NASCAR Brasil Curvelo (Oval)

NASCAR Brasil: Italiana Arianna Casoli correrá em Curvelo

Pilota da NASCAR Euro Series será a primeira mulher a competir na categoria brasileira

Arianna Casoli

Arianna Casoli, pilota italiana da NASCAR Euro Series, é a convidada confirmada para participar da etapa final da NASCAR Brasil Series 2024 e será marcada como a primeira mulher a correr na história da competição. O evento, previsto para acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro, em Curvelo (MG), também marcará a inauguração do primeiro circuito 100% oval do país, dentro do Circuito dos Cristais.

Leia também:

As três corridas da Special Edition #Ovaltrack serão disputadas em pista oval com inclinação, nos mesmos moldes da NASCAR americana, um formato inédito dentro do automobilismo brasileiro. Com a presença de Casoli, a etapa também recebe o legado de ter sua primeira participante feminina no grid da categoria que mais evolui no País.

“Para mim, é uma honra”, declarou Arianna. “É um sonho que se se torna realidade e difícil ainda de acreditar. É uma responsabilidade grande e talvez seja até assustadora a esperança de corresponder às expectativas. Vivo uma mistura de euforia, orgulho e gratidão. Talvez eu realmente me dê conta disso no final de semana do evento. Espero que eu possa ser um exemplo para as mulheres no futuro da NASCAR Brasil”, relatou a italiana que tem uma história de sucesso dentro da série europeia da NASCAR.

Arianna correrá a etapa #Ovaltrack com o Chevrolet Camaro #14, mesmo número que concorre na Europa. Ela conta que seu sonho era participar de outras categorias internacionais da NASCAR, especialmente no Brasil. A pilota guarda um carinho particular pelo país que sempre visitou, devido à carreira profissional do pai que, entre outras atividades, foi diretor esportivo da Alfa Romeo na F1 na década de 80.

Atualmente, com 50 anos, Arianna é dona de cinco títulos do Lady Trophy e de um do Legend Trophy (Over 40) na EuroNASCAR2. A pilota tem uma carreira bem-sucedida no automobilismo europeu. Aos 21 anos, em 1995, começou a treinar e, no ano seguinte, completou sua primeira corrida, seguida por algumas provas monomarcas na Itália, como Copa Clio, Copa Saxo, Copa Smart, entre outras do gênero, até o início dos anos 2000.

“Me formei em Arquitetura e atualmente atuo principalmente na área de designer gráfico. Entre trabalho e família, parei de correr durante 14 anos. Então, voltei em 2015, disputando quatro corridas na prova promocional da Seat e, na sequência, uma série de coincidências me levaram a testar um EuroNASCAR e me encontrar em Valência no ano seguinte para a primeira prova do campeonato de 2016. Foi um grande momento!”, contou.

Arianna lembra que ingressar no esporte a motor não foi o maior desafio. “Progredir e aprender. Aceitar que a NASCAR não é corrida fácil foi a parte mais complicada. Mas o saldo até o momento é muito positivo, apesar das necessidades de preparo físico, mental e organizacional, já que sou mãe”, afirmou. “Quero ser um exemplo para as novas gerações, começando pelas meninas mais jovens, mas principalmente para as mulheres que, a partir dos 40 anos, frequentemente desistem da chance de realizar seus sonhos. Sonhem sempre”, concluiu.

O QUE BORTOLETO ENFRENTARÁ NA SAUBER / AUDI?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com traz detalhes sobre Gabriel Bortoleto na Sauber, F1 na Band, GP de São Paulo e mais!

 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior NASCAR Brasil: Thiago Lopes vive semana de novidades com mais uma decisão
Próximo artigo NASCAR Brasil aposta em “experiência diferente” no oval de Curvelo e já olha para 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil