Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
Piloto brasileiro e turco estavam no paddock do Circuito de Cheste na segunda-feira, preparando-se para sua primeira sessão na categoria rainha
Se nas duas últimas temporadas a estreia dos novatos no teste de pré-temporada da MotoGP foi ofuscada pelas mudanças de equipe de Marc Márquez para a Gresini, em novembro de 2023, e de Jorge Martín para a Aprilia (ou do próprio Márquez para a equipe de fábrica da Ducati no ano passado), desta vez os dois estreantes na categoria rainha têm peso próprio para roubar os holofotes.
O primeiro teste terá início às 10h desta terça-feira e se estenderá até as 17h, se o tempo permitir, já que uma forte chuva nesta segunda certamente levou embora toda a borracha acumulada durante o fim de semana de corrida. Em princípio, a previsão para terça-feira é de sol e temperatura entre 13ºC e 19ºC para o dia.
Razgatlioglu já está na MotoGP
Aos 29 anos e com três títulos do Campeonato Mundial de Superbike no currículo, o astro turco Toprak Razgatlioglu finalmente entrará na categoria rainha da motovelocidade. Ele fará sua estreia com a Yamaha, fabricante com a qual conquistou o primeiro título no Superbike e com a qual sempre manteve a chama acesa para trocar de paddock, movimento que sempre esteve nos planos de ambos, mas que até agora não se concretizou.
Toprak Razgatlioglu, Pramac Racing, na tarde de segunda-feira no paddock de Cheste.
Foto de: Pramac Racing
Ele irá para a pista em uma Yamaha M1 azul com motor V4, usando o número 7 como novo piloto da equipe de apoio da fábrica italiana, Prima Pramac. Curiosamente, a moto que Razgatlioglu pilotará é a mesma que vinha sendo usada pelo piloto de testes e desenvolvimento da Yamaha, Augusto Fernández, que levava o mesmo número e que, a partir de agora, terá de mudá-lo quando fizer aparições como wildcard na próxima temporada. Ele já teve de trocar o seu habitual 37 quando deixou de ser titular, depois de Pedro Acosta recuperar o número.
Embora não tenham sido divulgadas muitas informações, o Motorsport.com sabe que o companheiro de equipe de Toprak , Jack Miller, terá uma moto de quatro cilindros em linha e um novo V4 na caixa da Pramac. O australiano fará uma primeira corrida com a moto antiga e depois sairá com a nova. O piloto turco começará diretamente com a nova V4, já que nunca usou a antiga e não faz sentido fazer comparações quando a Yamaha já informou que a moto de quatro cilindros em linha está indo diretamente de Valência para o museu em Iwata. Se a moto não puder ser usada devido a um incidente, Toprak terá uma segunda moto antiga para pilotar.
Moreira estreia pela LCR-Honda
Também há grandes novidades na garagem da LCR-Honda, onde o campeão mundial brasileiro de Moto2, Diogo Moreira, faz sua estreia na terça-feira. A equipe já anunciou que o patrocinador japonês Idemitsu, que acompanhou os pilotos asiáticos da equipe nos últimos anos, principalmente Takaaki Nakagami e este ano Somkiat Chantra, está abandonando o barco e que um novo patrocinador será anunciado em breve.
Diogo Moreira, da LCR Honda, na segunda-feira, saindo do box de sua nova equipe de MotoGP.
Foto de: German Garcia
Moreira, que fará sua estreia na MotoGP com o número 11, já que o 10 que ele usava na Moto2 foi ocupado no grid da categoria rainha por Luca Marini. O paulista de 21 anos terá duas motos RC213V 2025 na garagem da LCR com especificações semelhantes às usadas por Johann Zarco e pelos pilotos de fábrica, Joan Mir e Marini. Por enquanto, o brasileiro não terá a nova moto 2026, usada por Aleix Espargaró no último fim de semana e que é a base do protótipo do próximo ano. Uma moto que Moreira terá em sua garagem no shakedown em janeiro, onde apenas pilotos novatos, testadores e funcionários da Yamaha poderão andar, a única fábrica com a gama D de concessões.
Novidades na Ducati
Também haverá novidades na garagem da Ducati, onde as motos de Pecco Bagnaia e Nicolò Bulega (substituto de Márquez, que se recupera de lesão) terão uma pintura especial na terça-feira, já que se trata de um teste de pré-temporada em 2026, ano em que a marca sediada em Bolonha comemora um século de história, com um programa de celebrações que abrange grande parte do ano. As pinturas lembrarão as cores e os nomes dos pilotos do passado da fabricante italiana.
DIOGO MOREIRA FALA AO PÓDIO CAST após QUASE TÍTULO em Portugal! MARTÍN VOLTA pós-SHOW de BEZZECCHI?
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.