MotoGP: Etapa da Finlândia é adiada pela pandemia do coronavírus
A volta da MotoGP ao país escandinavo foi adiada devido à pandemia da Covid-19, totalizando mais de 50% da temporada impactada

Originalmente colocada como 11ª etapa da temporada 2020 da MotoGP, a etapa da Finlândia é mais nova prova afetada pela pandemia da Covid-19. A corrida, marcada para 12 de julho, seria disputada no novo circuito KymiRing e marcaria a volta do Mundial ao país pela primeira vez em quase 40 anos.
A prova estava marcada para voltar ao calendário da MotoGP em 2018, mas os atrasos na construção do autódromo levaram ao adiamento dos planos para 2020.
Leia também:
Porém, a pandemia colocou o evento sob xeque, com o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, confirmando recentemente à mídia espanhola que o evento não seria realizado devido ao fato do circuito não ter sido aprovado pela Federação.
A organização do evento confirmou a informação nesta sexta através de um comunicado.
"A decisão de adiar o GP da Finlândia da MotoGP foi tomada pela Dorna Sports, que detém o direito da competição", afirmou o comunicado. "O governo finlandês recomendou recentemente que eventos com mais de 500 pessoas não sejam realizados antes de agosto devido à pandemia do coronavírus".
"A decisão de adiar a etapa da Finlândia da MotoGP foi tomada pela Dorna Sports e os donos do circuito KymiRing, respeitando as instruções do governo finlandês. A Dorna Sports prometeu anunciar o futuro da MotoGP na Finlândia logo que possível".
Apesar do último GP da Finlândia ter acontecido em 1982, a última visita da categoria rainha ao país - mas no circuito de Imatra - aconteceu no ano anterior.
No ano passado, pilotos de testes de todas as seis montadoras da MotoGP foram ao circuito avaliar o traçado, após um teste oficial ter sido cancelado devido ao fato da construção não ter sido concluída.
O circuito teve uma recepção mista, com a maioria concordando que alguns setores da pista eram muito lentos. Havia a expectativa de alterações dessas partes antes da prova.
A notícia vem poucos dias depois da organização do GP da Holanda confirmar que a prova, marcada para 28 de junho, havia sido adiada. Com isso, a nova primeira etapa da temporada 2020 é o GP da República Tcheca, em Brno, marcado para 09 de agosto.
Recentemente, Ezpeleta afirmou que o melhor cenário possível para o campeonato seria um reinício em Brno, e que ficaria feliz com uma temporada com 10 etapas.
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.

Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.

Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A MotoGP também precisou adiar os GPs da Holanda e da Finlândia, devido às restrições do governo local e pela falta de homologação da pista do país escandinavo. A visão mais otimista da Dorna Sports coloca o início da temporada na República Tcheca em agosto

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.

Foto de: FOM
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.

Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 35 dias

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.

Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.

Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.

Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data

Foto de: IndyCar Series
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.

Foto de: IndyCar Series
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio

Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.

Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.

Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.

Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.

Foto de: Duda Bairros
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena

Foto de: Uncredited
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?

Artigo anterior
MotoGP segue tendência da F1 e anuncia etapa virtual na Espanha
Próximo artigo
Rossi vai tomar decisão sobre futuro na MotoGP antes do início da temporada

Sobre esta matéria
Categoria | MotoGP |
Autor | Lewis Duncan |