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Carro de 7ª geração da NASCAR pode dobrar número de fabricantes

Próximo modelo da categoria está no centro de um plano que visa aumentar o número de fabricantes que participam do esporte, apurou o Motorsport.com

Kurt Busch, Chip Ganassi Racing, Chevrolet Camaro Monster Energy

O carro de sétima geração da NASCAR, chamado de Gen-7, planejado para ser usado na Cup Series em 2021, visa reduzir drasticamente os custos do ponto de vista técnico, com modelos que são mais relevantes para os fabricantes.

Ele estará dentro de um plano mais abrangente, com possíveis mudanças nos formatos e competição que poderiam trazer mais interesse aos fabricantes, fãs e emissoras de TV.

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Uma série de reuniões a portas fechadas envolveu recentemente os fabricantes atuais: Chevrolet, Ford e Toyota, bem como aqueles do lado de fora olhando para dentro.

"Do nosso lado, não nos esquivamos do fato de que gostaríamos de ver novos fabricantes entrarem em nosso esporte", disse John Probst, vice-presidente de inovação e desenvolvimento de corridas da NASCAR.

"Faremos o que pudermos para tornar a categoria mais atraente para outros fabricantes, mas estamos trabalhando claramente com os nossos para garantir seu futuro, porque eles são os melhores parceiros que temos. Vamos garantir que a nossa própria casa esteja em ordem e, se outros estiverem interessados em entrar, sabemos que nossos fabricantes atuais os receberiam melhor.”

"O tempo vai dizer. Não é um processo rápido. É um grande compromisso com as pessoas. Estamos satisfeitos com a forma como as discussões ocorreram, mas não há notícias para relatar.”

David Wilson, diretor de desenvolvimento da Toyota Racing, disse ao Motorsport.com que a chave para o sucesso do Gen-7 dependerá das partes interessadas trabalhando juntas, e essa abordagem pode levar a até seis fabricantes competindo um com o outro no futuro a longo prazo.

"Todo mundo entende coletivamente que temos alguns desafios que precisamos enfrentar e temos que trabalhar juntos como uma indústria para avançar nosso esporte", disse ele. “Nós temos três fabricantes competindo na NASCAR, quando gostaríamos de ter seis.”

“Uma das razões pelas quais amamos corridas esportivas é porque perdemos a conta de quantos fabricantes o IMSA tem agora. Nós amamos isso. Há competição nos showrooms e na pista.”

Quando perguntados sobre como as reuniões recentes haviam progredido, e se os fabricantes atuais estavam alinhados em suas visões do que o Gen-7 deveria ser, Wilson respondeu: “Estamos realmente relativamente alinhados e isso porque competimos pelas mesmas razões.”

“Em última análise, o que é mais importante para nós é a força do nosso esporte e seu crescimento. Sabemos que, como uma indústria, não apenas como fabricantes, mas como todas as outras partes interessadas na NASCAR, sejam elas proprietários de equipes ou proprietários de pistas ou parceiros de TV, a única maneira de alcançarmos essa linha de meta é se colaborarmos.”

“Com isso, haverá alguns compromissos. Não vamos conseguir tudo o que queremos, mas temos que dar um passo atrás algumas vezes.”

“Quando a bandeira verde é acionada no domingo, nosso objetivo é arrancar as gargantas um do outro! É uma competição cruel. Mas, de segunda a sexta-feira, podemos nos sentar juntos e trabalhar em soluções que acreditamos que tornarão nosso esporte melhor. Isso é muito importante.”

Martin Truex Jr., Joe Gibbs Racing, Toyota Camry Sirius XM, Kyle Larson, Chip Ganassi Racing, Chevrolet Camaro Credit One Bank

Martin Truex Jr., Joe Gibbs Racing, Toyota Camry Sirius XM, Kyle Larson, Chip Ganassi Racing, Chevrolet Camaro Credit One Bank

Photo by: Matthew T. Thacker / NKP / LAT Images

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