter perdido os dois treinos de hoje, irá condicionar o resto do fim de semana. Qualquer um que vá rápido no começo terá uma ótima vantagem para trabalhar na moto", previu.
Dovizioso prevê uma luta feroz para chegar entre os 10 melhores da manhã.
"Amanhã serão montados muitos pneus novos para tentar entrar no top 10, por isso será difícil trabalhar na corrida com apenas 2 treinos no seco. Você pode trabalhar muito pouco porque é importante entrar no Q2".
Mais uma vez, na sexta-feira, os pilotos da MotoGP testaram o novo protocolo de troca de moto em caso de corrida ‘flag to flag’, e o italiano, uma das vozes mais reflexivas e autorizadas do paddock, deu sua opinião.
"Acho que o formato atual será mantido até o final da temporada. Se for modificado mais tarde, nós veremos, mas esta é a melhor solução testada até agora. No entanto, aqui em Aragón também encontramos um pitlane diferente, que também não tem muita aderência. O ruim é que a mudança da moto é feita sob uma cobertura e está seca e nós vamos direto para o muro. Precisamos fazer a mudança de direção em um lugar que, se chover, está molhado e tem um baixo grip, por isso é perigoso. A entrada aqui vai bem, mas a saída é direto para o muro e quando abrimos o gás é quando você tem que girar", contou.
"Nós falamos sobre fazer uma mudança de pneu em vez de uma mudança de moto, como eles fazem na resistência, mas acho que seria ainda mais perigoso do que é agora. Por um lado, você dá mais segurança porque não muda a moto, mas, por outro lado, qualquer modificação na moto, ao montar e desmontar o pneu, é muito perigosa. É feito sob pressão, muito rapidamente e se a montagem não é feita corretamente ao abrir gás, você pode ter um acidente muito pior", aponta.
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