Petronas busca mesmo sucesso da F1 na MotoGP
Depois de assinar contrato para patrocinar a nova equipe satélite da Yamaha, Petronas pretende imitar o sucesso que alcançou na Fórmula 1 com Mercedes
Quando tiveram a oportunidade, os chefes da Petronas não hesitaram em entrar na MotoGP. Entrar na categoria principal como patrocinador de uma nova equipe satélite não é uma chance que acontece todos os dias.
A bem-sucedida parceria que a gigante petrolífera malaia desfruta com a Mercedes na F1, que rendeu cinco títulos de pilotos nos últimos cinco anos, fornece o projeto que busca capturar o maior prêmio em corridas de motos.
A Tech 3 assinou um acordo para se tornar a segunda equipe da KTM, encerrando um relacionamento de 20 anos com a Yamaha, o que abriu caminho para a equipe da SIC (Circuito Internacional de Sepang) decolar com o apoio da Petronas.
A nova unidade SRT da Petronas desfrutará de um relacionamento muito mais próximo com a Yamaha, que para todos os efeitos fornecerá uma moto para Franco Morbidelli que os pilotos de fábrica Valentino Rossi e Maverick Vinales usarão.
O piloto Johan Stigefelt é o homem encarregado pela novíssima operação, habilmente apoiada pelo antigo braço direito de Jorge Lorenzo, Wilco Zeelenberg. No primeiro ano, o objetivo é simplesmente se instalar na MotoGP e depois crescer, crescer e crescer.
É exatamente isso que a Petronas espera deste projeto, tanto em termos de resultados como da tecnologia aplicada neste campo. Afinal de contas, não há melhor banco de testes no motociclismo do que a MotoGP, e isso tem sido uma motivação chave para a empresa começar esta nova aventura.
“O motociclismo é uma das disciplinas mais populares entre os jovens na Malásia”, disse Afiza Mohd Yusof, mulher encarregada pelo patrocínio da Petronas, ao Motorsport.com. “Temos fornecido lubrificante e óleo para a Mercedes na F1 e os resultados não poderiam ser melhores. Agora queremos encontrar esse sucesso na MotoGP.”
“Temos de reaprender, porque nem tudo o que nos deu sucesso na F1 pode ser aplicado na MotoGP. O que queremos é poder desenvolver nossos produtos em um banco de testes tão exigente quanto este campeonato. Não somos apenas patrocinadores da Yamaha, mas também fazemos parte da equipe e vamos aparecer em todos os GPs.”
Datuk Razlan Razali, CEO do Circuito Internacional de Sepang, é o principal promotor deste ambicioso programa. Ele era o homem encarregado de se comunicar com as várias partes e fazer tudo se encaixar quando a oportunidade chegasse.
"Não planejamos a nossa entrada na MotoGP, mesmo que seja óbvio que era o nosso desejo", diz Razlan. “Com a Yamaha, tudo depende do orçamento, é simples assim. No começo queríamos que os dois pilotos tivessem uma moto oficial, mas não faz sentido gastar dinheiro em uma moto oficial quando Fabio [Quartararo, o segundo piloto da equipe] precisa se acostumar com a categoria.”
“Nós esperamos muito de Franco [Morbidelli], ele está chegando depois de ser o melhor novato da temporada 2018. Ele realmente nos impressionou nos dois primeiros dias de testes em Valência na semana passada. Queremos ser o melhor time independente e ele quer ser o melhor piloto independente. É por isso que ele terá uma moto oficial.”
O lançamento oficial da Petronas SRT provavelmente ocorrerá em Sepang, pouco antes do primeiro teste de pré-temporada de 2019, marcado para os dias 6, 7 e 8 de fevereiro.
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