MotoGP: Equipe da NASCAR deve assumir time satélite da Aprilia em 2024

Trackhouse Racing está perto de expandir suas operações, assumindo equipe RNF da categoria rainha da motovelocidade

Raul Fernandez, RNF MotoGP Racing

Raul Fernandez, RNF MotoGP Racing

Gold and Goose / Motorsport Images

A Trackhouse Racing, da NASCAR, está perto de se tornar uma equipe satélite da Aprilia MotoGP para a temporada de 2024, substituindo a RNF, apurou o Motorsport.com.

Nesta segunda-feira, a Dorna Sports – detentora dos direitos comerciais da MotoGP – anunciou que não permitiria que a RNF Racing continuasse como equipe no grid no próximo ano.

Leia também:

O seu comunicado afirma que isto se deveu a “repetidas infrações e violações do Acordo de Participação que afetam a imagem pública da MotoGP obrigaram esta decisão”.

Isto segue-se a relatos durante o fim de semana do GP de Valência de que a equipe – e especificamente o sócio titular e acionista majoritário CryptoDATA – estava com problemas financeiros e era possível uma aquisição de uma empresa americana.

O ex-chefe e diretor da equipe RNF, Razlan Razali, atribuiu toda a culpa pela rejeição da equipe à MotoGP à CryptoDATA em uma entrevista ao Motorsport.com nesta segunda-feira e confirmou que havia fornecedores que ainda não haviam sido pagos.

No comunicado da Dorna, referiu que “o Comité de Seleção irá analisar as candidaturas para uma nova Equipe Independente, utilizando as máquinas Aprilia, para se juntar ao grid da MotoGP em 2024”.

O Motorsport.com descobriu agora que esta será a Trackhouse Racing, uma equipe americana de propriedade de Justin Marks e Armando Christian Perez – mais conhecido como o astro do rap americano Pitbull.

A Trackhouse fez sua estreia na NASCAR Cup Series na Daytona 500 de 2021 e desde então conquistou cinco vitórias com Ross Chastain e Daniel Suarez, bem como uma vitória histórica em Chicago com Shane van Gisbergen este ano.

Ross Chastain, Trackhouse Racing, Worldwide Express Chevrolet Camaro

Photo by: Ben Earp / NKP / Motorsport Images

Ross Chastain, Trackhouse Racing, Worldwide Express Chevrolet Camaro

A Trackhouse seguirá o processo oficial de inscrição para ingressar no grid, alugando as duas vagas desocupadas pela RNF, e terá que cumprir todos os requisitos da Dorna para ser vista como uma opção viável.

Também terá que fazer isso com o apoio de um fabricante, que será a Aprilia.

O Motorsport.com apurou que os investidores da Trackhouse querem que a equipe se expanda para fora da América do Norte e para o cenário mundial, com os proprietários sentindo que a MotoGP é o melhor lugar para isso.

Uma fonte próxima da Aprilia disse que um anúncio oficial será feito nos próximos dias, mas que o fabricante italiano – que venceu dois GPs em 2023 – está feliz com o projeto Trackhouse.

A Trackhouse irá estabelecer laços de trabalho mais próximos com a Aprilia do que a RNF tinha, com a fonte afirmando que a parceria a nível técnico será como a Ducati tem com a Pramac.

A Aprilia está trabalhando para fornecer a um dos dois pilotos – Miguel Oliveira e Raul Fernandez, contratados diretamente ao fabricante – uma moto de 2024 no próximo ano.

No entanto, dado o tempo apertado para reunir todos os recursos para criar uma terceira moto de fábrica, isto não é uma garantia.

Raul Fernandez, RNF MotoGP Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Raul Fernandez, RNF MotoGP Racing

O projeto Trackhouse deveria chegar ao grid em 2025, mas agora foi acelerado por causa dos problemas da RNF – daí a razão pela qual não pode haver compromisso com duas motos de fábrica na próxima temporada.

A atual equipe RNF deverá permanecer sob a bandeira Trackhouse, dado o seu conhecimento da Aprilia já a partir deste ano, enquanto todos os aspectos comerciais serão tratados pela equipe.

No teste de terça-feira em Valência, Raul Fernandez vai rodar na Aprilia com mecânicos oficiais de fábrica, enquanto a equipe RNF tira férias de inverno antes de receber novos contratos com a Trackhouse no novo ano.

O Motorsport.com entrou em contato com a Trackhouse para mais comentários, mas não obteve resposta.

POLÊMICAS no fim de 2023, BORTOLETO na F2, DRUGO NA PISTA da F1 e DE OLHO na Williams! Stock/MotoGP

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP barra entrada da RNF em 2024 por múltiplas infrações e violações
Próximo artigo Com Marini e Di Giannantonio confirmados, confira o grid completo da MotoGP 2024

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil