MotoGP segue tendência da F1 e anuncia etapa virtual na Espanha
A categoria rainha anunciou uma programação completa na data que seria realizado o GP da Espanha
Em meio ao surto pandêmico do novo coronavírus, as principais categorias do esporte a motor pelo mundo vêm promovendo a realização de provas virtuais, tendo em vista o isolamento social em função da doença. Depois de Fórmula 1, IndyCar, NASCAR e outros campeonatos, agora foi a vez da MotoGP anunciar seu primeiro GP Virtual, que acontecerá na Espanha e também terá disputas da Moto2 e da Moto3.
A pandemia da Covid-19 varreu todas as provas do primeiro semestre do calendário da MotoGP em 2020, com o GP da Holanda sendo o adiamento mais recente, após o governo local estender a proibição a eventos públicos até o final de agosto, deixando a organização sem outra opção.
No lugar das corridas reais, a MotoGP realizou duas edições virtuais do #GPFiqueEmCasa, usando o game da MotoGP 2019, que contou com a participação de 10 pilotos do grid atual na primeira prova, em Mugello, e 11 na segunda, no Red Bull Ring.
A lista de pilotos incluiu o atual campeão Marc Márquez, o heptacampeão da categoria rainha Valentino Rossi, e o novato sensação de 2019, Fabio Quartararo. A MotoGP está expandindo seus planos de corridas virtuais, e planeja uma edição maior para 03 de maio, data originalmente marcada para o GP da Espanha em Jerez.
Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, a organizadora da MotoGP, Dorna Sports, afirmou que o evento "tem como objetivo se solidarizar e ajudar a instituição de caridade oficial da MotoGP, Two Wheels for Life [Duas Rodas para a Vida] apoiando seus esforços na luta contra a Covid-19".
Com o novo formato, novas regras foram implementadas. Na classe principal, a MotoGP, todas as 11 equipes poderão colocar um piloto cada na pista, com a exceção da equipe oficial da Honda, que tem os atuais campeões Marc e Álex Márquez. E, pela primeira vez, o evento também terá corridas da Moto2 e Moto3.
Para ambas as classes, 10 pilotos poderão participar, com a preferência dada à classificação do campeonato após o GP do Catar, feito em março. Os atuais líderes da Moto2 e da Moto3 são Tetsuta Nagashima, da Red Bull KTM Ajo e Albert Arenas da Aspar KTM.
A lista de participantes da prova de Jerez ainda será confirmada.
A edição 2020 do game da MotoGP será lançado nesta quinta-feira, mas a categoria não confirmou se o GP Virtual da Espanha já usará a versão nova ou se manterá com a versão de 2019.
As duas últimas edições das provas virtuais da MotoGP foram vencidas por Álex Márquez da Honda e Francesco Bagnaia da Pramac Ducati.
F1, MotoGP, lendas... Veja pilotos que estão participando de GPs virtuais na pandemia
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.