MotoGP: Oliveira surge como prioridade da Honda para substituir Marc Márquez
Saída do espanhol um ano antes do fim de seu contrato mexe bruscamente com o mercado de pilotos

Após confirmar na semana passada a saída de Marc Márquez no fim de 2023, um ano antes do fim de seu contrato, a Honda se vê no mercado em busca de um nome para substituir o hexacampeão da MotoGP em 2024. E, segundo apurado pelo Motorsport.com, a marca japonesa já tem seu alvo prioritário: Miguel Oliveira.
Na quarta passada, a Honda anunciou que havia chegado a um acordo mútuo com Márquez para encerrar o contrato com o hexacampeão um ano antes do seu fim. O espanhol passou todos seus 11 anos na MotoGP até aqui com a Honda, conquistando seus seis títulos, 59 vitórias e 101 pódios.
Apesar de ainda não ter sido confirmado, Márquez terá como destino em 2024 a Gresini, correndo com uma moto de 2023 da Ducati. E agora o piloto da RNF Aprilia e ex-KTM Oliveira surge como o principal nome para substituí-lo.
Mas, primeiro, o português terá que negociar o fim de seu contrato com a Aprilia, tendo assinado um acordo de dois anos com a RNF válido até o fim do ano que vem. Apesar da Aprilia pagar seu salário, há uma cláusula de saída no acordo que determina a saída caso ele receba uma oferta de uma equipe de fábrica.
Esse precedente já foi visto em 2023, com Álex Rins, que havia assinado com a Honda para correr pela LCR por dois anos, optou por quebrar o contrato para correr pela Yamaha em 2024.

Miguel Oliveira, RNF MotoGP Racing
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Oliveira, de 28 anos, é visto como a opção mais atraente pela HRC devido à sua experiência na MotoGP, especialmente por ter corrido em duas motos europeias (KTM e Aprilia). Do lado comercial, o apoio da Repsol aumenta ainda mais a atração por Oliveira, devido ao interesse da marca em Portugal.
Mas um grande problema é que Oliveira pode se ver relutante em abandonar o pacote competitivo da RS-GP por aquela que é, inquestionavelmente, a pior moto do grid no momento, que levou o melhor piloto do grid a deixar a Honda.
Caso Oliveira opte pela Honda, ele faria dupla com Joan Mir, enquanto a LCR já tem Takaaki Nakagami e Johann Zarco para 2024. É incerto quem a Aprilia e a RNF colocariam no lugar do português.
Pol Espargaró explica 'demoção' na GasGas
Após ter sua temporada prejudicada por lesões, o espanhol não será titular da equipe em 2024, quando o time terá Augusto Fernández e Pedro Acosta, ambos também da Espanha. Espargaró será piloto reserva e de testes, além de fazer wildcards.
"Quero informar que não foi uma decisão unilateral, pelo contrário! É verdade que gostaria de continuar competindo em tempo integral na MotoGP, porque acho que ainda tenho velocidade para estar entre os melhores...”, começou Pol nas redes sociais.
“Mas a verdade é que o passo para o lado que vou dar no próximo ano ao me juntar à equipe de testes e fazer wildcards é o resultado de um entendimento entre as partes, dados os problemas que o time encontra no momento e pensando em colaboração de longo prazo para sermos referência."
“Faltam muitas corridas neste ano e também no futuro, e como sou daqueles que acreditam que há força nos números, vamos trabalhar juntos para conseguir um final de temporada memorável. Muito obrigado”, completou Espargaró.
Veja como está o mercado da MotoGP para 2024
Equipe | Construtor | Moto | No. | Piloto |
---|---|---|---|---|
![]() |
Aprilia | RS-GP | 12 | ![]() |
41 | ![]() |
|||
![]() |
25 | ![]() |
||
88 | ![]() |
|||
![]() |
Ducati | Desmosedici | 23 | ![]() |
63 | ![]() |
|||
![]() |
73 | ![]() |
||
? | ||||
![]() |
10 | ![]() |
||
72 | ![]() |
|||
![]() |
21 | ![]() |
||
89 | ![]() |
|||
![]() |
Honda | RC213V | 5 | ![]() |
30 | ![]() |
|||
![]() |
36 | ![]() |
||
? | ||||
![]() |
KTM | RC16 | 37 | ![]() |
? | ![]() |
|||
![]() |
33 | ![]() |
||
43 | ![]() |
|||
![]() |
Yamaha | YZR-M1 | 20 | ![]() |
42 | ![]() |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.