MotoGP: Aldeguer domina e vence um insano GP da Indonésia, marcado pelo acidente de Marc Márquez e Bezzecchi na largada
Heptacampeão da MotoGP levantou sozinho mas saiu reclamando de dores no ombro direito, com exames constatando uma pequena fratura

A MotoGP fechou a passagem do Mundial por Mandalika com uma das corridas mais alucinantes da temporada 2025. Em um GP da Indonésia marcado pelo acidente entre Marc Márquez e Marco Bezzecchi ainda na primeira volta, Fermín Aldeguer teve o caminho livre para triunfar de forma dominante em sua primeira vitória na categoria, com Pedro Acosta e Álex Márquez completando o pódio.
Em mais uma largada ruim, Bezzecchi caiu novamente na tabela, indo pra sétimo, enquanto Acosta voou para a ponta com Marini em segundo e Aldeguer em terceiro, enquanto Marc subia para sexto.
Mas a prova do agora heptacampeão durou pouco, com Marc e Bezzecchi se envolvendo em um incidente no segundo setor, levando ambos à caixa de brita. Os dois levantaram e saíram andando sozinhos, mas o espanhol vinha com a mão no ombro direito. Um exame posterior confirmou uma pequena fratura.
A direção de prova confirmou que o caso será revisado após a corrida. O replay mostrou que o piloto da Aprilia acertou direto a traseira da Ducati.
Após duas voltas, Acosta liderava com 0s4 de vantagem para Marini, que era pressionado por Aldeguer, seguido de Fernández e Rins fechando o top 5. Quartararo era o sexto, com Álex Márquez em sétimo, enquanto Mir caía e retornava à pista.
Buscando se recuperar da largada fraca, Aldeguer ultrapassou Marini na volta quatro de 27 para reassumir a segunda posição, ficando a 0s3 de Acosta, enquanto o piloto da Honda passava a ser pressionado por Fernández, em um top 4 dos que ainda não possuem triunfos na classe rainha.
Na sétima volta, Aldeguer ultrapassava Acosta no segundo setor para assumir a liderança, mas com o espanhol da KTM seguindo em sua cola para retomar a ponta, enquanto os dois descolavam da disputa entre Marini e Fernández. Mais atrás, Bagnaia sofria uma queda no último setor, coroando um fim de semana esquecível. Assim como no sábado, o bicampeão da MotoGP vinha em último entre os pilotos que ainda estavam na pista.
Aos poucos, Aldeguer começou a descolar na frente, abrindo 1s3 de vantagem na volta 10, enquanto Acosta passava a ficar mais para Marini, com Fernández um pouco mais atrás. Rins fechava o top 5, mas já bem atrás dos três.
Com Acosta e Marini em uma briga intensa pela segunda posição, Aldeguer pôde disparar na frente, chegando a 4s5 na metade da prova. E isso permitiu também a aproximação de um novo pelotão, com Fernández, Rins e Márquez.
O caos reinava nesta disputa. Com Acosta e Marini em uma briga intensa, um erro de Marini custou caro ao italiano, que caiu de terceiro para oitavo, enquanto quem brilhou foi Rins, que subiu de quinto para terceiro, com Márquez indo para quarto e Fernández fechando o top 5.
Na chegada à volta 20, Aldeguer abria 7s5 na frente, enquanto Rins era o novo segundo colocado, ultrapassando Acosta, que tinha agora Márquez em sua cola. Mas, na verdade, o pelotão era basicamente formado por todos os pilotos até o 12º colocado, di Giannantonio.
Aos poucos, quem começou a se sobressair nesse pelotão foi Álex Márquez, que conseguiu subir para a segunda posição a cinco voltas do fim, ficando a mais de 9s do seu companheiro de Gresini, que reinava tranquilo na frente. Mas um erro do espanhol permitiu um novo bote de Acosta no penúltimo giro.
No final, Fermín Aldeguer teve a vida tranquila para conquistar sua primeira vitória na MotoGP, com 9s de diferença para o segundo colocado, Pedro Acosta , enquanto Álex Márquez fechou o pódio. Completaram o top 10: Brad Binder, Luca Marini, Raúl Fernández, Fabio Quartararo, Franco Morbidelli, Fabio di Giannantonio e Álex Rins.
A MotoGP tira uma semana de folga, retomando as atividades entre os dias 17 e 19 de outubro com o GP da Austrália em Phillip Island, 19ª de 22 etapas da temporada 2025.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
54 | Ducati | 27 |
41'07.651 |
25 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
37 | KTM | 27 |
+6.987 41'14.638 |
6.987 | 20 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
73 | Ducati | 27 |
+7.896 41'15.547 |
0.909 | 16 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
33 | KTM | 27 |
+8.901 41'16.552 |
1.005 | 13 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
10 | Honda | 27 |
+9.129 41'16.780 |
0.228 | 11 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
25 | Aprilia | 27 |
+9.709 41'17.360 |
0.580 | 10 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
20 | Yamaha | 27 |
+9.894 41'17.545 |
0.185 | 9 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
21 | Ducati | 27 |
+10.087 41'17.738 |
0.193 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
49 | Ducati | 27 |
+10.350 41'18.001 |
0.263 | 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
42 | Yamaha | 27 |
+13.223 41'20.874 |
2.873 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
88 | Yamaha | 27 |
+19.769 41'27.420 |
6.546 | 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
5 | Honda | 27 |
+27.597 41'35.248 |
7.828 | 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
35 | Honda | 27 |
+48.035 41'55.686 |
20.438 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
43 | Yamaha | 27 |
+55.540 42'03.191 |
7.505 | 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | |
23 | KTM | 12 |
+15 Laps 18'53.239 |
15 Laps | Abandono | 1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | |
63 | Ducati | 7 |
+20 Laps 12'24.109 |
5 Laps | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | |
36 | Honda | 2 |
+25 Laps 4'08.377 |
5 Laps | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | |
93 | Ducati | 0 |
+27 Laps 29.327 |
2 Laps | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | |
72 | Aprilia | 0 |
+27 Laps 29.390 |
0.063 | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.