Espanhol diz que Rossi ainda não o perdoou por vitória incrível em 2006
Toni Elias diz que lenda da MotoGP ainda acusa golpe por derrota no GP de Portugal de 2006, que acabou custando título da MotoGP daquele ano


O GP de Portugal de 2006 teve o final mais apertado da era da MotoGP, quando o piloto da Gresini Honda, Toni Elias levou a melhor sobre Valentino Rossi por apenas 0s002.
Os cinco pontos que Rossi perdeu se mostraram cruciais duas semanas depois em Valência, onde o italiano caiu e, posteriormente, perdeu o título para Nicky Hayden por cinco pontos.
Se tivesse triunfado em Estoril, Rossi conquistaria o sexto título consecutivo, tendo vencido cinco vezes naquele ano, contra uma de Hayden.
Leia também:
Elias, atualmente representando a Suzuki, acredita que Rossi ainda não superou a derrota 14 anos depois.
"Quando me reuni com Valentino e o vejo em Austin todos os anos, pude ver que ele ainda tem isso em seu coração, ele não me perdoou", disse Elias recentemente ao DAZN da Espanha.
"Acabou, é hora de ser amigo, mas não é possível, ele é tão competitivo que está preso a isso, nunca me perdoará.”
"Para mim é o contrário, o venci um dia, mas o considerei o melhor piloto de todos os tempos até recentemente, porque agora o melhor é Marc Márquez."

Podium: Race winnner Toni Elias, Fortuna Honda, second place Valentino Rossi, Yamaha, third place Kenny Roberts, Jr., Team Roberts
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
A corrida do Estoril acabou sendo a única vitória de Elias na MotoGP, já que a Gresini sofreu quando o campeonato mudou para motos de 800cc em 2007.
Ele conquistou mais quatro pódios - dois na Gresini e dois na Pramac Ducati - antes de passar para a Moto2 e vencer o título de 2010, seguido por uma temporada decepcionante na classe superior com a LCR Honda em 2011.
Relembrando as circunstâncias de sua vitória, Elias disse: "A Michelin nos trouxe um pneu novo para essa corrida no sábado. Consegui melhorar meu ritmo em sete décimos e lutar pela vitória.”
"Agradeci a ajuda da Michelin, embora fiquei tenha ficado muito zangado ao descobrir que este pneu, com uma carcaça mais macia, foi o usado pelos principais pilotos durante toda a temporada e que eles só nos deram na penúltima corrida do ano.”
A vitória de Elias em Estoril também foi a última vez que uma equipe satélite venceu uma corrida na categoria rainha até o triunfo de Jack Miller no TT da Holanda, quase 10 anos depois.
"Um piloto de satélite nunca vai ganhar um campeonato mundial, é política", disse Elias. "Não é possível, não serve para os patrocinadores da fábrica. Mesmo que uma fábrica assine um contrato com você e forneça o mesmo material, isso nunca acontecerá.”
"Um dia Cal Crutchlow vai se aposentar e ele poderá falar como eu agora, e poderá explicar que nunca terá uma moto como a de fábrica."
GALERIA: A trajetória de Valentino Rossi no Mundial de Motovelocidade

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Aprilia Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Marlboro Yamaha Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Richard Sloop

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

Foto de: Camel Media Service

Foto de: Yamaha Motor Racing

Foto de: Yamaha Motor Racing

Foto de: Yamaha Motor Racing

Foto de: Bob Heathcote

Foto de: Yamaha Motor Racing

Foto de: Bridgestone Corporation

Foto de: Yamaha Motor Racing

Foto de: Bridgestone Corporation

Foto de: Yamaha Motor Racing

Foto de: Ducati Corse

Foto de: Ducati Corse

Foto de: Yamaha MotoGP

Foto de: Yamaha MotoGP

Foto de: Yamaha MotoGP

Foto de: Yamaha MotoGP

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

GP da Alemanha da MotoGP é adiado por pandemia da Covid-19
MotoGP: Rins renova com Suzuki por mais duas temporadas
