Últimas notícias

Rossi: Yamaha pode considerar mudança de configuração de motor

Italiano multicampeão diz que Yamaha pode utilizar motor com design V4

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Andrea Dovizioso, Ducati Team

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Andrea Dovizioso, Ducati Team

Gold and Goose / Motorsport Images

Sem vencer desde a corrida de Assen do ano passado, a Yamaha está agora à beira da sua pior sequência na MotoGP e vai ultrapassar o recorde existente de 22 corridas (entre 1996 e 1998) se não conseguir vencer na próxima prova, em Aragón.

Juntamente com a Suzuki, a Yamaha é um dos dois fabricantes que utiliza o esquema de motores em linha para suas motos na MotoGP, com a Honda e a Ducati - juntamente com a Aprilia e a KTM - utilizando a configuração V4.

A Honda usou um motor assim desde o início da era na MotoGP, embora tenha mudado de V5 para V4 em 2007, enquanto a Ducati sempre usou um design V4 de ângulo aberto desde que entrou na classe em 2003.

Perguntado se a Yamaha poderia considerar a possibilidade de abandonar o layout em linha, utilizados desde 2002 para um semelhante aos seus rivais, Rossi respondeu: “Sim, é possível que também o motor seja um problema. É possível.”

“Temos que dizer que a Ducati e a Honda aprenderam com a Yamaha, porque já a Yamaha três, quatro anos, era muito suave e a Honda e a Ducati eram mais agressivas.”

“Parece que nos últimos anos a Ducati e a Honda se tornaram mais como a Yamaha. Eles têm a formação em V, nós temos a linha de quatro... esse pode ser o motivo.”

Rossi, que caiu para terceiro no campeonato depois do GP de San Marino no último final de semana, também observou que a taxa de desenvolvimento da Yamaha sofreu nas últimas temporadas, não tendo estado no pódio desde a corrida de Sachsenring.

Seu companheiro de equipe, Maverick Vinales, também caiu para quinto na classificação.

“Nas últimas três temporadas, começamos a em um bom nível, mas depois, especialmente na segunda parte, parece que, tecnicamente, sofremos mais”, comentou Rossi.

“Na verdade, se você tirar meus resultados, eu fiz muito mais pódios na primeira parte do que na segunda. E isso aconteceu nos últimos três anos.”

“Parece que a Ducati e a Honda conseguem desenvolver melhor a moto do que nós. Então isso é um problema; eles [Yamaha] precisam entender o motivo.”

Reportagem adicional por Lena Buffa

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Márquez: momento de crescimento da Ducati representa “sorte”
Próximo artigo Rabat espera voltar a correr no GP da Tailândia

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil