Michelin vai levar pneus de chuva médios para Silverstone
Após os problemas do GP da República Tcheca, quando alguns pneus se desfizeram na pista, fabricante francesa terá novos compostos para a prova na Inglaterra
![Michelin tyre](https://cdn-5.motorsport.com/static/img/amp/800000/800000/809000/809200/809263/s6_2026804/motogp-german-gp-2016-michelin-tyre.jpg)
![Piero Taramasso, Manager of the Two-Wheel Michelin Motorsport](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/6A3l9nq2/s300/motogp-qatar-gp-2016-piero-taramasso-manager-of-the-two-wheel-michelin-motorsport.jpg)
![Michelin technician at work](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/Y9vbylZ6/s300/motogp-german-gp-2016-michelin-technician-at-work.jpg)
![Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/6gM7lBl2/s300/motogp-czech-gp-2016-valentino-rossi-yamaha-factory-racing.jpg)
![Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/0JbJ3wN0/s300/motogp-czech-gp-2016-jorge-lorenzo-yamaha-factory-racing.jpg)
![Andrea Dovizioso, Ducati Team](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/YNXJRae0/s300/motogp-czech-gp-2016-andrea-dovizioso-ducati-team.jpg)
Jorge Lorenzo, Andrea Dovizioso e seu parceiro de Ducati, Andrea Iannone, forma alguns dos pilotos que criticaram os pneus da etapa disputada em Brno. Eles puderam ver de perto como os dianteiros não conseguiram aguentar a temperatura do asfalto que secava a cada volta.
A consequência foi que os pneus dechaparam, em maior ou menor extensão, se despedaçando pela pista e forçando os pilotos a trocar ou abandonar.
A Michelin diz entender a frustração dos pilotos, mas também lembra que foram elesque escolheram os compostos mais macios nos dianteiros, baseado em três razões que foram explicadas por Piero Taramasso ao Motorsport.com.
"No warm-up ele funcionou bem, pois não é uma boa ideia correr com um pneu que não foi testado antes e porque a maioria pensou que o asfalto secaria de forma diferente".
"Mas durante o warm-up, havia muito mais água na pista. Já durante a corrida não secou tão rápido o suficiente para valer a pena usar o slick. Ao mesmo tempo, nas voltas finais o ponto de frenagem estava quase totalmente seco e isso fez com que os pneus dianteiros começassem a sofrer"
Dovizioso, cuja parte central do pneu se despedaçou, disse que o principal problema foi que as duas opções de chuvas dadas pelo fabricante francês eram muito diferentes uma da outra, e que o ideal seria ter tido uma versão intermediária.
Taramasso confirmou que tal opção existe, que inclusive foi testada em Sachsenring, e que será levada para Silverstone, próxima etapa da MotoGP daqui a duas semanas.
"Como esperamos mais frio lá, ainda não sabemos se vamos levar apenas o macio e o médio, ou todos os três. Mas com certeza levaremos os médios", concluiu Taramasso.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.