MotoGP Emilia-Romagna GP

MotoGP confirma retorno do GP da Hungria em 2025 com prova em novo circuito; saiba mais

Novo circuito do Balaton Park está localizado nos arredores da capital Budapeste

Balaton Park

A MotoGP fechou um acordo para que o GP da Hungria retorne ao calendário pela primeira vez em 33 anos, com a prova sendo realizada no recém-construído circuito de Balaton Park.

Conforme relatado pelo Motorsport.com no final de agosto, o Balaton Park, localizado nos arredores de Budapeste, capital da Hungria, será a adição mais notável ao calendário da MotoGP de 2025.

Leia também:

Os organizadores definiram os dias 22 e 24 de agosto como a data da primeira corrida da categoria rainha na Hungria desde 1992, enquanto o circuito também realizará um evento do Mundial de Superbike nos dias 25 e 27 de julho como parte dos preparativos.

Espera-se que o circuito de Portimão, em Portugal, que se tornou uma atração fixa no calendário desde sua estreia em 2020, dê lugar à Hungria na programação do próximo ano.

"Estamos muito felizes em anunciar que o Balaton Park estará no calendário de 2025 da MotoGP e do WSBK", disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports. "O circuito tem uma localização espetacular e será um destino fantástico para os fãs verem o esporte mais emocionante do mundo em ação".

"O trabalho está em andamento para deixar o local pronto para sua estreia histórica no calendário, acrescentando mais um capítulo à história da Hungria nas corridas de moto, e estamos muito ansiosos para voltar a um mercado importante na Europa Central".

Balaton Park

Parque Balaton

Foto de: Balaton Park

O evento será organizado e promovido pela HUMDA Hungarian Mobility Development Agency Zrt., uma parte do Szechenyi University Group. Antes de realizar corridas do WSBK e da MotoGP em meses consecutivos em 2025, o circuito passará por várias mudanças para atender aos requisitos da FIM para uma licença de grau A.

Primeiramente, duas curvas de raio menor serão adicionadas à parte interna da pista na Curva 7, onde a área de escape também será ampliada. Uma nova chicane substituirá a curva 11 original para reduzir a velocidade e aumentar as oportunidades de ultrapassagem. Por fim, uma nova combinação de curvas técnicas será incorporada logo abaixo do hotel do circuito para aumentar o desafio para os pilotos.

Espera-se que a MotoGP anuncie o calendário completo de 2025 no devido tempo. A última vez que a Hungria sediou uma etapa do campeonato mundial foi em 1992, quando Eddie Lawson venceu em uma Cagiva no Hungaroring, uma pista que agora é mais famosa por sediar o GP da Hungria de F1.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST debate treta eterna entre Rossi e Márquez! Prévia do segundo GP em Misano e tudo do mundo do motocross

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Chuva forte em Misano aciona alerta laranja antes de segunda corrida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil