Hamiln supera Truex Jr. por 0s010 e vence Daytona 500
Chegada foi a mais apertada da história das 500 Milhas de Daytona; triunfo de Denny Hamlin marca primeira vitória da Toyota na tradicional prova da Sprint Cup
Denny Hamlin venceu as 500 milhas de Daytona, prova de abertura da temporada 2016 da NASCAR Sprint Cup, realizada neste domingo (21). E se faltou emoção durante boa parte da corrida, o final foi de tirar o fôlego. Hamilin superou Martin Truex Jr. por míseros 0s010 - diferença que, a olho nu, deixou muitos em dúvida sobre quem havia vencido a prova. Foi a menor diferença da história da Daytona 500.
A corrida em si não teve grandes momentos antes da reta final. Chase Elliott, o novato que herdou o #24 de Jeff Gordon e largara na pole, mas rodou sozinho na volta 20 e danificou o carro, ficando fora da briga.
Outro nome de destaque também ficou pelo caminho: Dale Earnhardt Jr. vinha bem e chegara a liderar mas perdeu o controle do carro na curva 4, na volta 168, e deu adeus às chances de vitória.
Quem parecia mais perto da vitória na reta final era Matt Kenseth. Mesmo largando da 39ª posição, o piloto da Joe Gibbs escalou o pelotão e recebeu a bandeira branca na liderança. Kenseth, no entanto, não contava com o ataque final de Hamlin, impulsionado por Kevin Harvick
Na última curva, ao tentar bloquear o ataque do #11, que vinha por fora, Kenseth quase perdeu o controle do carro e ficou para trás. Com isso, e briga pela vitória nos metros finais ficou entre Hamlin e Truex Jr. - que foram lado a lado até a linha de chegada.
Somente pela cronometragem oficial e com a repetição das imagens na transmissão da TV foi possível ver que Hamlin foi o vencedor - foi a primeira vitória da Joe Gibbs na Daytona 500 desde 1993 e a primeira da Toyota na história da prova. Com o triunfo, o piloto do #11 já garante vaga no Chase, fase decisiva da temporada.
Truex Jr. foi o segundo e Kyle Busch, atual campeão da categoria, terminou em terceiro. Harvick foi o quarto e Carl Edwards completou o top-5 em Daytona. Em decorrência da disputa pela vitória e a quase rodada, Kenseth cruzou a linha de chegada apenas na quarta posição.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.