MotoGP GP da França

Palco do GP 1000, etapa da França em Le Mans bate recorde de público da MotoGP

Mais de 278 mil fãs estiveram presentes ao longo do fim de semana; total excede recorde anterior em mais de 30 mil

Francesco Bagnaia, Ducati Team

O GP da França, quinta etapa da temporada 2023, trouxe dois marcos históricos para a MotoGP: a prova não somente foi a 1000ª da história do Mundial, iniciado em 1949, como também bateu o recorde de público da categoria, com 278.805 fãs presentes em Le Mans ao longo do fim de semana.

Le Mans tradicionalmente atrai os maiores públicos do calendário, com o GP do ano passado atingindo uma marca de 225 mil fãs. Mas, pouco antes da etapa deste ano, foi confirmado o novo recorde do Mundial.

Leia também:

Um total de 278.805 pessoas estiveram presentes no Circuito Bugatti, começando com 14.900 na quinta-feira. Na sexta-feira de treinos livres foram mais 58.894. No sábado, a classificação e a sprint atraíram 88.319. Fechando, o GP do domingo registrou 116.692 fãs.

A marca supera em mais de 30 mil o recorde anterior, quando 248.434 fãs estiveram presentes no GP da República Tcheca de 2015, em Brno. A pista tcheca detinha as duas primeiras posições da tabela, com Brno recebendo 245.039 em 2007.

Esse recorde de público vem em um momento na qual a MotoGP sofre para alavancar sua audiência entre um público mais amplo, atingindo novos grupos de fãs.

Fans

Fans

Photo by: Marc Fleury

O sucesso de Le Mans pode ser atribuído a dois fatores. Primeiro, a presença de dois pilotos franceses no grid: Johann Zarco e Fabio Quartararo, com o segundo tendo conquistado o título de 2021. O segundo fator é o bom trabalho do promotor Claude Michy na divulgação e na manutenção do interesse pelo evento.

O GP da França é um dos eventos mais baratos de se assistir no calendário, com o valor mínimo do ingresso para os três dias este ano custando menos de 100 euros. O valor inclui ainda estacionamento gratuito de moto e camping, enquanto menores de 16 anos podem entrar de graça no evento, desde que acompanhados de um adulto com ingresso. Em comparação, o passe do fim de semana da próxima etapa, em Mugello, é de 160 euros.

Podcast Motorsport.com debate: F1 chata? Culpa é da Red Bull ou dos carros atuais?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: 'Treta' entre Bagnaia e Viñales em Le Mans; ambos comentam
Próximo artigo GP da Itália de MotoGP: Horários e como assistir à etapa de Mugello, com MotoE

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil