MotoGP - Martín: Nova moto da Aprilia é "maior" salto dos últimos anos
Campeão de 2024 testou uma versão inicial do protótipo de 2025 em Barcelona
O campeão da MotoGP de 2024 Jorge Martín avaliou que a Aprilia deu o "maior" salto nos últimos anos com o protótipo de 2025. O piloto se juntará à equipe na próxima temporada depois de conquistar o campeonato com a Pramac Ducati.
Marc Márquez foi escolhido pela equipe de fábrica da Ducati, fazendo com que Martín tivesse que procurar outro time. O espanhol experimentou a Aprilia pela primeira vez nos testes de pós-temporada em Barcelona e completou 77 voltas, ficando atrás do líder Alex Márquez.
Embora sua situação contratual signifique que ele não está autorizado a falar em detalhes sobre a moto até o início do próximo ano, Martin reconheceu que a fabricante com sede em Noale deu um passo significativo com o protótipo que ele e Marco Bezzecchi pilotarão em 2025.
"Não posso dizer muito sobre a moto, mas a expressão em meu rosto foi vista por todos vocês que estavam lá", disse Martin ao Motorsport.com. "Eu estava feliz e acho que não poderia estar mais feliz do que na Aprilia em qualquer outro lugar".
"Acho que o novo pacote é muito interessante, e o salto que a motocicleta deu é o maior dos últimos anos. O potencial é alto e parece muito bom".
Jorge Martin, Aprilia Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A moto usada no dia de testes em Barcelona foi uma versão inicial da que será levada a Sepang para os testes de pré-temporada no início de fevereiro.
A contratação do campeão mundial pela Aprilia é o ponto culminante de uma reestruturação interna pela qual a fabricante italiana passou em todas as áreas.
A intenção da mudança é reduzir a distância entre a Aprilia e a Ducati, campeã mundial nos últimos três anos e uma das motos mais dominantes de todos os tempos, com 19 vitórias em 20 possíveis em 2024.
"A Aprilia tem o compromisso e eu vi isso em primeira mão", acrescentou Martin. "Percebi como eles me amam e o que fazem por mim. Mas eles sentem a responsabilidade de ter o campeão".
"Todos nós queremos vencer, mas para isso temos que aplicar uma estratégia e uma dinâmica de trabalho adequada".
Quando perguntado sobre a queda de desempenho da Aprilia na segunda metade da temporada de 2024, um problema recorrente nos últimos anos, Martin admitiu que também não tinha uma resposta clara.
"Este ano a Aprilia começou melhor do que nunca, mas é verdade que a partir de Aragón começou a cair. É muito complicado saber o que acontece quando você está do lado de fora".
"É muito difícil entender como você pode vencer em Austin vindo de trás, como Maverick fez, e em Jerez, logo depois, terminar mais de 11 segundos atrás", disse Martin.
ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' DUCATI, SENNA e Diogo Moreira
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' Ducati, SENNA e Diogo Moreira
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.