Como a F1 poderia aprender com a NASCAR sobre ordens de equipe

Episódios como visto no GP da Rússia são raros na maior categoria do automobilismo americano
Um dos temas mais controversos dentro do automobilismo, especialmente na F1, é o jogo de equipe. Nada mais irritante para um fã ver seu piloto favorito ter que obedecer uma ordem vinda dos boxes, para deixar seu companheiro/rival ultrapassá-lo para o 'bem do time' ou por conta de algum acordo prévio.
Na F1, o último capítulo foi justamente no GP da Rússia, quando Sebastian Vettel se recusou a devolver a posição a Charles Leclerc, como parte do plano de manter Lewis Hamilton afastado. Mesmo tendo abandonado a corrida, as consequências e críticas ao alemão sobraram.
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No mesmo dia, nos Estados Unidos, Chase Elliott vencia a etapa de Charlotte na NASCAR Cup Series, em prova válida pela terceira etapa dentro da fase de playoffs, quando quatro pilotos acabaram eliminados do mata-mata da categoria. O segundo colocado foi Alex Bowman, seu companheiro de equipe na Hendrick Motorsports, que estava na corda bamba para a classificação. Ele dependia de um mau resultado de seu concorrente direto na tabela, Ryan Newman, que foi o 32º colocado, mas que se conseguisse algumas posições à frente, Bowman teria que obrigatoriamente vencer a prova. Em nenhum momento se pensou que Elliott cederia a vitória, que não mudaria sua situação, e que daria uma ajuda definitiva a Bowman.
Por que não rolou ordem?
Isso se explica muito pela estrutura organizacional das equipes da NASCAR. Mesmo com quatro carros no grid, o caso da Hendrick, cada um deles possui uma estrutura mais independente, se compararmos com a da F1. Seria como se Toto Wolff fosse ligado apenas a Lewis Hamilton e algum outro membro da Mercedes fizesse o mesmo por Valtteri Bottas.
E isso se reflete principalmente nos patrocínios dos carros. Muito raramente uma mesma equipe ostenta as mesmas marcas em mais de um carro. Com anúncios individualizados, temos também interesses individualizados, logo, quem abrir mão de uma vitória ‘pelo time’, terá que se explicar muito bem aos seus patrocinadores, que ficariam sem bons minutos de exposição no victory lane, e sem o retorno de dezenas de milhões de dólares.
Mas também a história mostra algumas exceções, que não pegaram nada bem para a categoria.
Richmondgate
Em 2013, a NASCAR viu uma das páginas mais lamentáveis de sua história, durante a etapa de Richmond, que definia os 12 classificados para o “Chase”, nome anterior dos playoffs. Para beneficiar Martin Truex Jr., companheiro de equipe da Michael Waltrip Racing (MWR), Clint Bowyer, rodou propositalmente, quando restavam apenas 10 voltas para o final. Durante a semana seguinte, a NASCAR examinou os áudios de rádio entre pilotos e equipes e decidiu que, mesmo sem ter participado, Truex estaria fora da fase final e que Ryan Newman e Jeff Gordon passariam, fazendo com que 13 pilotos participassem do Chase, e não 12.
Desde então, ficou definido que na NASCAR todos os pilotos teriam sempre que dar 100% de si para conseguir o melhor resultado possível e que qualquer indício do contrário, punições pesadas entrariam em cena.
A NAPA, companhia de autopeças que injetava US$ 16 milhões na MRW, especialmente no carro #56 de Truex, acabou com a parceria, contribuindo para o encerramento das atividades logo depois. Dando ponto final de maneira amarga a um tipo de jogo de equipe desastroso, que marcou também a carreira dos pilotos.
Ensinamentos para outros esportes
Mesmo com culturas completamente diferentes, exemplos vividos em outras categorias do automobilismo mundial podem ajudar a suprir defeitos no presente, visando um futuro melhor. A Liberty, dona dos direitos comerciais da F1, que é de origem norte-americana, tem bons cases no quintal de casa e que podem ser empregados na categoria de monopostos, incrementando ainda mais o pacote de regras esportivas e técnicas do tão aguardado campeonato de 2021.
A rigidez nas regras que tratam da igualdade das pinturas de carros da mesma equipe poderiam ser amenizadas. Isso poderia ajudar nas finanças dos times e, quem sabe, inibir jogos que prejudicam a credibilidade do esporte, de acordo com os interesses dos patrocinadores envolvidos.
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Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari

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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 , NASCAR Cup |
Autor | Erick Gabriel |