Ducati usa manequins para testar aerodinâmica em túnel de vento
Time italiano está a todo vapor no desenvolvimento de sua nova moto para a temporada deste ano da MotoGP
A Ducati apresentará a Desmosedici GP19 na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, na sede da pesquisa e desenvolvimento de sua patrocinadora, a Philip Morris, em Neuchâtel (Suíça).
Além do novo design, inspirado pela nova campanha de sensibilização pela redução do tabaco já usada pela Ferrari – Mission Winnow – será interessante saber se a moto italiana irá incorporar as asas que estreou no teste de Jerez.
Embora essas aletas não tenham dado um grande resultado, a análise dos dados das simulações e do túnel de vento teriam gerado algumas vantagens que mereceriam ser desenvolvidas.
Não é nenhum segredo que na equipe técnica liderada por Gigi Dall'Igna, o departamento de aerodinâmica está se tornando o mais importante, porque é capaz de produzir ideias inovadoras que mudam a cada ano a MotoGP e como estamos acostumados a vê-la.
No teste em Jerez, as asas traseiras não obtiveram a resposta que se tinha visto em simulações de computador e túnel de vento.
Edoardo Lenoci e Alessandro Aquili, os aerodinâmicos responsáveis pela Desmosedici, têm utilizado manequins no túnel de vento para reproduzir a forma dos pilotos, Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci, para analisar a evolução dos fluxos de acordo com os seus movimentos na moto.
Mesmo na MotoGP, como já é hábito na F1 por muitos anos, os técnicos analisam os vórtices ao redor da moto, tentando corrigir as turbulências que fazem o comportamento das rodas menos eficiente aerodinamicamente falando.
Aparentemente, em algumas sessões os manequins foram substituídos pelos próprios pilotos, que foram capazes de descobrir a eficácia de certas soluções que são mais difíceis de detectar imediatamente na pista. Em suma, devemos nos preparar para outro salto de qualidade da equipe italiana que neste ano não esconde que seu objetivo é o título.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.