Recomendado para você

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"
Últimas notícias

Ducati usa manequins para testar aerodinâmica em túnel de vento

Time italiano está a todo vapor no desenvolvimento de sua nova moto para a temporada deste ano da MotoGP

Ducati Team CFD rendering of the winglet

A Ducati apresentará a Desmosedici GP19 na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, na sede da pesquisa e desenvolvimento de sua patrocinadora, a Philip Morris, em Neuchâtel (Suíça).

Além do novo design, inspirado pela nova campanha de sensibilização pela redução do tabaco já usada pela Ferrari – Mission Winnow – será interessante saber se a moto italiana irá incorporar as asas que estreou no teste de Jerez.

Embora essas aletas não tenham dado um grande resultado, a análise dos dados das simulações e do túnel de vento teriam gerado algumas vantagens que mereceriam ser desenvolvidas.

Não é nenhum segredo que na equipe técnica liderada por Gigi Dall'Igna, o departamento de aerodinâmica está se tornando o mais importante, porque é capaz de produzir ideias inovadoras que mudam a cada ano a MotoGP e como estamos acostumados a vê-la.

No teste em Jerez, as asas traseiras não obtiveram a resposta que se tinha visto em simulações de computador e túnel de vento.

Edoardo Lenoci e Alessandro Aquili, os aerodinâmicos responsáveis ​​pela Desmosedici, têm utilizado manequins no túnel de vento para reproduzir a forma dos pilotos, Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci, para analisar a evolução dos fluxos de acordo com os seus movimentos na moto.

Mesmo na MotoGP, como já é hábito na F1 por muitos anos, os técnicos analisam os vórtices ao redor da moto, tentando corrigir as turbulências que fazem o comportamento das rodas menos eficiente aerodinamicamente falando.

Aparentemente, em algumas sessões os manequins foram substituídos pelos próprios pilotos, que foram capazes de descobrir a eficácia de certas soluções que são mais difíceis de detectar imediatamente na pista. Em suma, devemos nos preparar para outro salto de qualidade da equipe italiana que neste ano não esconde que seu objetivo é o título.

Artigo anterior Apresentação da Honda contará com campeões Doohan e Crivillé
Próximo artigo Com chegada de Lorenzo, Estrella Galícia renova patrocínio com Honda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros