MotoGP: Binder é o mais rápido na sexta de treinos na Malásia afetada pela chuva
TL2 sofreu atraso de uma hora devido à forte chuva que caiu durante a sessão da Moto2
A MotoGP abriu nesta sexta-feira as atividades da penúltima etapa da temporada 2022, o GP da Malásia. O primeiro dia de pista em Sepang foi marcado por diferentes condições climáticas, com o TL1 acontecendo com pista seca e o TL2 após uma forte chuva. Com isso, a primeira sessão de treinos foi a mais rápida do dia, tendo Brad Binder com o melhor tempo.
O retorno à Sepang após três anos marca o primeiro match point do campeonato para Francesco Bagnaia, caso o piloto da Ducati faça 11 pontos a mais que Fabio Quartararo, evitando que a disputa fique para a final em Valência.
Outro candidato ao título, Aleix Espargaró teve um TL1 de pesadelo, fazendo apenas uma volta rápida antes de cair na curva 8 ainda na primeira parte da sessão. Ao voltar à pista posteriormente, precisou voltar ao boxes devido a um problema técnico, ficando apenas em 20º.
No TL1, foi Binder quem colocou a KTM à frente com 01min59s479, apenas 0s097 à frente de Rins, vencedor do GP da Austrália. Em terceiro, ficou Marc Márquez com a Honda e Bastianini, de Ducati, fechou um top 4 com quatro montadoras diferentes. Joan Mir foi o quinto com a segunda Suzuki.
Quartararo foi o sétimo colocado enquanto Bagnaia foi o 11º, com nenhum dos dois candidatos ao título colocando pneus novos no fim da sessão para entregar voltas melhores.
Confira o resultado final do TL1 para o GP da Malásia de MotoGP:
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Brad Binder | KTM | 18 | 1'59.479 | ||
2 | 42 | Alex Rins | Suzuki | 17 | 1'59.576 | 0.097 | |
3 | 93 | Marc Marquez | Honda | 15 | 1'59.623 | 0.144 | |
4 | 23 | Enea Bastianini | Ducati | 15 | 1'59.875 | 0.396 | |
5 | 36 | Joan Mir | Suzuki | 16 | 1'59.951 | 0.472 | |
6 | 89 | Jorge Martin | Ducati | 17 | 1'59.966 | 0.487 | |
7 | 20 | Fabio Quartararo | Yamaha | 18 | 2'00.543 | 1.064 | |
8 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Ducati | 15 | 2'00.552 | 1.073 | |
9 | 10 | Luca Marini | Ducati | 14 | 2'00.733 | 1.254 | |
10 | 72 | Marco Bezzecchi | Ducati | 13 | 2'00.767 | 1.288 | |
11 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati | 15 | 2'00.770 | 1.291 | |
12 | 21 | Franco Morbidelli | Yamaha | 17 | 2'00.771 | 1.292 | |
13 | 73 | Alex Marquez | Honda | 16 | 2'01.015 | 1.536 | |
14 | 43 | Jack Miller | Ducati | 15 | 2'01.034 | 1.555 | |
15 | 5 | Johann Zarco | Ducati | 16 | 2'01.048 | 1.569 | |
16 | 44 | Pol Espargaro | Honda | 15 | 2'01.200 | 1.721 | |
17 | 88 | Miguel Oliveira | KTM | 17 | 2'01.247 | 1.768 | |
18 | 35 | Cal Crutchlow | Yamaha | 16 | 2'01.251 | 1.772 | |
19 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia | 16 | 2'01.328 | 1.849 | |
20 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia | 5 | 2'01.654 | 2.175 | |
21 | 87 | Remy Gardner | KTM | 17 | 2'01.704 | 2.225 | |
22 | 40 | Darryn Binder | Yamaha | 10 | 2'01.831 | 2.352 | |
23 | 25 | Raul Fernandez | KTM | 16 | 2'01.831 | 2.352 | |
24 | 45 | Tetsuta Nagashima | Honda | 17 | 2'02.866 | 3.387 |
As condições foram mudando com o passar das horas, até que uma tempestade caiu durante a sessão da Moto2 que antecedia o TL2 da MotoGP, o que atrasou o treino da categoria rainha em uma hora.
E apesar da chuva ter parado no momento em que a pista foi liberada e um trilho seco já começava a aparecer, ninguém arriscou os pneus slicks na maior parte da sessão. Enquanto Morbidelli foi o primeiro a marcar tempo com 02min15s423, a condição foi melhorando e os tempos, caindo.
A seis minutos do fim, Bezzecchi foi o primeiro a arriscar os slicks, com outros pilotos seguindo o italiano.
No final, Cal Crutchlow surpreendeu ao terminar o TL2 na frente com a Yamaha da equipe RNF, marcando 02min05s710, nove décimos à frente do segundo colocado, Bagnaia. Álex Márquez foi o terceiro, com Miller e Zarco completando o top 5.
Já Quartararo foi o nono colocado, sem colocar pneus slick, mas marcando tempos fortes em condições tradicionalmente adversas à Yamaha. Já Aleix Espargaró teve mais uma sessão difícil, completando apenas 11 voltas antes de terminar em 21º, logo à frente de Bastianini.
Confira o resultado final do TL2 para o GP da Malásia de MotoGP:
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 35 | Cal Crutchlow | Yamaha | 15 | 2'05.710 | ||
2 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati | 17 | 2'06.610 | 0.900 | |
3 | 73 | Alex Marquez | Honda | 11 | 2'06.896 | 1.186 | |
4 | 43 | Jack Miller | Ducati | 14 | 2'07.553 | 1.843 | |
5 | 5 | Johann Zarco | Ducati | 18 | 2'08.589 | 2.879 | |
6 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia | 15 | 2'09.353 | 3.643 | |
7 | 21 | Franco Morbidelli | Yamaha | 17 | 2'09.390 | 3.680 | |
8 | 36 | Joan Mir | Suzuki | 15 | 2'09.749 | 4.039 | |
9 | 20 | Fabio Quartararo | Yamaha | 18 | 2'09.753 | 4.043 | |
10 | 10 | Luca Marini | Ducati | 15 | 2'09.825 | 4.115 | |
11 | 88 | Miguel Oliveira | KTM | 15 | 2'09.898 | 4.188 | |
12 | 42 | Alex Rins | Suzuki | 15 | 2'09.960 | 4.250 | |
13 | 72 | Marco Bezzecchi | Ducati | 18 | 2'09.992 | 4.282 | |
14 | 25 | Raul Fernandez | KTM | 16 | 2'10.392 | 4.682 | |
15 | 93 | Marc Marquez | Honda | 14 | 2'10.411 | 4.701 | |
16 | 33 | Brad Binder | KTM | 15 | 2'10.485 | 4.775 | |
17 | 89 | Jorge Martin | Ducati | 16 | 2'10.572 | 4.862 | |
18 | 87 | Remy Gardner | KTM | 16 | 2'10.592 | 4.882 | |
19 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Ducati | 13 | 2'10.604 | 4.894 | |
20 | 45 | Tetsuta Nagashima | Honda | 14 | 2'10.639 | 4.929 | |
21 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia | 11 | 2'11.433 | 5.723 | |
22 | 23 | Enea Bastianini | Ducati | 13 | 2'11.568 | 5.858 | |
44 | Pol Espargaro | Honda | 10 | 2'12.414 | 6.704 | ||
40 | Darryn Binder | Yamaha | 15 | 2'12.878 | 7.168 |
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.