Rossi: Yamaha precisa copiar esforço da Ducati
Piloto italiano diz que time japonês necessita de renovação com aumento de pessoas trabalhando na equipe
Valentino Rossi diz que a Yamaha deve igualar o nível de esforço que a Ducati e a Honda estão fazendo se quiser voltar a vencer na MotoGP, com níveis de equipe "próximos da Fórmula 1".
Embora Rossi e Maverick Viñales tenham terminado o terceiro e quarto lugares no campeonato, respectivamente, a Yamaha não esteve entre as duas melhores equipes do ano pela primeira vez desde 2007, acumulando o menor número de pontos desde a mesma temporada.
Rossi acredita que parte da razão pela qual a Yamaha ficou para trás nas duas últimas temporadas é que a empresa Iwata não está investindo a mesma quantia de recursos em termos de pessoal.
"Nos últimos tempos, especialmente no último ano e meio, a situação técnica na MotoGP mudou muito", afirmou o italiano.
"A Ducati foi a primeira a dar um passo em termos de quantidade de pessoas e de engenheiros que trabalham. Está um pouco mais perto da Fórmula 1, embora permaneça muito longe. A Honda seguiu e eu falei sobre isso.”
"Agora, para vencer na MotoGP, você precisa fazer um esforço desse tipo. Precisamos ver se isso acontece com a Yamaha."
Rossi e seu companheiro de equipe Viñales falaram coisas muito diferentes no último teste da MotoGP no ano passado em Jerez, com Maverick declarando que a sua velocidade prova que a Yamaha está agora suficientemente forte para lutar pelo título novamente.
Isso seguiu com Rossi dizendo que sentiu que a mais recente versão da M1 que a Yamaha trouxe para Jerez "não era a melhora” que o time precisava, e que os problemas da moto eram "mais ou menos os mesmos" que a antecessora.
Apesar das sugestões de que a Yamaha pode ter que dividir o desenvolvimento para produzir um pacote que se adapte aos gostos de Rossi e Viñales, Rossi insiste que está feliz por tudo o que Viñales pede para formar a base do desenvolvimento.
"Se eles trouxerem coisas novas para Viñales, eu ficaria feliz porque eu também poderia tentar", disse Rossi. "As coisas que dizemos são muito semelhantes e nos encontramos quase sempre de acordo com o desenvolvimento da moto”.
"Se a Yamaha quer trazer tudo o que ele pede, para mim é muito bom, porque pelo menos eles estão trazendo algo. Porque 90% das vezes dizemos as mesmas coisas."
Reportagem adicional por Carlos Guil e Oriol Puigdemont
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.