MotoGP: Viñales é punido e Bagnaia herda pole na decisão

Punido após warm-up, Maverick Viñales largará em quarto, entre Bagnaia e Martín, os dois candidatos ao título

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Gold and Goose / Motorsport Images

A decisão do título da MotoGP, que será nesse domingo (26), no circuito Ricardo Torno, em Valência, tem um novo ingrediente. Francesco Bagnaia largará na pole, após uma punição de três posições no grid para Maverick Viñales, que foi o mais rápido na classificação - com direito a recorde da pista.

Viñales, que tinha feito a primeira pole da Aprilia desde Assen em 2021, recebeu uma bandeira preta e laranja durante o warm-up de 10 minutos na manhã deste domingo. De acordo com o regulamento, ele precisa sair da pista imediatamente, mas o piloto optou por voltar aos boxes, o que gerou uma investigação dos comissários, que optaram por penalizar em três posições por quebrar o regulamento.

O editor recomenda:

Essa punição tem um 'peso' na decisão. Pecco vai para a pole e Viñales se colocará entre o atual campeão e Jorge Martín, outro postulante ao título, que sai em sexto. Bagnaia tem uma vantagem de 14 pontos e um quinto lugar é o suficiente para ele se sagrar bicampeão.

Vale lembrar que ambos pilotos postulantes ao título estão 'pendurados'. Os dois quebraram as regras na Tailândia e Malásia, respectivamente, de andar abaixo da pressão mínima de pneus. Qualquer violação nesse sentido, renderá uma punição de três segundos aos tempo final, o que pode ser decisivo na definição do campeonato.

HAMILTON e Sainz ELIMINADOS: veja DEBATE do QUALI do GP de ABU DHABI, que encerra 2023!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Meio-irmão de Rossi, Marini deixa VR46 e deve substituir Márquez na Honda; di Giannantonio pode assumir vaga na equipe de 'Vale'
Próximo artigo MotoGP: Ducati promoverá Martín em caso de título. Saiba mais

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil