MotoGP: Bagnaia ganha etapa da Tailândia marcada por chuva; Martín fica em segundo
Corrida principal em Buriram foi marcada por quedas constantes e seis abandonos devido pista molhada
Francesco Bagnaia, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Pecco Bagnaia, da Ducati de fábrica, vence a corrida principal do GP da Tailândia da MotoGP, marcadas por fortes chuvas que dificultaram a situação da pista e causaram seis abandonos. Jorge Martín e Pedro Acosta fecham o pódio de Buriram.
Com o resultado, a diferença de pontos entre Bagnaia e Martín vai para 17 pontos, mantendo o campeonato aberto para as duas próximas etapas.
Como foi a corrida em Buriram?
A largada começou com um excelente início de Martín, que conseguiu ir para a liderança a frente de todos, mas Bagnaia, ameaçado por Fabio Quartararo e Marc Márquez, tentou recuperar a primeira colocação, ficando lado a lado com o rival ao título, mas o espanhol da Pramac fechou a casinha e se manteve à frente.
Logo no início, a pista molhada já mostrou que ia ser uma dor de cabeça para alguns e uma ajudinha para outros. Marco Bezzecchi sofreu desse veneno e caiu na curva 1 de Buriram, abandonando a corrida.
Em seguida, Quartararo e Franco Morbidelli se chocaram, com o francês da Yamaha levando a pior e caindo, deslizando pela brita. A colisão, além de atrapalhar Quartararo, que voltou para a pista, causou punição de volta longa para o píloto da Pramac.
Faltando 22 voltas. lá na disputa da frente, Martín não conseguiu segurar a liderança após escapar para fora da pista por um tempo, caindo para terceira colocação, garantindo o primeiro lugar do rival Bagnaia e a segunda colocação de Márquez.
Entre as escorregadas da pista lisa, duas vítimas da Trackhouse, com Lorenzo Savadori, que retornou à corrida, e Raul Fernandez, que abandonou a prova. E as quedas em sequência continuaram, com Morbidelli na curva 8, precisando voltar aos boxes, e de Enea Bastianini, que também caiu, mas retornou a disputa.
Enquanto isso, a disputa entre os três primeiros continuava pegando fogo, com Márquez ultrapassando Bagnaia de forma fantástica, mas com o italiano retomando a posição rapidamente, mesmo com a ameaça de Martín, que não conseguia chegar próximo dos dois primeiros.
Faltando 13 voltas para o fim da corrida, mais uma tentativa de ultrapassagem do hexacampeão da categoria rainha, mas o atual defensor do título não dava trégua e retornava a posição. Mas, ao arriscar demais, Márquez se desequilibrou e caiu com sua moto, para desespero da Gresini, se recuperando e voltando na 16ª colocação.
Com a queda, caminho livre para Bagnaia na última metade da corrida, que ficou quase três segundos à frente do rival pelo título, Martín, que não estava fazendo uma boa pilotagem e quase saía do limite de pista, perdendo milésimos preciosos na disputa pela taça e não mudando o cenário por algumas voltas.
Enquanto isso, a disputa entre as motos KTM pela quarta colocação estava intensa, com Pedro Acosta ultrapassando Brad Binder e assegurando a posição rapidamente.
Faltando três voltas para o fim, Alex Rins e sua Yamaha sofreram mais uma queda. Alguns momentos depois, Augusto Fernández também caiu e teve que abandonar a pista, marcando o sexto abandono da corrida na Tailândia.
E, na tentativa de Márquez escalar posições até a zona de classificação, o espanhol tocou Joan Mir e sofreu punição de volta longa pelos comissários.
E enquanto isso, Acosta mostrou para o que veio e ultrapassou por fora Jack Miller, que tentou recuperar a posição, mas que viu o novato garantir o lugar no pódio com tranquilidade.
E, lá na frente e com tranquilidade, Pecco Bagnaia vence a corrida em Buriram, seguido por Jorge Martín e Pedro Acosta, encerrando a corrida marcada pela chuva.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | F. Bagnaia Ducati Team | 1 | Ducati | 26 |
- |
25 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | J. Martin Pramac Racing | 89 | Ducati | 26 |
+2.905 2.905 |
2.905 | 20 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | P. Acosta Tech 3 | 31 | KTM | 26 |
+3.800 3.800 |
0.895 | 16 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | F. Di Giannantonio Team VR46 | 49 | Ducati | 26 |
+4.636 4.636 |
0.836 | 13 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | J. Miller Red Bull KTM Factory Racing | 43 | KTM | 26 |
+5.532 5.532 |
0.896 | 11 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | B. Binder Red Bull KTM Factory Racing | 33 | KTM | 26 |
+5.898 5.898 |
0.366 | 10 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | M. Viñales Aprilia Racing Team | 12 | Aprilia | 26 |
+8.498 8.498 |
2.600 | 9 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | J. Zarco LCR Honda | 5 | Honda | 26 |
+17.672 17.672 |
9.174 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | A. Espargaro Aprilia Racing Team | 41 | Aprilia | 26 |
+18.588 18.588 |
0.916 | 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | A. Marquez Gresini Racing | 73 | Ducati | 26 |
+21.163 21.163 |
2.575 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | L. Marini Repsol Honda Team | 10 | Honda | 26 |
+22.859 22.859 |
1.696 | 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | M. Marquez Gresini Racing | 93 | Ducati | 26 |
+22.251 22.251 |
4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | T. Nakagami LCR Honda | 30 | Honda | 26 |
+24.531 24.531 |
2.280 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | E. Bastianini Ducati Team | 23 | Ducati | 26 |
+27.090 27.090 |
2.559 | 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | J. Mir Repsol Honda Team | 36 | Honda | 26 |
+30.870 30.870 |
3.780 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP | 20 | Yamaha | 26 |
+50.021 50.021 |
19.151 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | A. Fernandez Tech 3 | 37 | KTM | 23 |
3 laps |
Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | A. Rins Movistar Yamaha MotoGP | 42 | Yamaha | 22 |
4 laps |
Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | L. Savadori Trackhouse Racing Team | 32 | Aprilia | 16 |
10 laps |
Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | F. Morbidelli Pramac Racing | 21 | Ducati | 7 |
19 laps |
Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | R. Fernandez Trackhouse Racing Team | 25 | Aprilia | 6 |
20 laps |
Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | M. Bezzecchi Team VR46 | 72 | Ducati | 3 |
23 laps |
Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
SHOW de Márquez, MARTÍN amplia sobre Pecco, MotoGP no Brasil, Felipe Massa, WSBK, Moto1000GP e mais!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Martín x Bagnaia: QUEM SAI CAMPEÃO? Papo com Alan Douglas, ANÚNCIO, Moto1000GP, REVOLUÇÃO NO MERCADO
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.