Recomendado para você

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

Super Fórmula
Super Fórmula
Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto
F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku

F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Últimas notícias

Ducati quer aproveitar estabilidade de seu freio no Catar

O Circuito de Losail é uma das pistas onde a moto italiana melhor se adapta, graças à longa reta principal e aos muitos pontos de frenagem

Jorge Lorenzo, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Garage of Andrea Dovizioso, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team

A reta de mais de um quilômetro do traçado do Catar se converterá em um inferno para alguns pilotos e um prazer para outros. Lá, as motos com maior velocidade máxima poderão mostrar toda a sua potência e alcançar velocidades próximas aos 351,2 km/h alcançados por Andrea Iannone em 2016 com a Ducati.

Mas se a reta for complicada, a frenagem para a primeira curva será ainda mais, a segunda mais forte do campeonato inteiro, onde os pilotos da MotoGP devem reduzir para 100 km/h em menos de 300 metros.

A frenagem para a primeira curva é sempre espetacular, especialmente nas primeiras voltas quando o grupo permanece compacto. Igualmente complicada e ainda mais decisiva será a entrada da última curva. Lá, os pilotos sofrem uma desaceleração de 1,5 G antes de enfrentar a reta que determina o vencedor da corrida.

O Circuito de Losail não se destaca como o mais agressivo em quase qualquer aspecto em termos de freios, mas está entre as primeiras posições em quase todas as seções, apesar de não ter problemas de temperatura devido ao horário da corrida, que este ano foi adiantado:

  • A Brembo lista em uma escala de 1 a 5 o Circuito de Losail com um índice de dificuldade 3 - como outras 8 pistas - inferior à das outras 3 pistas asiáticas do Mundial.
  • Com 13 pontos de frenagem, é o circuito junto com Austin onde o que mais vezes o freio é acionado.
  • No total, os pilotos tocarão no freio 286 vezes desde que á dada a largada até que os pilotos vejam a bandeira quadriculada, apenas abaixo dos 297 pontos de frenagem de Jerez.
  • Como em Austin, os freios estão em ação por mais de 37 segundos em cada volta, levando a um total de quase 14 minutos durante a corrida, quase um terço da prova.
  • A desaceleração média é de 1'16 G, semelhante à maioria das pistas do calendário.

Todos esses fatores favorecem a Ducati, que tentará alcançar a vitória na primeira corrida. Os italianos se impuseram nesta pista três vezes - a última em 2009 com o Kaiser Stoner - e onde Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo ocuparam o segundo lugar nos últimos três anos.

Artigo anterior Pilotos da KTM elogiam parceria com Tech 3
Próximo artigo Márquez divulga desenho de capacete para 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros